Questões de Vestibular
Sobre trabalho e serviço social em serviço social
Foram encontradas 11 questões
Ressalta-se, no entanto, que, apesar da ampla gama de problemas que o mundo enfrenta no contexto da pandemia, não se pode deixar de registrar que as expressões da questão social são de ordem estrutural. As crises sanitária e econômica, acirradas pela pandemia, não podem ser consideradas a causa do desemprego, da miséria e do desmonte e desfinanciamento das políticas públicas e sociais, sob o risco de maquiarmos as evidências dos efeitos destrutivos da ordem do capital.
BEZERRA, A. L. S.; MEDEIROS, M. G. Servico Social e Crise Estrutural do Capital em tempos de pandemia. Temporalis, Brasília, ano 21, n. 41, p. 53-69, jan./jun. 2021 (adaptado).
Considerando o exposto no texto sobre a pandemia de Covid-19 e a crise estrutural no cenário brasileiro, avalie as afirmações a seguir.
I. Os impactos econômicos e sociais da pandemia atingiram a classe trabalhadora brasileira de modo similar em toda sua estrutura.
II. Os efeitos da pandemia de Covid-19 tornaram-se causa primária e central da pobreza no país, acentuando também a desregulamentação do mercado de trabalho.
III. O avanço da pandemia provocou abalos e fissuras nos blocos governamentais alinhados à orientação neoliberal e defensores de medidas de austeridade e ajuste fiscal.
IV. O governo brasileiro, mesmo com medidas neoliberais de austeridade, conseguiu garantir políticas sociais, como o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego, mantendo estabilizada a taxa de emprego no país.
É correto apenas o que se afirma em
A ideia de liberdade e flexibilidade (trabalhar quando e onde quiser) propagada pelas empresas constitui, na verdade, a transferência deliberada de riscos para aumentar o controle sobre trabalhadores, pois essa liberdade significa ausência de salário garantido e incremento de custos fixos que se convertem em responsabilidade dos mesmos.
ANTUNES, R.; FILGUEIRAS, V. Plataformas digitais, uberização do trabalho e regulação no capitalismo contemporâneo. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 1, p. 27-43, abr./jul. 2020 (adaptado).
Uma das características da precarização do trabalho no atual cenário mundial e brasileiro são as novas formas de prestação de serviços (transportes, entregas de alimentos) acionadas por aplicativos nos telefones celulares.
Diante dessa situação, assistentes sociais alinhados às demandas da classe trabalhadora devem
GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL – CFESS/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL – ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília, 2009 (adaptado).
Acerca do debate da produção do conhecimento no exercício profissional, avalie as afirmações a seguir.
I. Na organização do trabalho da(o) assistente social, o processo interventivo deve ser anterior ao processo investigativo.
II. No processo de intervenção da(o) assistente social, é importante o conhecimento de técnicas de coleta de dados quantitativos e qualitativos.
III. Os indicadores sociais de domínio público podem ser entendidos como dados relevantes para o planejamento das intervenções profissionais do Serviço Social nos campos de atuação.
É correto o que se afirma em
GUERRA, Y. A dimensão investigativa no exercício profissional. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS/ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL – ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília, 2009. (adaptado).
Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A capacidade de coletar e analisar dados, de forma crítica, é necessária à(ao) assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais, onde a pesquisa e a produção do conhecimento subsidiam a intervenção profissional.
PORQUE
II. O processo de elaboração, planejamento, execução e avaliação das políticas sociais deve ser construído e reconstruído no cotidiano, a partir da leitura crítica da realidade social e da competência na utilização dos indicadores sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Considerando esse contexto, assinale a opção que apresenta corretamente um dos aspectos que caracteriza as atuais relações de trabalho da(o) assistente social.
IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2010 (adaptado).
Com base no texto apresentado e na concepção analítica da autora, assinale a opção correta.
DURIGUETTO, M. L. Ofensiva capitalista, despolitização e politização dos conflitos de classe. Temporalis/Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Brasília: ABEPSS, ano 1, n. 1, 2000 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As transformações nas formas de produção e de gestão da força de trabalho implementadas pelo capital, por meio da produção flexível, possibilitaram a reversão da queda da taxa de lucro do empresariado e a redução das condições de exploração da força de trabalho.
PORQUE
II. A regulamentação das relações de trabalho e a formalização do emprego, ocorridas no processo de produção flexível, minimizaram o retorno das formas de exploração características do passado, como o aumento das jornadas de trabalho, o trabalho infantil, o salário diferenciado por discriminação de gênero, o trabalho semiescravo ou escravo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
SALVADOR, E. Disputa do fundo público em tempos de pandemia no Brasil. Textos e Contextos. Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 1-158, 2020 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fundo público participa diretamente do processo de rotação do capital, tendo em perspectiva o processo de reprodução capitalista como um todo.
PORQUE
II. As prioridades dos fundos públicos são pagar os juros e amortizar as dívidas públicas, além de assegurar a rotatividade do capital em momentos de crise.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS: ABEPSS, 2009. p. 15-50 (adaptado)
De acordo com esse contexto, é correto afirmar que
Com base no texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao assumir funções que envolvem a gestão das políticas públicas e sociais, a(o) assistente social deve pautar-se na perspectiva do fortalecimento da gestão democrática e participativa que possibilite o trabalho interdisciplinar e intersetorial, construindo propostas que potencializem a gestão em favor das(os) usuárias(os) e das(os) trabalhadoras(es).
PORQUE
II. O Serviço Social, desde sua gênese no Brasil, defendeu os direitos humanos, o aprofundamento da democracia, o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população usuária, além de ter sido atuante nos movimentos sociais de luta pelos direitos da classe trabalhadora.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
IAMAMOTO, M. V. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 19.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Com base nas ideias do texto apresentado e considerando o significado social da profissão de Serviço Social e sua inserção no processo de reprodução social, avalie as afirmações a seguir.
I. A intervenção estatal no enfrentamento das expressões da questão social demanda a necessidade da(o) assistente social como um profissional especializado.
II. A questão social é a base de justificação do profissional de Serviço Social especializado, que se insere na divisão sociotécnica do trabalho.
III. A caridade se mostra uma eficaz estratégia sociotécnica do Estado e profissionaliza o Serviço Social na condição de agente intermediador caritativo.
É correto o que se afirma em