Questões de Vestibular de Psicologia - Psicologia e Políticas Públicas de Proteção e Promoção à Saúde

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186585 Psicologia
A aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica, Lei n. 10.216/2001, promoveu um redirecionamento do modelo assistencial em saúde mental no país, com o fechamento gradual de leitos em hospitais psiquiátricos. Entretanto, decorridos 21 anos desde então, esse modelo vem sofrendo com a escassez de investimentos, mesmo ante um contexto em que se avolumam problemas econômicos e sociais, que tendem a agravar o quadro de saúde mental das pessoas. Levantamento da ONG Conectas e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) aponta que entre 2017 e 2020 houve significativo investimento público em comunidades terapêuticas, todavia, desde 2011, o valor necessário à abertura de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) permanece inalterado.
Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/35-anos-da-luta-antimanicomial-e-o-avanco-dacontrarreforma-psiquiatrica. Acesso em: 26 jun. 2022 (adaptado).

A partir da temática abordada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os CAPS, tal como propostos, garantem legalmente às pessoas com sofrimento psíquico o direito de serem tratados com humanidade e respeito, bem como de serem protegidos contra qualquer forma de abuso e exploração.
II. A problemática da inclusão das comunidades terapêuticas na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é que muitas delas trabalham orientadas por princípios morais e religiosos, focados na abstinência, em detrimento das práticas de cuidado baseadas em evidências técnicas e científicas, tais como a redução de danos.
III. O maior investimento nas comunidades terapêuticas sem o necessário investimento nos CAPS tende a acarretar descompasso nas obrigatórias ações integradas, o que torna precária a atenção integral à saúde mental, retrocedendo à lógica manicomial e descumprindo preceitos legais.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186576 Psicologia
Quando Ametista levava situações de racismo sofrido por ela para a terapia, sua terapeuta branca tentava convencê-la de que “somos todos um, que somos todos iguais...". Ao ser entrevistada, Ametista verbalizou: “todas as experiências (com psicoterapeutas) que eu tive sempre confirmaram as críticas de que a Psicologia não daria conta das especificidades das vivências raciais” e completou: "Parece que as pessoas não ouviam o que eu estava falando e afirmavam uma universalidade da experiência”.
DAMASCENO, M. G.; ZANELLO, V. Psicoterapia, raça e racismo no contexto brasileiro: experiências e percepções de mulheres negras. Psicologia em Estudo, v. 24, p. 1-15, 2019 (adaptado).

A partir do texto e considerando as vivências da população negra em razão do racismo, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186570 Psicologia
Recentemente, foi inaugurado, numa comunidade, um Centro Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS) vinculado à Coordenadoria da Mulher e ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Os profissionais do serviço estão preocupados com a promoção desses direitos e com a garantia da equidade de gênero. Desse modo, procura-se desenvolver uma série de ações de caráter preventivo e educativo com as mulheres que pertencem à comunidade, com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade da população feminina.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Prêmio Profissional: Democracia e Cidadania Plena das Mulheres. Brasília: CFP, 2012 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e as ações pertinentes às (aos) psicólogas(os) nos CREAS, com vistas a atingir os objetivos mencionados no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de ações focadas no diagnóstico psicológico de mulheres em situação de vulnerabilidade deve ser prioridade para a(o) psicóloga(o) que atua no CREAS.
II. A(O) psicóloga(o) deve propor ações direcionadas à promoção de autonomia, visando-se ao bem-estar de toda a família envolvida em processo psicoterapêutico.
III. A criação de espaços de reflexão para valorização, autonomia, fortalecimento e instrumentalização das mulheres deve ser incentivada, com vistas a ajudá-las a se reconhecerem como sujeitos de direitos.
IV. A promoção de ações na modalidade de grupo deve ser direcionada a todas as mulheres da comunidade, enquanto a psicoterapia individual deve ser restrita a mulheres em situação de violência de gênero.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186569 Psicologia
Nos últimos tempos, diversos segmentos da sociedade têm protagonizado debates acerca da redução da idade penal. Além disso, uma série de situações revela a ausência de garantia de direitos humanos em diversas instituições ou entidades em que o profissional da Psicologia atua, principalmente aquelas em que há privação de liberdade, como nas unidades de internação de jovens em conflito com a lei. É prática comum nesse tipo de instituição os psicólogos receberem solicitações para diagnosticar, prognosticar, emitir pareceres, entre outras atribuições.
DOTTO, K. M.; ENDO, P. C.; SPOSITO, S. E.; ENDO, T. C. (org.) Psicologia, violência e direitos humanos. Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região. São Paulo: CRP SP, 2011 (adaptado).
Com relação às informações do texto, assinale a opção correta acerca de atribuições da prática dos psicólogos que atuam no contexto das medidas socioeducativas com privação de liberdade.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186567 Psicologia
A rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) constitui-se em um espaço privilegiado para identificação, acolhimento, atendimento, notificação, cuidados e proteção de crianças e adolescentes em situação de violência, bem como para a orientação às famílias. É importante compreender as especificidades dos grupos mais vulneráveis, buscando-se alertar os profissionais para riscos e possibilidades de prevenção, cuidados e proteção.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências. Brasília: Ministério da Saúde, 2010 (adaptado).

Considerando a linha de cuidado das ações de proteção frente a situações de violência propostas pelo Ministério da Saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. A capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para que se consiga identificar as diferentes formas de expressão da violência, segundo a faixa etária e o sexo da criança e do adolescente.
II. A multideterminação do fenômeno da violência requer a conscientização dos profissionais de saúde sobre a importância da integralidade do cuidado.
III. O atendimento inicial de crianças e adolescentes deve ser realizado por profissional especializado e, se constatada situação de violência, devem ser formadas equipes multiprofissionais no próprio serviço ou articuladas com a rede de cuidado e de proteção social.
IV. A promoção de ações educativas junto às escolas e aos espaços comunitários para identificação, reconhecimento e busca de atendimento nas redes de proteção pode auxiliar a interrupção do ciclo de violência vivenciado por crianças e adolescentes.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186562 Psicologia
As ações sociais voltadas para a promoção de saúde são sintetizadas na Carta de Ottawa, de 1986, que define quatro diretrizes para atuação: integração da saúde como práticas de políticas públicas saudáveis, atuação da população na gestão do sistema de saúde, reorientação dos sistemas de saúde e ênfase na mudança dos estilos de vida. É nesse último eixo que a Psicologia estará situada, como campo de saber que propõe quais poderiam ser esses estilos para uma vida saudável.
MEDEIROS, P.; BERNARDES, A.; GUARESCHI, N. O conceito de saúde e suas implicações nas práticas psicológicas. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 21, n. 3, p. 263-69, set-dez. 2005 (adaptado).

Considerando a importância de uma perspectiva crítica da Psicologia nas políticas de promoção da saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. A Psicologia oferece subsídios para o entendimento e nivelamento dos sujeitos em relação a critérios de normalidade e anormalidade, o que fundamenta o conceito de saúde como ausência de doença.
II. A Psicologia contribui com a promoção da saúde ao atuar de forma crítica em oposição às práticas individualizantes, privatistas e assistencialistas.
III. A implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil foi um marco nas discussões epistemológicas sobre a saúde e acarretou uma série de consequências metodológicas voltadas para as políticas públicas de saúde que têm como foco a população.
IV. As diretrizes de integralidade e interdisciplinaridade propostas pelo SUS criam a necessidade de articulação entre campos de saber distintos na saúde pública, que incluem a Psicologia, para o entendimento de fatores relacionados ao indivíduo, em detrimento do coletivo.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: C
5: D
6: D