Questões de Vestibular Sobre chuva ácida e efeito estufa em química

Foram encontradas 60 questões

Q1713610 Química
Um estudo científico desenvolveu um novo concreto ecológico capaz de alcançar uma emissão de CO2 a um nível abaixo de zero. Esse material é composto de uma mistura especial à base de um silicato duplo de cálcio, em vez de cimento. Além de sua produção apresentar baixa emissão de CO2, o endurecimento do concreto ocorre pela absorção de CO2. Esse processo de endurecimento, apesar de lento quando realizado na atmosfera, pode ser acelerado ao se capturar o gás numa usina térmica de energia, por exemplo. Também observou-se que a absorção de NOx e SOx pode diminuir a absorção de CO2.
Imagem associada para resolução da questão (Adaptado de I. Yoshioka e outros. Energy Procedia 37, 2013, 6018-6025.)


De acordo com o estudo, comparando-se o balanço final de CO2 entre o concreto comum e o novo concreto ecológico, após o processo de cura haveria uma diferença no CO2 de cerca de
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNICENTRO Órgão: UNICENTRO Prova: UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular - Química |
Q1402228 Química
Imagem associada para resolução da questão

A chuva ácida é a precipitação com a presença de ácido sulfúrico, ácido nítrico e nitroso, resultantes de reações químicas que ocorrem na atmosfera. Todas as chuvas são ácidas, mesmo em ambientes sem poluição conforme mostra a figura apresentada. (A CHUVA, 2019).
A chuva ácida é a denominação de um fenômeno típico que ocorre devido, principalmente, 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: UNIMONTES Órgão: Unimontes - MG Prova: UNIMONTES - 2019 - Unimontes - MG - Vestibular - PAES - Primeira Etapa |
Q1370100 Química

Imagem associada para resolução da questão

charge retrata os dados apresentados pelo relatório “Estado do Clima 2018” sobre os efeitos da emissão de gases estufa na atmosfera. Em relação a esse assunto, algumas afirmativas são apresentadas:

I - Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte da radiação que seria refletida para o espaço em condições normais, e essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.

II - Entre os principais gases do efeito estufa estão o dióxido de carbono, o metano e os óxidos de enxofre.

III - A Terra é capaz de receber radiação emitida pelo Sol e devolver grande parte dela para o espaço através de radiação de calor, mantendo condições normais de temperatura.

IV - As florestas contribuem para absorver dióxido de carbono e diminuem o impacto causado no efeito estufa.

V - O aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude, e espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Q1341344 Química
O efeito estufa é um fenômeno atmosférico de ordem natural capaz de garantir que a Terra seja habitável. Esse efeito é responsável por manter a temperatura média do planeta, de forma que o calor não seja totalmente irradiado de volta ao espaço, mantendo, portanto, a Terra aquecida e evitando que a temperatura não baixe drasticamente. Segundo diversos estudiosos, a emissão excessiva de gases à atmosfera tem causado mudanças na dinâmica climática do planeta, provocando o aumento das temperaturas da Terra.
Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/efeito-estufa.htm Acesso em 14/05/2019 às 23:45
Em função da concentração, o principal gás responsável pela intensificação do efeito estufa é:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2019 - UNICAMP - Vestibular Indígena |
Q1316949 Química
Milhares de toneladas de poluentes gasosos são emitidas diariamente para a atmosfera como, por exemplo, o dióxido de enxofre resultante da queima de combustíveis fósseis, ou o gás metano liberado em aterros sanitários. Nos dois exemplos citados, a poluição se deve à elevada atividade humana. Sobre esses dois agentes poluidores atmosféricos, sabe-se que
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FATEC Órgão: FATEC Prova: FATEC - 2019 - FATEC - Vestibular |
Q1266057 Química

Leia o texto para responder a questão.


Em seu livro Tratado Elementar de Química, publicado em 1789, Antonie Lavoisier estabeleceu uma nova nomenclatura para diversas substâncias químicas. Alguns exemplos, extraídos desse livro, são dados no quadro.


         Nome antigo                     Nome proposto por Lavoisier                   Nome atual

           ar vital                                                 oxigênio                                  oxigênio

           ar inflamável                                        hidrogênio                               hidrogênio

           ar fixo                                                  ácido carbônico                   dióxido de carbono

           ácido vitriólico                                     ácido sulfúrico                       ácido sulfúrico

           vitríolo azul; vitríolo de cobre              sulfato de cobre                  sulfato de cobre (II)

           ácido marinho                                     ácido muriático                       ácido clorídrico

           sal marinho                                         muriato de soda                      cloreto de sódio

           soda aerada; soda efervescente        carbonato de soda              carbonato de sódio

         

A reação química que ocorre entre as substâncias denominadas por Lavoisier como carbonato de soda e ácido muriático é evidenciada pela formação rápida de um gás que é muito conhecido por ser um dos responsáveis pela intensificação do efeito estufa e por ser indispensável à realização da fotossíntese vegetal.
Esse gás é o que, antigamente, era chamado de
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FATEC Órgão: FATEC Prova: FATEC - 2019 - FATEC - Vestibular |
Q1266035 Química
Durante o século XX, a temperatura global da superfície terrestre aumentou mais de 0,6 °C e, de acordo com estudos da ONU, o planeta poderá estar 2 °C mais quente até o ano de 2100. Os cientistas não têm mais dúvidas de que, a longo prazo, a intensificação do efeito estufa transformará a vida no planeta e consideram como principal fator causador dessas mudanças climáticas
Alternativas
Ano: 2018 Banca: Cepros Órgão: CESMAC Prova: Cepros - 2018 - CESMAC - Vestibular Medicina - Dia 2 |
Q1797127 Química
O monóxido de nitrogênio (NO) é um dos subprodutos da queima de combustíveis fósseis. Quando liberado na atmosfera, pode reagir com a água presente nas nuvens produzindo o ácido nítrico e, consequentemente, chuva ácida. Na reação de síntese de NO descrita abaixo, supondo que o sistema esteja em equilíbrio, e as pressões dos gases sejam iguais a: PN2 = 0,1 atm, PO2 = 0,2 atm e PNO = 1,0 atm. Qual é o valor da constante de equilíbrio (Kp)?
N2(g) + O2(g)Imagem associada para resolução da questão Imagem associada para resolução da questão 2 NO(g)
Alternativas
Ano: 2018 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2018 - UECE - Vestibular - Física e Química |
Q1406107 Química

DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA QUESTÃO


O nitrogênio é o maior constituinte da atmosfera e tem papel relevante para a vida na Terra, sendo usado para a produção de fertilizantes, para a conservação de amostras biológicas e até para acelerar a produção de sorvetes. Assinale a opção que corresponde à ação do nitrogênio no ar.
Alternativas
Q1398313 Química
Os combustíveis fósseis são usados em veículos automotores. Esses combustíveis possuem uma pequena quantidade de enxofre, um elemento químico que, na presença de oxigênio e vapor-d’água, dá origem a uma substância corrosiva. Em ambientes poluídos, essa substância deteriora monumentos artísticos e históricos.
Esse fenômeno está relacionado ao(à)
Alternativas
Q1298503 Química
TABELA PERIÓDICA

Uma das consequências do aumento do dióxido de carbono na atmosfera é a acidificação dos oceanos. Naturalmente, tem-se o equilíbrio químico entre o dióxido de carbono da atmosfera e o dissolvido nos oceanos. Com o aumento de dióxido de carbono nas águas oceânicas esse equilíbrio é perturbado, e, logo, organismos vivos constituídos, principalmente, de carbonato de cálcio, são prejudicados.

Sobre o aumento da acidez nos oceanos e as suas consequências, analise as proposições.

I.
A acidificação dos oceanos ocorre devido à reação química entre o gás carbônico dissolvido e a água, resultando na formação do ácido carbônico cuja fórmula química é HCO3.
II.
Os íons carbonatos provenientes do equilíbrio do carbonato de cálcio reagem com os íons H+ gerados pelo ácido carbônico, a fim de compensar o excesso de acidez gerado no oceano.
III.
O caráter mais ácido dos oceanos favorece a descalcificação dos exoesqueletos dos corais, assim como dificulta a formação de novas estruturas de carbonato de cálcio.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1298498 Química
TABELA PERIÓDICA

Quando os gases NO2 e SO3 entram em contato com a umidade do ar ocasionam um efeito de poluição conhecido como "chuva ácida".

A concentração de H
3O+(aq) na água da chuva é maior na região:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UNESPAR Órgão: UNESPAR Prova: UNESPAR - 2018 - UNESPAR - Vestibular |
Q961096 Química

A maior fonte de produção da energia elétrica no Brasil se dá por usinas hidroelétricas. Nosso país tem o terceiro maior potencial hidráulico do mundo (atrás apenas da Rússia e China) e, juntamente com o Paraguai, a segunda maior hidroelétrica: usina hidroelétrica binacional de Itaipu. No primeiro semestre de 2018, a usina bateu seu recorde de produção: aproximadamente 50 milhões de Megawatts-hora, representando 15% de todo consumo brasileiro. (NASCIMENTO, Luciano. "Itaipu bate recorde de produção de energia em 2018" (Agência Brasil, Brasília 29 de maio de 2018.

Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/ noticia/2018-05/itaupu-bate-recorde-de-producao-de-energia-em-2018. Acessado em: 12/09/2018.


Assinale a única alternativa INCORRETA:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: FAPEC Órgão: UFMS Prova: FAPEC - 2018 - UFMS - Vestibular |
Q939239 Química

“Parte expressiva da liberação de carbono na atmosfera fica bem longe da fumaça liberada por usinas ou carros. Um novo estudo do Chatham House, o Real Instituto de Relações Internacionais do Reino Unido, indica que cerca de 15% dos poluentes que levam ao aquecimento global são provenientes da pecuária”.

O GLOBO. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeitoestufa-18122744

O gás emitido por esse setor da economia que tem maior impacto no efeito estufa é o:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UDESC Órgão: UDESC Prova: UDESC - 2018 - UDESC - Vestibular - Segundo Semestre (Tarde) |
Q938835 Química

O efeito estufa é um processo natural que ocorre na atmosfera, garantindo o aquecimento da superfície da Terra por meio da absorção de energia pelos gases do efeito estufa. Esse processo natural garante que a superfície terrestre tenha uma temperatura média de 15°C. Porém, atividades antrópicas têm contribuído para o aumento desses gases do efeito estufa, levando a um maior aquecimento do Planeta. Dentre os gases do efeito estufa, o dióxido de carbono, o metano e o monóxido de dinitrogênio estão entre os principais responsáveis.

Assinale a alternativa que apresenta a geometria das seguintes moléculas: dióxido de carbono, metano e monóxido de dinitrogênio, sequencialmente.


Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2017 - IF-MT - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1269193 Química
Segundo dados do IBGE, o Brasil tem mais cabeças de gado bovino que cabeças de gente. É importante levar em consideração que uma vaca emite 1000 vezes mais metano que uma pessoa. Ele é o gás mais perigoso do efeito estufa (GEE) e causa 20 vezes mais impacto que o dióxido de carbono. Um quinto de todo GEE mundial é gerado pela produção pecuária, da qual o Brasil é líder. No país, o maior produtor é o estado de Mato Grosso. Imagem associada para resolução da questão (Fonte: https://arvoresertecnologico.tumblr.com/) Sobre o metano são feitas afirmações. Assinale a CORRETA.

Alternativas
Ano: 2017 Banca: UNEB Órgão: UNEB Prova: UNEB - 2017 - UNEB - Vestibular - Caderno 2 |
Q1267323 Química
Denomina-se de biodiversidade a variedade de espécies de seres vivos existentes no Planeta, bem como o papel desses seres na natureza. Todos eles estão, de alguma forma, interligados, portanto a extinção de algum ser vivo afeta diretamente todo o ecossistema.
Apesar da importância de cada organismo vivo, observa-se um crescente aumento na destruição da biodiversidade. As causas são as mais variadas, porém, na maioria das vezes, o homem apresenta grande influência no processo. Dentre os principais motivos da perda de biodiversidade, pode-se destacar a destruição de habitat, o uso excessivo dos recursos naturais, a introdução de espécies invasoras e a poluição, sobretudo nos grandes centros urbano-industriais, onde ocorre emissão de gases poluentes, como dióxido de carbono e metano, responsáveis pelo efeito estufa.
A destruição de habitat destaca-se entre os fatores que desencadeiam a diminuição da biodiversidade. Normalmente, esse processo ocorre como consequência da urbanização e do desmatamento para aumento das áreas agropecuárias e desenvolvimento de grandes obras. Além disso, essa destruição também é causada pelo aquecimento global. Para que a biodiversidade seja efetivamente protegida, é fundamental que seja feito o uso sustentável dos recursos que a natureza oferece. Para isso, são necessários investimentos e pesquisas para descobrir fontes alternativas de recursos, fiscalização no que diz respeito à exploração da natureza e à poluição, bem como a criação de maiores áreas de proteção ambiental.
Entretanto, nenhum esforço será suficiente se não houver mudança na consciência da população. É fundamental que todos entendam a importância de cada ser vivo para o Planeta e compreendam que a destruição de qualquer espécie afeta diretamente a vida dos seres vivos. (SANTOS, 2017).
O dióxido de carbono é uma das substâncias causadoras do efeito estufa, um dos fatores responsáveis pelo aquecimento global. Sobre esta substância, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - PR Prova: PUC-PR - 2017 - PUC - PR - Vestibular - Medicina |
Q1261949 Química
Nos últimos anos, a discussão sobre questões ambientais se tornou ainda mais comum, entretanto os acordos estabelecidos ainda não tiveram uma aplicação prática e a realidade é a de que os índices de emissão de gases poluentes continuam aumentando. Inúmeras soluções são avaliadas, mas a prática dessas modificações só poderá ser analisada no futuro para observar se de fato os índices de gases como o dióxido de carbono e o dióxido de enxofre na atmosfera foram reduzidos. A percepção da diminuição da quantidade desses gases na atmosfera está relacionada ao fato de que
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2017 - UECE - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q857488 Química

                     

As grandes emissões de dióxido de carbono são a causa principal do efeito estufa. Preocupados com esse grave problema, cientistas da Islândia estão trabalhando a conversão do referido gás em um material sólido. Para conseguir tal objetivo, o procedimento mais apropriado e utilizado em condições especiais de laboratório é
Alternativas
Ano: 2016 Banca: FAG Órgão: FAG Prova: FAG - 2016 - FAG - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1355686 Química
Quando o pH da água da chuva fica abaixo de 5,0 ocorre o fenômeno denominado chuva ácida. Assinale a alternativa na qual a concentração de HNO2 (massa molar = 63 g.mol­-1), isoladamente, seria suficiente para que se considerasse a chuva como ácida.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: C
5: C
6: E
7: C
8: E
9: C
10: A
11: B
12: A
13: X
14: B
15: D
16: B
17: E
18: A
19: C
20: C