Questões de Vestibular Sobre transformações químicas em química

Foram encontradas 1.186 questões

Ano: 2025 Banca: UEMG Órgão: UEMG Prova: UEMG - 2025 - UEMG - Vestibular - Inglês |
Q3158654 Química
Os modelos atômicos propostos ao longo da História refletem o avanço do conhecimento sobre a estrutura da matéria, desde a ideia inicial de átomos indivisíveis proposto por Dalton, até os modelos mais complexos descritos pela Mecânica Quântica. Entre essas contribuições, destacam-se os modelos de Rutherford e Bohr, que revolucionaram a forma como entendemos o átomo. Rutherford propôs o núcleo atômico denso e positivo, enquanto Bohr introduziu conceitos inovadores relacionados aos níveis de energia. Com base nos avanços apresentados por esses dois modelos, assinale a alternativa que, corretamente, diferencia as principais características entre as propostas de Rutherford e Bohr.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: NC-UFPR Órgão: UFPR Prova: NC-UFPR - 2024 - UFPR - 1ª Fase - Prova de Conhecimentos Gerais |
Q3271473 Química
Observações realizadas durante eclipses solares permitiram a constatação de uma emissão característica de cor verde na coroa solar. No século XIX, esse resultado levou a comunidade científica a acreditar na existência de um novo elemento químico, o qual foi denominado coronium, por causa da origem de sua descoberta. Apenas no início do século XX, evidências mostraram que esse elemento não existe, e a emissão verde, na realidade, deve-se à presença do íon de ferro altamente ionizado Fe13+ (Fe, Z = 26). Considerando os valores de Z para Ne = 10, Ar = 18 e Kr = 36, a distribuição eletrônica de mais baixa energia desse íon altamente ionizado é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2024 - UFGD - Vestibular |
Q3250002 Química

A síntese de Kiliani-Fischer é um método clássico na química orgânica utilizado para a extensão da cadeia de aldoses (carboidratos), desenvolvida por Heinrich Kiliani e Hermann Emil Fischer no final do século XIX.

O processo permite a formação de açúcares com um átomo de carbono a mais, sendo fundamental para a síntese de carboidratos complexos e o estudo de suas estruturas. A síntese de Kiliani-Fischer é amplamente utilizada na pesquisa e no desenvolvimento de novos açúcares e derivados. Um exemplo dessa reação é a transformação da L-Arabinose em L-Manose e L-Glicose. A reação a seguir mostra esse processo nas etapas A e B e, por fim, a produção da L-Manose.



Imagem associada para resolução da questão



As três etapas correspondem, respectivamente, às reações 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFGD Órgão: UFGD Prova: UFGD - 2024 - UFGD - Vestibular |
Q3250000 Química

Em agosto de 2023, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) apresentou parecer favorável à inclusão do medicamento de alto custo Trikafta® no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita. Esse medicamento, indicado para o tratamento da fibrose cística, traz benefícios como a melhora da função pulmonar e do estado nutricional dos pacientes, aumentando significativamente a qualidade e a expectativa de vida. Observe as seguintes estruturas.



Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.gov.br/conitec/pt-br/midias/relatorios/2023/20230906Relatorio844elexacaftor_tezacaftor_ivacaftor. pdf. Acesso em: 30 jun. 2024 (adaptado).



Os efeitos benéficos do Trikafta® devem-se à combinação de três pequenas moléculas orgânicas presentes em sua composição - Elexacaftor (I), Tezacaftor (II) e Ivacaftor (III). Com base nas estruturas fornecidas, é correto afirmar que

Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: UNB Prova: CESPE / CEBRASPE - 2024 - UNB - Prova de Conhecimentos III - 2° dia |
Q3107618 Química
     A IA, em conjunto com a espectrofotometria UV-VIS, foi utilizada para estimar a concentração de amônia em soluções aquosas, por meio da complexação com íons cobalto (Co2+), formando o complexo [Co(NH3)62+. O treino da IA é feito por meio da análise de amostras de água, com base nos dados de absorbância, aumentando-se o intervalo de detecção de forma eficiente. A reação entre o íon Co2+ e a amônia para formar o complexo [Co(NH3)6] 2+ pode ser representada pela equação a seguir, cuja constante de equilíbrio vale 1,3 × 105 . 

Co2+ (aq) + 6 NH3 (aq) ⇌ [Co(NH3)62+ (aq)

Considerando que a constante de Avogadro seja igual a 6,02 × 1023 mol−1, julgue o item. 

O número de átomos de cobalto em 235,6 g de cobalto metálico é superior a 2,6 × 1024
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2024 - UNICAMP - Vestibular |
Q3107246 Química
A bula do medicamento genérico “cloridrato de venlafaxina” informa apresentações de cápsulas de liberação controlada, cada uma contendo 42,4 mg dessa substância, o que corresponde a 37,5 mg de venlafaxina neutra. O cloridrato de venlafaxina corresponde à molécula venlafaxina neutra associada ao HCl. Isso confere ao cloridrato de venlafaxina uma massa molar e uma solubilidade maiores em água (quando comparado com a venlafaxina neutra). Considerando essas informações, pode-se afirmar que a cada molécula de venlafaxina neutra se associa(m)
Dado: massa molar do HCl = 36,5 g/mol.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2024 - UNICAMP - Vestibular |
Q3107245 Química
Os submarinos nucleares conseguem submergir por longos períodos, pois geram uma quantidade enorme de energia elétrica para ser usada internamente. Um dos desafios a serem enfrentados diz respeito à manutenção da atmosfera interna da embarcação, o que garantiria condições respiráveis. Para tanto, controlam-se as concentrações de oxigênio e gás carbônico. Em vista dessa descrição, você, como responsável por essa manutenção, sugeriria a combinação das seguintes ações: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2024 - UNICAMP - Vestibular |
Q3107244 Química
Para a safra de 2023/2024, prevê-se uma produção de 34 bilhões de litros de etanol, com geração de 408 bilhões de litros de vinhaça, subproduto de alto teor de matéria orgânica. Nas últimas décadas, visando à sustentabilidade, o emprego da vinhaça in natura  evoluiu: seu descarte direto em rios e em áreas de sacrifício deu lugar à fertirrigação direta (devido ao alto teor de potássio do subproduto). A partir de 2015, empregando biodigestores anaeróbicos, a vinhaça in natura  passou a ser convertida em biogás, o qual, após purificação, é denominado gás natural renovável. Em média, 1 m3 de vinhaça produz até 14 m3 de biogás, e o subproduto desse processo é a vinhaça líquida biodigerida, que continua sendo utilizada na fertirrigação.
Em vista dessas informações, pode-se concluir que a sustentabilidade do processo de biodigestão da vinhaça in natura é devida à geração de energia renovável a partir da queima do
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COMVEST - UNICAMP Órgão: UNICAMP Prova: COMVEST - UNICAMP - 2024 - UNICAMP - Vestibular |
Q3107242 Química
O cartum é um gênero de texto que apresenta uma visão crítica sobre a realidade por meio da articulação entre diferentes elementos, tais como exagero, humor, ironia, expressões faciais, imagens e cores. Além disso, o humor do cartum pode se construir com base em incongruências entre elementos que o compõem. O cartum a seguir foi adaptado. Na sua versão original, a cor cinza e a cor verde foram usadas.

Imagem associada para resolução da questão


Partindo-se do pressuposto de que, do ponto de vista ambiental, a cor cinza denota uma condição desfavorável e a cor verde denota uma condição favorável, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2182196 Química
Dentre os elementos químicos do quinto período da tabela de classificação periódica, sabe-se que apenas o xenônio é encontrado no estado gasoso sob condições ambientes. Isso se explica pela alta estabilidade desse elemento, o que resulta em fracas interações interatômicas. A característica do xenônio que justifica essa estabilidade é:
Alternativas
Q2092741 Química
O clorofórmio (CHCl3) foi introduzido como anestésico em procedimentos cirúrgicos no século XIX, na Inglaterra. Entretanto, o seu uso foi gradativamente abandonado devido ao seu alto grau de toxicidade, sendo substituído por substâncias anestésicas mais adequadas. O clorofórmio pode ser preparado pela reação de metano com cloro:
CH4(g) + 3 Cl2(g) → CHCl3(l) + 3 HCl(g)
A quantidade de cloro, em gramas, necessária para produzir 1,5 mol de clorofórmio é
Alternativas
Q2092739 Química
Uma célula nervosa transmite um sinal elétrico por meio de um mecanismo de transporte de íons sódio para fora da membrana celular e de íons potássio para dentro da membrana celular. As configurações eletrônicas para os íons Na+ e K+ são, respectivamente, __________________.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CEV-URCA Órgão: URCA Prova: CEV-URCA - 2022 - URCA - PROVA I: Física, Matemática, Química e Biologia |
Q2092946 Química
(URCA/2022.2) Sabe-se que a acidez dos compostos orgânicos não é tão acentuada quanto nas substâncias inorgânicas. Por exemplo, enquanto ácidos como HCl podem chegar a valor extremo de pH igual a 2, os ácidos orgânicos mantêm-se em acidez bem mais leve (alguns em torno de 5 e 6). Os principais ácidos orgânicos são as cadeias que possuem o radical carboxila (COOH). Alguns grupos químicos que interagem com carboxila (ligados a ela, ou próximas) podem interferir na acidez desses compostos. Observe as estruturas químicas abaixo, nas mesmas condições gerais, e marque a opção que apresenta o ácido mais forte.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CEV-URCA Órgão: URCA Prova: CEV-URCA - 2022 - URCA - PROVA I: Física, Matemática, Química e Biologia |
Q2092942 Química
(URCA/2022.2) Se uma corrente de 0,5 ampères fluir por um fio metálico por 2 horas, quantos elétrons fluirão através do fio?
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CEV-URCA Órgão: URCA Prova: CEV-URCA - 2022 - URCA - PROVA I: Física, Matemática, Química e Biologia |
Q2092937 Química
(URCA/2022.2) O alumínio reage com o ácido sulfúrico para formar sulfato de alumínio e hidrogênio. Qual é o volume de gás hidrogênio em litros (L) produzido a 300 K e pressão de 1,0 atm, quando 5,4 g de alumínio e 50,0 mL de ácido sulfúrico 5,0 M são misturados para a reação? Considere: massa molar do alumínio = 27, 0g/mol; R = 0, 082atm.L.mol−1K−1.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CEV-URCA Órgão: URCA Prova: CEV-URCA - 2022 - URCA - PROVA I: Física, Matemática, Química e Biologia |
Q2092935 Química
(URCA/2022.2) 10 g de hidrogênio e 142 g de cloro reagem entre si. A quantidade restante de gás reagente reage com o excesso de oxigênio. A mesma quantidade do gás reagente reage com nitrogênio. Calcule as quantidades dos produtos em ambas as reações. Considere as massas molares: H = 1g/mol e Cl = 35,5g/mol.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: CEV-URCA Órgão: URCA Prova: CEV-URCA - 2022 - URCA - PROVA I: Física, Matemática, Química e Biologia |
Q2092933 Química
(URCA/2022.2) De forma geral, uma bateria de automóvel esgotada possui a seguinte composição média aproximada: 32% Pb, 3% PbO, 17% PbO2 e 36% PbSO4. Amédia de massa da pasta residual de uma bateria usadaé de 6 kg, onde 19% é PbO2, 60% PbSO4 e 21% Pb. Dentre esses compostos de chumbo presentes na pasta, oque mais preocupa é o sulfato de chumbo (II), pois nosprocessos pirometalúrgicos, em que as placas das baterias são fundidas, há a conversão de sulfato em dióxidode enxofre, gás muito poluente. Para reduzir o problemadas emissões do gás SO2, a indústria pode utilizar o processo hidrometalúrgico, para a dessulfuração antes dafusão do composto de chumbo. Nesse caso, a reduçãode sulfato presente no PbSO4 é feita via lixiviação comsolução de carbonato de sódio (α2CO3) 1M a 45°C,em que se obtém o carbonato de chumbo (II) com rendimento de 91%. Após esse processo, o material seguepara a fundição para obter o chumbo metálico.
Com base na equação química:
PbSO4 + N α2CO3P bCO3 + N α2SO4
Considerando uma massa de pasta residual de uma bateria de 6 kg, qual quantidade aproximada, em quilogramas, de PbCO3 é obtida?
(Use massas molares em g/mol: Pb = 207; S = 32; N α = 23; O = 16; C = 12). 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2022 - UEMA - Vestibular |
Q2076487 Química
Uma equipe multidisciplinar, formada por geólogos, por biólogos e por antropólogos, está revelando uma parte pouco conhecida da História do Brasil, no Rio de Janeiro. A análise dos restos de um cemitério de escravos mostra que os trabalhadores que vinham forçados para o Brasil não vieram todos de uma mesma região, mas de lugares muito diferentes dentro da África.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão por uma análise química. Eles pegaram o esmalte dos dentes para descobrir mais sobre a origem dos escravos. O esmalte é a camada externa do dente, formada quase exclusivamente por minerais, e essa composição permanece inalterada durante a vida desse dente. Por isso, ela diz muito sobre a infância de uma pessoa. Os pesquisadores escolheram o elemento químico estrôncio para fazer essa leitura. “O estrôncio é um elemento químico que tem grande afinidade com o cálcio”, explicou um dos pesquisadores. O cálcio é um mineral importante na composição dos ossos e dos dentes, logo o estrôncio também é abundante no corpo humano.
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/analise-quimica-indica-que-escravos-vieram-de-varios-pontos-da-africa.html. Adaptado.
Considere a seguinte afirmativa: “O estrôncio é um elemento químico que tem grande afinidade com o cálcio”. Essa afinidade se justifica porque
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UEMA Órgão: UEMA Prova: UEMA - 2022 - UEMA - Vestibular |
Q2076486 Química
Durante aproximadamente 400 anos de colonização do continente americano, a produção de açúcar foi a principal e mais rentável atividade agroindustrial. Havia milhares de engenhos espalhados pelas colônias portuguesas, dentre as quais, o Brasil, visto com condições favoráveis para o cultivo da planta.
A cana produzida aqui era cultivada em monocultura, em grande escala, e tinha o escravismo como base das relações sociais de produção. Os escravos, primeiramente indígenas, e, posteriormente africanos, cultivavam, cortavam e levavam a cana ao engenho, onde ela era moída e o caldo era fervido, até formar uma garapa, para ser cristalizada e dar origem aos torrões de açúcar (sacarose), exportados para a Europa.
https://www.ecycle.com.br/cana-de-acucar/. Acessado em 15 de fevereiro de 2022. Adaptado.
A classificação da formação, a partir da condensação dos glicídios, dos torrões de açúcar, produzidos aqui, desde o Brasil Colônia, e a sua respectiva justificativa estão contempladas na seguinte opção: 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: UECE-CEV Órgão: UECE Prova: UECE-CEV - 2022 - UECE - Prova de Conhecimentos Gerais - 1ª Fase |
Q2070919 Química
DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA

texto_47 - 59 .png (370×175) 
Na comparação entre as famílias dos halogênios e dos metais alcalinos, os halogênios apresentam valores mais altos de
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: D
5: E
6: B
7: B
8: D
9: B
10: D
11: C
12: A
13: X
14: X
15: D
16: A
17: X
18: A
19: D
20: C