Questões de Vestibular de Psicologia - Psicologia da Saúde
Foram encontradas 7 questões
Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/35-anos-da-luta-antimanicomial-e-o-avanco-dacontrarreforma-psiquiatrica. Acesso em: 26 jun. 2022 (adaptado).
A partir da temática abordada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os CAPS, tal como propostos, garantem legalmente às pessoas com sofrimento psíquico o direito de serem tratados com humanidade e respeito, bem como de serem protegidos contra qualquer forma de abuso e exploração.
II. A problemática da inclusão das comunidades terapêuticas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é que muitas delas trabalham orientadas por princípios morais e religiosos, focados na abstinência, em detrimento das práticas de cuidado baseadas em evidências técnicas e científicas, tais como a redução de danos.
III. O maior investimento nas comunidades terapêuticas sem o necessário investimento nos CAPS tende a acarretar descompasso nas obrigatórias ações integradas, o que torna precária a atenção integral à saúde mental, retrocedendo à lógica manicomial e descumprindo preceitos legais.
É correto o que se afirma em
Nesse sentido, a respeito da participação de psicólogas(os) nos processos de Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres, avalie as afirmações a seguir.
I. Psicólogas(os) podem contribuir para a percepção dos riscos sociais e ambientais presentes num determinado território, promovendo estudos e análises que considerem contextos psicossociais.
II. Psicólogas(os) podem atuar na escuta de pessoas que passaram por experiências traumáticas, oferecendo acolhimento e contribuindo para processos de nomeação do sofrimento psíquico.
III. Psicólogas(os) podem mobilizar líderes comunitários, populações vulneráveis e demais atores sociais para a construção coletiva de estratégias de prevenção, preparação e mitigação de desastres.
É correto o que se afirma em
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Suicídio no mundo em 2019: Estimativas Globais de Saúde. Genebra, 2021 (adaptado).
A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A resiliência pode ser considerada um fator de risco e está associada tanto à ideação quanto à tentativa de suicídio, podendo ainda interagir com outros fatores de risco e anular eventuais fatores de proteção a que o indivíduo está exposto.
II. As causas do suicídio são heterogêneas, porém existem características comuns em indivíduos que apresentam comportamento suicida do ponto de vista social, clínico e neurobiológico, que podem auxiliar a identificar indicadores de risco desse comportamento.
III. As alterações neurobiológicas decorrentes de repetidas experiências adversas durante a infância, particularmente a violência física e sexual, aumentam a probabilidade de desenvolvimento de transtornos mentais graves, bem como ocorrência de comportamentos suicidas ao longo da vida.
IV. A sensibilidade e atenção orientada para estímulos vinculados ao suicídio, o comportamento impulsivo, a tendência ao silenciamento, a dificuldade de planejamento das tarefas diárias e a tomada de decisões não adaptativas são diferentes tipos de alterações primárias cognitivas que podem estar relacionadas ao comportamento suicida.
É correto apenas o que se afirma em
NASCIMENTO, A. M. et al. Psicologia da morte e fenomenologia: notas para a pesquisa empírica em tempos de COVID-19. Revista AMAzônica, v. 14, n. 1, p. 168-204, 2022 (adaptado).
Considerando o texto e a relação estabelecida entre luto e processo de aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.
I. Para Piaget, a aprendizagem ocorria por meio da consolidação das estruturas de pensamento, não sendo impactada pelos processos psicossociais do contexto em que a criança está inserida, tais como as experiências de luto vivenciadas durante seu desenvolvimento.
II. Para Bowlby, o luto é uma condição que interfere no funcionamento emocional de uma pessoa e, caso não seja elaborado, pode influenciar no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes.
III. Para Wallon, a aprendizagem oscila entre o afeto e a inteligência, e as experiências relativas ao luto podem afetar diretamente o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
IV. Para Vygotsky, os conceitos complexos que correspondem ao significado das palavras são desenvolvidos espontaneamente pela criança; portanto, a vivência do luto independe do contexto social e cultural e não afeta diretamente o processo de aprendizagem.
É correto apenas o que se afirma em
Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/prevencao-automutilacao-suicidio.pdf. Acesso em: 03 jul. 2022 (adaptado).
A partir do texto e considerando as possibilidades de intervenções psicoeducativas com o propósito de prevenir a automutilação, avalie as afirmações a seguir.
I. A escola deve viabilizar programas de capacitação para a sua equipe com o propósito de desenvolver conhecimentos, atitudes e habilidades que propiciem a identificação dos alunos que exibem sinais e sintomas como depressão e ansiedade.
II. A equipe escolar deve ser orientada sobre a melhor maneira de abordar os alunos para discutir suas preocupações, motivando-os a procurar ajuda.
III. A prevenção a comportamentos de automutilação pode ser realizada por meio de programas multidisciplinares contínuos, que devem ser implementados como parte das estratégias preventivas a comportamentos de risco nas instituições escolares.
IV. A intervenção psicoterapêutica com grupos de adolescentes na escola deve ocorrer com enfoque nas mudanças comportamentais, emocionais e cognitivas relacionadas às características pessoais.
É correto apenas o que se afirma em