Questões de Vestibular Sobre psicologia social em psicologia

Foram encontradas 4 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186586 Psicologia
Ser homem ou mulher é uma construção que ocorre em níveis muito além do biológico, significando que não é algo instalado em um genital. A identidade de gênero pautada em uma concepção binária é um reducionismo humano e deve ser reconhecida como uma construção cultural que insiste em determinismo biológico, assumindo posturas que padronizam um alinhamento entre sexo, gênero e desejo. Diante dessas posturas normativas é que podemos compreender a legitimidade de uma classificação psicopatológica referente à pluralidade das identidades de gênero como também estigmatizações, ações discriminatórias e excludentes que fortalecem a marginalização.
BENEDET, A. M. et al. Psicologia e transtorno de identidade de gênero. II Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – SICT-Sul, 2013 (adaptado).

A respeito das questões de gênero e transexualidade, avalie as afirmações a seguir.
I. A discussão acerca da transexualidade implica um olhar histórico e cultural do nosso contexto sobre conceito ou categorização de corpo, sexo e sexualidade.
II. A transexualidade, por ser considerada uma psicopatologia, requer a atuação das equipes multiprofissionais de saúde para minimizar o sofrimento psíquico.
III. O processo terapêutico no cuidado à pessoa transexual deve ser orientado pelas vivências do sujeito, suas dificuldades, desejos, autonomia e as implicações decorrentes de processos discriminatórios e excludentes.
IV. A compreensão da transexualidade como patologia se constitui historicamente ao longo dos séculos XVIII e XIX, quando o corpo, em suas dimensões individual e social, torna-se objeto de medicalização pelo poder biomédico.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186576 Psicologia
Quando Ametista levava situações de racismo sofrido por ela para a terapia, sua terapeuta branca tentava convencê-la de que “somos todos um, que somos todos iguais...". Ao ser entrevistada, Ametista verbalizou: “todas as experiências (com psicoterapeutas) que eu tive sempre confirmaram as críticas de que a Psicologia não daria conta das especificidades das vivências raciais” e completou: "Parece que as pessoas não ouviam o que eu estava falando e afirmavam uma universalidade da experiência”.
DAMASCENO, M. G.; ZANELLO, V. Psicoterapia, raça e racismo no contexto brasileiro: experiências e percepções de mulheres negras. Psicologia em Estudo, v. 24, p. 1-15, 2019 (adaptado).

A partir do texto e considerando as vivências da população negra em razão do racismo, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186571 Psicologia
A população em situação de rua configura-se como uma grave expressão da desigualdade social, pois são indivíduos que, sem trabalho e moradia, seguem à margem do processo produtivo, excluídos das condições de suprir a própria sobrevivência, fazendo da rua o meio para tal. É conhecida a fragilidade das políticas públicas, espaço muitas vezes ocupado por instituições não governamentais e/ou religiosas. De acordo com as orientações sobre o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO POP) e Serviços Especializados, entre as principais ações voltadas ao atendimento à população em situação de rua está o serviço de acolhimento institucional, cuja especificidade encontra-se na oferta de proteção integral que garanta condições de estadia, convívio e endereço de referência, para acolher com privacidade pessoas em situação de rua, assim como famílias e indivíduos que se encontram sem referência e/ou em situação de ameaça.
BRASIL. Secretaria Nacional de Renda e Cidadania e Secretaria Nacional de Assistência Social. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop. SUAS e População em Situação de Rua, v. 3. Gráfica e Editora Brasil LTDA, Brasília, 2011 (adaptado).

Considerando a atuação das(os) psicólogas(os) no contexto de acolhimento institucional de população em situação de rua, mencionado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A promoção do fortalecimento dos vínculos interpessoais e/ou familiares dessa população é papel das(os) psicólogas(os).
II. As(Os) psicólogas(os) podem contribuir para a construção de projetos de geração de renda que favoreçam o desenvolvimento da autonomia dessa população.
III. A realização de ações psicoeducativas que problematizem a realidade da população de rua, buscando empoderar os sujeitos atendidos, é um dos trabalhos que deve ser desenvolvido.
IV. As(Os) psicólogas(os) devem atuar para promover a adequação do comportamento dessa população ao padrão social, de modo a tornar os indivíduos aptos para o mercado de trabalho.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186575 Psicologia
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no primeiro ano da pandemia de Covid-19, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%. Solidão, medo de se infectar, sofrimento e morte de entes queridos, luto e preocupações financeiras foram citados como estressores que levam à ansiedade e à depressão. Esse agravamento do sofrimento psíquico exigiu a ampliação das intervenções psicológicas em modelo remoto.
Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias. Acesso em: 23 jun. 2022 (adaptado).
Considerando a temática abordada no texto, as intervenções psicológicas e processos clínicos em modelo remoto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Durante a prestação de serviços psicológicos em modelo remoto, a(o) psicóloga(o) está obrigada(o) a especificar a pacientes quais recursos tecnológicos serão utilizados para garantir o sigilo das informações que lhe serão repassadas.
PORQUE
II. É de responsabilidade da(o) psicóloga(o) na prestação de serviços, por meio das tecnologias de informação, orientar pacientes sobre a importância de um ambiente com privacidade, seguro e livre de interrupções para a qualidade do atendimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: A