Questões de Vestibular de Psicologia - Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia
Foram encontradas 5 questões
BENEDET, A. M. et al. Psicologia e transtorno de identidade de gênero. II Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – SICT-Sul, 2013 (adaptado).
A respeito das questões de gênero e transexualidade, avalie as afirmações a seguir.
I. A discussão acerca da transexualidade implica um olhar histórico e cultural do nosso contexto sobre conceito ou categorização de corpo, sexo e sexualidade.
II. A transexualidade, por ser considerada uma psicopatologia, requer a atuação das equipes multiprofissionais de saúde para minimizar o sofrimento psíquico.
III. O processo terapêutico no cuidado à pessoa transexual deve ser orientado pelas vivências do sujeito, suas dificuldades, desejos, autonomia e as implicações decorrentes de processos discriminatórios e excludentes.
IV. A compreensão da transexualidade como patologia se constitui historicamente ao longo dos séculos XVIII e XIX, quando o corpo, em suas dimensões individual e social, torna-se objeto de medicalização pelo poder biomédico.
É correto apenas o que se afirma em
Considerando o uso adequado da rede social pela profissional, assinale a opção que apresenta uma postagem que respeita os fundamentos teóricos e técnicos e o código de ética profissional.
Considerando o caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A psicóloga, ao ter acesso a informações pessoais da mãe da criança que não são relevantes para a condução do tratamento, poderá repassá-las para a equipe multiprofissional.
II. Ao realizar uma entrevista psicológica, a psicóloga deverá informar os resultados das investigações aos familiares ou responsáveis legais, pois esse é um direito assegurado às pessoas submetidas a esse tipo de procedimento.
III. As pesquisas desenvolvidas no serviço de saúde pela psicóloga não precisam ser submetidas a um comitê de ética de pesquisa com seres humanos, pois se trata de um serviço ligado a uma universidade.
IV. Ao atuar em um hospital-escola, a psicóloga não deverá transpor o modelo da clínica individual; ao contrário, deverá considerar não somente os aspectos individuais, como também os grupais e institucionais em seu trabalho.
É correto apenas o que se afirma em
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. PNUD. Promoção dos Direitos Humanos de Pessoas LGBT no Mundo do Trabalho. 2. ed. Brasília, 2015 (adaptado).
Tendo em vista o tema da diversidade de gênero e as intervenções propostas no âmbito da gestão de pessoas nas organizações, que auxiliam na promoção da igualdade e não discriminação de colaboradores LGBTQIAPN+, avalie as afirmações a seguir.
I. A implementação de um programa de escuta e orientação dos colaboradores LGBTQIAPN+ é essencial para sua adequação ao ambiente de trabalho.
II. A identificação dos colaboradores LGBTQIAPN+ e a criação de canais de reclamação institucional específicos são práticas capazes de evitar os problemas com esse público.
III. As empresas devem contribuir para o desenvolvimento de ações afirmativas na seleção, contratação e permanência de colaboradores, considerando a diversidade sexual e a igualdade de gênero.
IV. O desenvolvimento de ações que reforcem o compromisso da organização com a erradicação de práticas de discriminação em relação à diversidade sexual é uma medida que pode ser tomada pela organização a fim de evitar casos de discriminação.
V. O tema da diversidade sexual deve ser evitado no âmbito do trabalho, dadas as implicações não controláveis na produção e na qualidade das relações no ambiente interno da empresa, que podem acarretar perda de recursos e de resultados.
É correto apenas o que se afirma em
Considerando as orientações do Conselho Federal de Psicologia (CFP) referentes à elaboração de documentos psicológicos (Resolução n. 006/2019) e à condução de procedimentos de avaliação psicológica (Resolução n. 009/2018), avalie as afirmações a seguir.
I. A psicóloga deve elaborar um atestado psicológico, na conclusão do processo, contendo detalhes sobre os testes utilizados, resultados obtidos e diretrizes para a intervenção integrada com o serviço de neurologia.
II. O laudo psicológico e os protocolos de resposta e correção dos testes devem ser cuidadosamente guardados por, no mínimo, cinco anos.
III. A psicóloga pode emitir uma declaração de comparecimento do cliente aos encontros de avaliação, para fins de justificativa de ausência ao trabalho nos dias de realização da avaliação psicológica.
IV. A psicóloga, na escolha dos instrumentos psicológicos para a investigação das demandas apresentadas, deve optar por aqueles que avaliam aspectos relacionados à personalidade, inteligência e atenção.
É correto apenas o que se afirma em