Questões de Vestibular de Segurança e Transporte - Planejamento de Segurança

Foram encontradas 16 questões

Q1269003 Segurança e Transporte
A organização do espaço para o deslocamento das bicicletas pode ser feita de várias formas, desde uma sinalização convencional até a construção de ciclovias, porém a garantia de prioridade desse espaço não é uma tarefa fácil e precisa ser acompanhada por um processo de educação para o trânsito.
Alternativas
Q1269002 Segurança e Transporte
A bicicleta é o veículo mais utilizado pelas pessoas no mundo todo.
Alternativas
Q1269001 Segurança e Transporte
As características mais importantes das vias para garantir a segurança, a fluidez e o conforto dos usuários são as condições de seu piso, a sua declividade, as peculiaridades de suas curvas e a largura, a qualidade de sua sinalização e a velocidade máxima estabelecida.
Alternativas
Q1269000 Segurança e Transporte
As vias são os caminhos físicos preparados para a circulação dos veículos, razão por que as calçadas não são metas incluídas.
Alternativas
Q1268999 Segurança e Transporte
As calçadas são elementos essenciais para a circulação das pessoas, de modo que, no Brasil, a construção das calçadas é responsabilidade do proprietário do terreno em frente a ela, sendo que cabe às prefeituras a fiscalização do estado em que elas se encontram.
Alternativas
Q1268998 Segurança e Transporte
Andar em segurança é um direito humano elementar, pois todo ser humano é pedestre em algum momento, mas as políticas de transportes, em geral, esquecem esse princípio básico e privilegiam os veículos motorizados em lugar de pedestres e ciclistas.
Alternativas
Q1268990 Segurança e Transporte
O padrão usual da urbanização brasileira não tem contribuído, de forma positiva, para a estruturação da mobilidade.
Alternativas
Q1268989 Segurança e Transporte
Políticas de melhoria do transporte urbano tendem a ser mais eficazes quando combinadas medidas de melhoria da oferta de transporte coletivo com instrumentos de desestímulo ao automóvel.
Alternativas
Q1268988 Segurança e Transporte
Quando se analisa a cidade em sua totalidade, é possível comparar o consumo do espaço viário por diferentes modos de transporte e, quando considerada a ocupação média dos veículos, os usuários de automóveis ocupam menos espaço que os dos ônibus.
Alternativas
Q1268987 Segurança e Transporte
Medidas de restrição ao automóvel, tais como limitação ao estacionamento, restrições do uso em determinados horários e cobranças de pedágio viário, normalmente trazem benefícios para a qualidade de vida urbana e são bem aceitas pela sociedade, pois não impõem restrições aos deslocamentos das pessoas.
Alternativas
Q1268986 Segurança e Transporte
O aumento na oferta da infraestrutura viária (mais ruas e viadutos) não é uma solução sustentável a longo prazo.
Alternativas
Q1268980 Segurança e Transporte
O planejamento urbano deve trabalhar visando provocar duas mudanças estruturais no ambiente urbano atual, que são (1) induzir o aumento das distâncias médias a serem percorridas pelas pessoas e mercadorias, bem como a necessidade do uso do transporte motorizado, e (2) reestruturar o sistema viário, de modo a forçar o aumento da velocidade para os veículos motorizados, principalmente o automóvel.
Alternativas
Q1268979 Segurança e Transporte
As diretrizes de desenvolvimento urbano definidas no Plano Diretor têm implicações que exigem uma articulação entre os planos municipais de saneamento ambiental e de mobilidade.
Alternativas
Q1268978 Segurança e Transporte
A falta de coordenação das políticas de uso do solo, transporte e trânsito – fato comum nas cidades brasileiras – tem trazido muitos prejuízos para essas cidades.
Alternativas
Q1268977 Segurança e Transporte
As características morfológicas, topográficas e urbanas de uma cidade ou região podem condicionar a sua infraestrutura e influenciar, de maneira significativa, a mobilidade e a circulação urbana e regional.
Alternativas
Q1268976 Segurança e Transporte
As formas específicas do desenvolvimento urbano – relativo ao uso e à ocupação do solo e suas características físicas e sociais – têm impacto direto no sistema de transporte e trânsito, mas não são afetadas por eles.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: E
5: C
6: C
7: C
8: C
9: E
10: E
11: C
12: E
13: C
14: C
15: C
16: E