Questões de Vestibular
Sobre transformações químicas em química
Foram encontradas 1.209 questões
Co2+ (aq) + 6 NH3 (aq) ⇌ [Co(NH3)6] 2+ (aq)
Considerando que a constante de Avogadro seja igual a 6,02 × 1023 mol−1, julgue o item.
O número de átomos de cobalto em 235,6 g de cobalto metálico é superior a 2,6 × 1024.
Dado: massa molar do HCl = 36,5 g/mol.
Em vista dessas informações, pode-se concluir que a sustentabilidade do processo de biodigestão da vinhaça in natura é devida à geração de energia renovável a partir da queima do
Partindo-se do pressuposto de que, do ponto de vista ambiental, a cor cinza denota uma condição desfavorável e a cor verde denota uma condição favorável, assinale a alternativa correta.
CH4(g) + 3 Cl2(g) → CHCl3(l) + 3 HCl(g)
A quantidade de cloro, em gramas, necessária para produzir 1,5 mol de clorofórmio é
Considere o comportamento dos gases hidrogênio e cloro, respectivamente, em seus balões, nas mesmas condições de temperatura e de pressão.
As informações da imagem retratam o princípio que corresponde à lei de
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão por uma análise química. Eles pegaram o esmalte dos dentes para descobrir mais sobre a origem dos escravos. O esmalte é a camada externa do dente, formada quase exclusivamente por minerais, e essa composição permanece inalterada durante a vida desse dente. Por isso, ela diz muito sobre a infância de uma pessoa. Os pesquisadores escolheram o elemento químico estrôncio para fazer essa leitura. “O estrôncio é um elemento químico que tem grande afinidade com o cálcio”, explicou um dos pesquisadores. O cálcio é um mineral importante na composição dos ossos e dos dentes, logo o estrôncio também é abundante no corpo humano.
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/analise-quimica-indica-que-escravos-vieram-de-varios-pontos-da-africa.html. Adaptado.
Considere a seguinte afirmativa: “O estrôncio é um elemento químico que tem grande afinidade com o cálcio”. Essa afinidade se justifica porque
A cana produzida aqui era cultivada em monocultura, em grande escala, e tinha o escravismo como base das relações sociais de produção. Os escravos, primeiramente indígenas, e, posteriormente africanos, cultivavam, cortavam e levavam a cana ao engenho, onde ela era moída e o caldo era fervido, até formar uma garapa, para ser cristalizada e dar origem aos torrões de açúcar (sacarose), exportados para a Europa.
https://www.ecycle.com.br/cana-de-acucar/. Acessado em 15 de fevereiro de 2022. Adaptado.
A classificação da formação, a partir da condensação dos glicídios, dos torrões de açúcar, produzidos aqui, desde o Brasil Colônia, e a sua respectiva justificativa estão contempladas na seguinte opção:
Considerando apenas as ligações entre os átomos de carbonocom carbono e carbono com hidrogênio, os números deligações sigmas (σ), dos tipos: sp3- s ; sp2- sp2; sp2- s, e dotipo pi (π) p - p, encontrados na estrutura do monômero dopolímero PET são
I. os elétrons são distribuídos em subníveis na ordem dos valores crescentes de “n + ℓ“ (nº quântico principal mais nº quântico secundário). II. dois elétrons de um mesmo átomo não podem ter os mesmos quatro números quânticos. III. a ocupação menos estável dos elétrons nos orbitais de um átomo é aquela em que é máximo o número de elétrons desemparelhados. IV. no estado fundamental, os elétrons ocupam os orbitais atômicos de modo que a energia total do átomo seja a máxima possível.
É correto apenas o que se afirma em