Questões de Vestibular Sobre resoluções do conselho federal de psicologia em psicologia

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186586 Psicologia
Ser homem ou mulher é uma construção que ocorre em níveis muito além do biológico, significando que não é algo instalado em um genital. A identidade de gênero pautada em uma concepção binária é um reducionismo humano e deve ser reconhecida como uma construção cultural que insiste em determinismo biológico, assumindo posturas que padronizam um alinhamento entre sexo, gênero e desejo. Diante dessas posturas normativas é que podemos compreender a legitimidade de uma classificação psicopatológica referente à pluralidade das identidades de gênero como também estigmatizações, ações discriminatórias e excludentes que fortalecem a marginalização.
BENEDET, A. M. et al. Psicologia e transtorno de identidade de gênero. II Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – SICT-Sul, 2013 (adaptado).

A respeito das questões de gênero e transexualidade, avalie as afirmações a seguir.
I. A discussão acerca da transexualidade implica um olhar histórico e cultural do nosso contexto sobre conceito ou categorização de corpo, sexo e sexualidade.
II. A transexualidade, por ser considerada uma psicopatologia, requer a atuação das equipes multiprofissionais de saúde para minimizar o sofrimento psíquico.
III. O processo terapêutico no cuidado à pessoa transexual deve ser orientado pelas vivências do sujeito, suas dificuldades, desejos, autonomia e as implicações decorrentes de processos discriminatórios e excludentes.
IV. A compreensão da transexualidade como patologia se constitui historicamente ao longo dos séculos XVIII e XIX, quando o corpo, em suas dimensões individual e social, torna-se objeto de medicalização pelo poder biomédico.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Psicologia |
Q2186568 Psicologia
O aumento da população e sua concentração em áreas urbanas, a expansão dos mercados internacionais e as mudanças culturais colocam novos desafios aos profissionais das organizações e do trabalho e aos trabalhadores que precisam lutar constantemente em defesa de seus direitos. Nesse contexto, as pessoas trazem para o ambiente de trabalho uma pluralidade de características que desafia normas, estilos, padronizações, processos e políticas que antes eram impostos e obedecidos sem tantos questionamentos.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. PNUD. Promoção dos Direitos Humanos de Pessoas LGBT no Mundo do Trabalho. 2. ed. Brasília, 2015 (adaptado).

Tendo em vista o tema da diversidade de gênero e as intervenções propostas no âmbito da gestão de pessoas nas organizações, que auxiliam na promoção da igualdade e não discriminação de colaboradores LGBTQIAPN+, avalie as afirmações a seguir.
I. A implementação de um programa de escuta e orientação dos colaboradores LGBTQIAPN+ é essencial para sua adequação ao ambiente de trabalho.
II. A identificação dos colaboradores LGBTQIAPN+ e a criação de canais de reclamação institucional específicos são práticas capazes de evitar os problemas com esse público.
III. As empresas devem contribuir para o desenvolvimento de ações afirmativas na seleção, contratação e permanência de colaboradores, considerando a diversidade sexual e a igualdade de gênero.
IV. O desenvolvimento de ações que reforcem o compromisso da organização com a erradicação de práticas de discriminação em relação à diversidade sexual é uma medida que pode ser tomada pela organização a fim de evitar casos de discriminação.
V. O tema da diversidade sexual deve ser evitado no âmbito do trabalho, dadas as implicações não controláveis na produção e na qualidade das relações no ambiente interno da empresa, que podem acarretar perda de recursos e de resultados.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: D
2: A