Questões de Vestibular
Sobre relações internacionais na ásia e no oriente médio em relações internacionais
Foram encontradas 3 questões
PEREIRA, C. M. A Geopolítica do Oriente Médio Pós-Primavera Árabe: o papel regional do Catar (2011-2021). Anais Eletrônicos do XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa(ENABED), p. 1-14, 2021 (adaptado).
Sobre os efeitos geopolíticos da Primavera Árabe, avalie as afirmações a seguir.
I. Um dos efeitos mais conhecidos da Primavera Árabe foi a Guerra na Síria, na qual diversos grupos armados de oposição ao governo de Bashar al-Assad se formaram, visando à derrubada do governo e à conquista do território sírio.
II. O Estado Islâmico (EI), grupo extremista armado nascido da Al-Qaeda no Iraque, avançou de forma significativa na Síria, se beneficiando do conflito em andamento nesse país; em seu auge, o EI, por meio do estabelecimento do califado islâmico, chegou a controlar parte do território sírio e iraquiano.
III. A Guerra na Síria e o avanço do EI na região do Oriente Médio geraram um êxodo de enormes proporções, que teve como resultado a crise humanitária dos refugiados no continente europeu, destino da maior parcela dessa população civil.
É correto o que se afirma em
LIMA, R. C. O futuro da inserção internacional do Brasil até 2035. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2017 (adaptado).
Considerando o texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A iniciativa Belt and Road é um projeto da diplomacia chinesa que promove a cooperação em infraestrutura, integrando regiões da Ásia, Europa e África, com o objetivo de fortalecer a projeção geopolítica e econômica do país.
II. A ascensão da China impõe um desafio à ordem internacional atual, visto que o país manifesta aspirações hegemônicas e propõe a desestruturação da ordem mundial construída sob a liderança dos Estados Unidos da América no pós-Guerra Fria.
III. A aproximação chinesa de países da África e da América Latina, nos foros internacionais, é acompanhada da ampliação das relações comerciais e dos projetos de cooperação ao desenvolvimento firmados com seus parceiros nessas regiões, estendendo sua presença global.
IV. A participação da China na criação do Acordo de Parceria Transpacífico (Transpacific Partnership-TPP) reforça o multilateralismo da política externa chinesa e reflete a estratégia de expandir a cooperação econômica com outros países, para ampliar seu poder no sistema internacional.
É correto apenas o que se afirma em
O primeiro grande movimento de descolonização, ocorrido durante a década de 1940, atingiu principalmente os países asiáticos — Índia, Paquistão, Birmânia, Ceilão, Indonésia. Nos anos de 1950, tal movimento deslocou-se para o norte da África. Cientes de que possuíam um perfil histórico e econômico-social próprio, esses Estados nascentes procuraram articular suas similaridades e demandas internacionais nas chamadas Conferências de Solidariedade Afro-Asiáticas, realizadas em Bandung (1955) e no Cairo (1957).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O movimento de descolonização afro-asiático durante a Guerra Fria levou à aproximação dos países recém-independentes, que buscavam, em primeiro lugar, desenvolvimento socioeconômico, além de maior igualdade no tratamento internacional.
II. A diminuição do poder norte-americano e de outras potências ocidentais, durante a Guerra Fria, possibilitou a ascensão de países do Terceiro Mundo e a consequente fragmentação do poder, por meio da criação de novas instituições internacionais e regionais.
III. A consolidação da doutrina de autodeterminação dos povos estabelecida na Carta das Nações Unidas foi um elemento chave no processo de reconhecimento internacional da independência dos novos Estados africanos e asiáticos.
É correto o que se afirma em