Questões de Vestibular
Sobre transformações societárias, mundo do trabalho e estado capitalista em serviço social
Foram encontradas 6 questões
A ideia de liberdade e flexibilidade (trabalhar quando e onde quiser) propagada pelas empresas constitui, na verdade, a transferência deliberada de riscos para aumentar o controle sobre trabalhadores, pois essa liberdade significa ausência de salário garantido e incremento de custos fixos que se convertem em responsabilidade dos mesmos.
ANTUNES, R.; FILGUEIRAS, V. Plataformas digitais, uberização do trabalho e regulação no capitalismo contemporâneo. Contracampo, Niterói, v. 39, n. 1, p. 27-43, abr./jul. 2020 (adaptado).
Uma das características da precarização do trabalho no atual cenário mundial e brasileiro são as novas formas de prestação de serviços (transportes, entregas de alimentos) acionadas por aplicativos nos telefones celulares.
Diante dessa situação, assistentes sociais alinhados às demandas da classe trabalhadora devem
Considerando esse contexto, assinale a opção que apresenta corretamente um dos aspectos que caracteriza as atuais relações de trabalho da(o) assistente social.
IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2010 (adaptado).
Com base no texto apresentado e na concepção analítica da autora, assinale a opção correta.
DURIGUETTO, M. L. Ofensiva capitalista, despolitização e politização dos conflitos de classe. Temporalis/Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Brasília: ABEPSS, ano 1, n. 1, 2000 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As transformações nas formas de produção e de gestão da força de trabalho implementadas pelo capital, por meio da produção flexível, possibilitaram a reversão da queda da taxa de lucro do empresariado e a redução das condições de exploração da força de trabalho.
PORQUE
II. A regulamentação das relações de trabalho e a formalização do emprego, ocorridas no processo de produção flexível, minimizaram o retorno das formas de exploração características do passado, como o aumento das jornadas de trabalho, o trabalho infantil, o salário diferenciado por discriminação de gênero, o trabalho semiescravo ou escravo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
SALVADOR, E. Disputa do fundo público em tempos de pandemia no Brasil. Textos e Contextos. Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 1-158, 2020 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O fundo público participa diretamente do processo de rotação do capital, tendo em perspectiva o processo de reprodução capitalista como um todo.
PORQUE
II. As prioridades dos fundos públicos são pagar os juros e amortizar as dívidas públicas, além de assegurar a rotatividade do capital em momentos de crise.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS: ABEPSS, 2009. p. 15-50 (adaptado)
De acordo com esse contexto, é correto afirmar que