Questões de Vestibular de Serviço Social - Pesquisa em Serviço Social
Foram encontradas 3 questões
GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL – CFESS/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL – ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília, 2009 (adaptado).
Acerca do debate da produção do conhecimento no exercício profissional, avalie as afirmações a seguir.
I. Na organização do trabalho da(o) assistente social, o processo interventivo deve ser anterior ao processo investigativo.
II. No processo de intervenção da(o) assistente social, é importante o conhecimento de técnicas de coleta de dados quantitativos e qualitativos.
III. Os indicadores sociais de domínio público podem ser entendidos como dados relevantes para o planejamento das intervenções profissionais do Serviço Social nos campos de atuação.
É correto o que se afirma em
GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL – ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília, 2009. (adaptado).
Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A capacidade de coletar e analisar dados, de forma crítica, é necessária à(ao) assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais, onde a pesquisa e a produção do conhecimento subsidiam a intervenção profissional.
PORQUE
II. O processo de elaboração, planejamento, execução e avaliação das políticas sociais deve ser construído e reconstruído no cotidiano, a partir da leitura crítica da realidade social e da competência na utilização dos indicadores sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I. As(Os) assistentes sociais, na condição de pesquisadoras(es), devem recusar sua inserção nos diferentes níveis de pesquisas desenvolvidas em instituições filantrópicas e religiosas, uma vez que tais entidades não têm caráter científico e acadêmico.
II. As(Os) assistentes sociais devem prever procedimentos que assegurem a confidencialidade e a privacidade, a proteção da imagem e a não estigmatização das(os) participantes da pesquisa, a fim de que as informações não sejam utilizadas em prejuízo das pessoas e(ou) das comunidades.
III. As populações atendidas no âmbito do Serviço Social, dada sua condição vulnerável, devem aceitar participar das pesquisas e, caso haja recusa, é permitido à(ao) assistente social exercer sua autoridade e realizar denúncia à supervisão hierárquica.
IV. As(Os) assistentes sociais, devido ao sigilo em relação às informações colhidas durante o processo de pesquisa, não devem divulgar para a população e as(os) usuárias(os) do Serviço Social os resultados obtidos, exceto quando solicitados por autoridade judiciária.
V. As(Os) assistentes sociais devem respeitar sempre os valores culturais, sociais, morais, religiosos e éticos, como também os hábitos e os costumes dos sujeitos envolvidos na pesquisa.
É correto apenas o que se afirma em