Questões de Vestibular Sobre vestuário, moda e estilismo

Foram encontradas 27 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188267 Vestuário, Moda e Estilismo
Os princípios do design auxiliam o designer na criação de moda, possibilitando a geração de novos arranjos para materiais como tecidos e aviamentos. Para serem atingidas variáveis de um produto, pode-se, por exemplo, explorar ideias por meio da adição, mistura de outras referências e manipulação desses princípios.

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Considerando os princípios do design e analisando asimagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A imagem 1 apresenta uma peça com volumes que representam o movimento de radiação a partir do centro da silhueta.
II. A imagem 2 apresenta uma peça assimétrica com padrões que ressaltam o princípio do design denominado ritmo.
III. A imagem 3 representa o princípio do design de harmonia, dada a disposição formal e, ao mesmo tempo, equilibrada no conjunto.
IV. As imagens 1 e 2 apresentam gradação, explorada na utilização de pregas e padrões nas duas peças.

É correto apenas o que se afirma em
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Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188266 Vestuário, Moda e Estilismo
O produtor de moda é o profissional responsável pela criação da imagem de moda e do conceito transmitido nessa imagem, dando sentido a uma história encenada, criando um life style, uma crônica ou uma narração da vida por meio da fotografia. É ele quem escolhe e reúne roupas, acessórios, locação e modelos que irão transmitir o conceito da marca ou da coleção. Suas ações são orientadas por um briefing, no qual se abordam todos os detalhes específicos do tema e o que se deseja alcançar com a produção.
Com relação a esse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. Como há muitas pessoas envolvidas em uma sessão de fotos, é possível que a dispersão ocorra, comprometendo-se o cronograma, o que mostra como o briefing e o roteiro são fundamentais para a otimização e conclusão do trabalho conforme planejado.
II. A comunicação com a equipe é essencial para consolidação das ideias, pois, por meio dela, são recapituladas as referências visuais relativas ao ensaio, casting de modelo, poses e opções de cabelo e maquiagem.
III. Uma sessão de fotos é uma produção complexa que envolve muitas pessoas, adereços e equipamentos, sendo assim, o produtor é fundamental na organização de todos esses elementos, orientando a equipe durante a sessão.

É correto o que se afirma em
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Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188265 Vestuário, Moda e Estilismo
O marketing tradicional segmenta o mercado em grupos, com base em seus perfis geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais. A segmentação costuma ser seguida pela definição do mercado-alvo, com base na atratividade e na adequação desses segmentos à marca.
KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017 (adaptado).
Em 2022, uma marca firmou parceria com uma emissora de televisão, estreando uma campanha em um reality show. Logo na primeira semana de exposição no reality, a campanha alcançou quase 100 mil interações em seus canais digitais. Seguindo a estratégia de acompanhar o que acontece no reality, explorar em suas redes sociais e monitorar integralmente as oportunidades, a marca reforça o compromisso de estar onde, quando e como o consumidor quiser, por meio de diferentes canais de venda como site, aplicativo e redes sociais.
Disponível em: https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/noticias-de-impacto. Acesso em: 23 jun. 2022 (adaptado).

Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A campanha de marca mencionada no texto é um exemplo de como o marketing digital, devido ao uso de múltiplas plataformas para alcançar o consumidor, inviabiliza a segmentação de mercado, utilizada pelo marketing tradicional.
II. Na mencionada campanha foram utilizadas estratégias de marketing digital explorando-se o reality nas redes sociais como forma de aproximar a marca do seu público, além de conquistar um novo segmento de clientes.
III. As variáveis de segmentação tradicional geográfica e demográfica analisam estilo de vida, aspirações sociais, autoimagem e percepção de valores, permitindo definir-se o perfil do público-alvo por meio das redes digitais.
É correto o que se afirma em
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Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188264 Vestuário, Moda e Estilismo
O conceito de sustentabilidade está pautado no relatório “Nosso futuro comum”, criado pela comissão mundial de meio ambiente em 1937. Nele, se afirma que “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer que as futuras gerações atendam às suas”. Essa premissa está inclusa na Lei de Educação Ambiental n. 9795/99 e também no artigo 225 da Constituição Federal.
Nesse contexto, algumas empresas e a sociedade em geral vêm desenvolvendo ações baseadas no tripé social, ambiental e econômico que define a sustentabilidade. Um exemplo dessas ações é o cultivo do algodão orgânico com certificações ambientais, visto que é desprovido de agrotóxicos de alto impacto utilizados no cultivo convencional desse produto.

Considerando ostextos apresentados e o uso do algodão orgânico na produção têxtil, avalie as afirmações a seguir.
I. A produção certificada da fibra de algodão orgânico é uma das estratégias viáveis para o desenvolvimento sustentável de produtos de menor impacto na cadeia têxtil.
II. O desenvolvimento sustentável baseia-se em uma forma de produção com foco na viabilidade econômica, preservação do meio ambiente, e seus recursos naturais, e no bem-estar social.
III. A produção do algodão convencional contribui para o bem-estar social e, em sua maior parte, provém da agricultura familiar de pequenos produtores.

É correto o que se afirma em
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Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188263 Vestuário, Moda e Estilismo
O produto de “moda” passou a ser entendido como algo útil enquanto estiver “na moda”. Logo, o ciclo de vida desse produto ainda é compreendido por abordagens que presumem as seguintes etapas: introdução, crescimento, desenvolvimento, maturidade e declínio, ou seja, as etapas entre “entrar na moda e sair de moda” ocorrem em espaços de tempo cada vez menores.
BERLIM, L. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2012 (adaptado).

Acerca da busca do desenvolvimento de produtos mais sustentáveis no campo da moda, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O designer de moda, que atua com foco na sustentabilidade, pode desenvolver produtos voltados para a economia circular, passíveis de serem desconstruídos e inseridos em nova cadeia.
PORQUE
II. O manejo dos têxteis voltados para a melhoria dos tecidos, utiliza alto consumo de água e energia, além de liberar vários resíduos poluidores, forma de trabalho que compromete a sustentabilidade na produção de vestuário.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188262 Vestuário, Moda e Estilismo
Na indústria da moda, o desenvolvimento de produtos é um processo crítico e muito desafiador. Isso se deve ao fato de que comumente os produtos são desenvolvidos em coleções em vez de produtos individuais, o que aumenta a necessidade de serem gerenciados simultaneamente. O processo de desenvolvimento de produtos passa por várias etapas: pesquisa, planejamento, criação, prototipagem, produção, dentre outras até a sua disponibilização no mercado.
MERINO, G. S. A. D.; VARNIER, T.; MAKARA, E. Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos—GODP— aplicado à prática projetual no design de moda. ModaPalavra e-periódico, v. 13, n. 28, p. 8-47, 2020 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O setor de criação é responsável pela pesquisa e criação dos esboços, que serão transformados em desenhos técnicos e, posteriormente, passarão para a linha de produção.
II. Nas etapas de pesquisa e planejamento da coleção, buscam-se informações sobre mercado, consumidores e produtos, que servem de apoio para a criação de peças com mais assertividade.
III. Na etapa de prototipagem, verifica-se a materialização dos modelos da coleção, para, então, analisar-se a viabilidade produtiva e comercial do produto.

É correto o que se afirma em
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Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188261 Vestuário, Moda e Estilismo
O produto de moda é um artefato de grande influência no cotidiano das pessoas e, portanto, o mercado da moda necessita, cada vez mais, de profissionais que desenvolvam produtos com aspectos relacionados à ergonomia. Há, atualmente, grande preocupação em criar e desenvolver produtos de moda viáveis, ou seja, que estejam de acordo com a metodologia projetual que atenda às necessidades de diferentes usuários, como, por exemplo, proporcionar facilidade de manejo no que diz respeito aos dispositivos de abertura/ fechamento, bom caimento e mobilidade, o que resulta na elaboração de um vestuário inclusivo.

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O design inclusivo deve estar focado no desenvolvimento de alternativas que atendam às limitações do usuário, a fim de permitir a realização das atividades diárias.
II. O design centrado no usuário está embasado na observação de suas necessidades e preferências, tendo como foco a atenção ao usuário e pautando o desenvolvimento do produto em características específicas.
III. O design inclusivo abrange o desenvolvimento de produtos facilitadores para cada necessidade, além de englobar aspectos estéticos, a fim de se criar um produto atrativo ao usuário.

É correto o que se afirma em
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Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188260 Vestuário, Moda e Estilismo
Considere que, na elaboração de uma coleção de moda, o designer de uma empresa tenha utilizado detalhes como bordados, franjas, couro, calças boca de sino, tingimento e estampas com elementos provenientes da natureza.
Com base na situação apresentada, é correto afirmar que os elementos utilizados na criação da mencionada coleção são uma releitura do contexto social da década de
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Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188259 Vestuário, Moda e Estilismo
Mix de produtos é o nome que se dá à variedade de produtos oferecidos por uma empresa. Ao planejar e desenvolver uma coleção, deve-se considerar qual mix a empresa já possui e definir se ele será mantido, reduzido ou ampliado.
TREPTOW, D. Inventando Moda: planejamento de coleção. São Paulo:Treptow, 2013 (adaptado).
O mix de produto, em uma coleção, é dividido em três categorias:
1) modelos que trazem as tendências do momento de formas, cores e texturas; 2) peças que trazem tendências atuais ou futuras com atributos mais conceituais, podendo estar ou não em todas as coleções; 3) modelos presentes em quase todas as coleções, peças funcionais, que são garantia de venda em todas as estações.
Com base nasinformações apresentadas, assinale a opção que indica,respectivamente, a denominação das categorias de uma coleção.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188258 Vestuário, Moda e Estilismo
Um empreendedor de moda precisa ser criativo e integrado ao setor, além de ter capacidade administrativa para gerenciar negócios. No empreendedorismo, o plano de negócios é um documento utilizado para planejar e delinear a estratégia de ação da empresa. Na sua elaboração, a etapa da pesquisa de comportamento de consumo é essencial para o desenvolvimento dos produtos de moda, pois, com tais dados, a criação de novos produtos terá como referência as preferências do consumidor, garantindo-se maior sucesso nas vendas e no negócio.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 (adaptado).

Considerando as pesquisas que servem de base a um plano de negócios e a um perfil empreendedor e criativo, avalie as afirmações a seguir.
I. A ação de pesquisa em desenvolvimento de produtos de moda envolve coleta de informações e referências, tais como amostras de materiais, referências têxteis e informações sobre cores, que servirão de base para o desenvolvimento dos produtos.
II. A pesquisa de mercado analisa o segmento, o público, a concorrência, os fornecedores e a questão ambiental e, a partir disso, é feito um breve histórico do mercado nos últimos anos e uma análise das tendências para os próximos anos, resultados que contribuirão para mais assertividade no desenvolvimento dos produtos.
III. A pesquisa de comportamento referente à moda está inserida no contexto histórico-social, sendo levantadas informações acerca da forma como as pessoas estão se comportando, para interpretar quais são seus anseios e, em consequência, o que elas irão preferir consumir, o que acaba influenciando as tendências de mercado.
É correto o que se afirma em
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Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188257 Vestuário, Moda e Estilismo
O trabalho de marketing de moda necessita de sensibilidade para se compreender o mercado e descobrir tendências, procurando desenvolver coleções que não apenas agradem, mas, sobretudo, também encantem os clientes. Para tanto, a empresa deve saber investir em marca e em preço, quando este for relevante, além de serviços que ajudem o cliente a comprar. Por certo, precisa-se compreender o composto de marketing, e isso passa pela compreensão da força da marca, das embalagens, que circulam como símbolo de posse e de status, e do preço, esse argumento tão decantado pelos lojistas que, nem sempre, significa restrição à compra; muito pelo contrário, pode ser, em muitos casos, a valorização da marca. Outro ponto é o entendimento sobre o composto de promoção, o tripé formado por propaganda, promoção de vendas e venda pessoal. Além disso, é também imprescindível que as empresas da moda invistam tempo e recursos para distribuir seus produtos nos mercados de maior potencial.
COBRA, M. Marketing e moda. São Paulo: Senac, 2007 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O marketing de moda está diretamente relacionado ao investimento em pesquisas de mercado, as quais possibilitam conhecer cada segmento, visando criar um sistema ágil de informações para a tomada de decisão.
II. O visual merchandising de moda é elaborado a partir de um plano que conduza as pessoas pelo ponto de venda, gerando circulação, criando experiências e estabelecendo pontos focais que permitam evidenciar o que se deseja destacar.
III. A distribuição dos negócios de moda implica desenvolver uma rede própria ou de terceiros para colocar seus produtos nos pontos mais atraentes e, ainda, disponibilizar a coleção no mercado, no momento certo e a tempo certo.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188256 Vestuário, Moda e Estilismo
Moda refere-se ao gosto ou ao estilo popular atual; o designer de moda expressa o zeitgeist, ou espírito do tempo, em seu trabalho. A moda muda constantemente, e espera-se que o estilista inove a cada estação. Por causa dessa constante pressão pelo novo, é necessário aprofundar cada vez mais as pesquisas de moda e ir além, em busca de nova inspiração e meios de interpretá-la nas coleções.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda: pesquisa e design. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).

Considerando asinformações do texto e a relevância da pesquisa para o desenvolvimento de uma coleção, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Conforme a metodologia projetual, o designer de moda deve ser um pesquisador que busca conhecer o mundo por várias óticas, um colecionador em busca de novas ideias para o desenvolvimento dos projetos.
PORQUE
II. A função do designer é apresentar novas soluções, considerando fatores socioeconômicos, tecnológicos e culturais no desenvolvimento de produtos que carregam apelos estéticos, simbólicos e ergonômicos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188255 Vestuário, Moda e Estilismo
Suponha que duas sócias tenham decidido empreender uma confecção de camisetas. Para esse empreendimento, será necessária a aquisição de maquinário apropriado para a confecção das peças, cujo tecido base é a malha 100% CO.
A imagem a seguir representa o modelo escolhido.

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Considerando a situação apresentada, verifica-se que, para a produção fabril própria, é ideal a aquisição de máquinas
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188254 Vestuário, Moda e Estilismo
No desenvolvimento dos produtos demoda, há várias etapas e profissionaissetorizados que se comunicam entre si. Durante a montagem das peças de vestuário, esses profissionaisseguem a sequência operacional do produto, descrita em uma ficha técnica.
A esse respeito, analise a montagem de uma camisa, cujo modelo é apresentado na figura a seguir.
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Assinale a opção que apresenta corretamente uma sequência operacional de montagem da camisa mostrada na figura.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188253 Vestuário, Moda e Estilismo
As características dos tecidos que serão escolhidos para a construção de uma peça deverão ser levadas em consideração durante todo o processo, de confecção da criação à execução final. No momento de montar o plano de corte a ser posto sobre o enfesto, a relação entre o tecido e o fio de cada um dos moldes é fundamental para o bom caimento da peça depois de pronta.
ARAUJO, M. Tecnologia do vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A linha do fio indicado no molde é responsável pela posição emque essemolde será posto sobre o tecido. II. A posição da linha do fio é marcada em relação a ourela do tecido e corre paralela a ela. III. O fio enviesado forma-se na diagonal da trama com o urdume e melhora o aproveitamento de tecido. IV. A direção do fio longitudinal tem mais estabilidade dimensional do que a direção transversal.
É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188252 Vestuário, Moda e Estilismo
A modelagem tem função participativa e ativa nos movimentos articulares, pois alguns músculos encolhem 30% da sua medida natural na posição anatômica (ou posição zero). Para atender a uma ordem na execução de um movimento, o cuidado com o cálculo determina a construção da peça, pois ela trabalhará simultaneamente com o corpo.
GRAVE, M. A moda-vestuário e a ergonomia do hemiplégico. São Paulo: Escrituras Editora, 2010 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os conhecimentos de ergonomia relativos à metodologia projetual são necessários à moda, sendo de ampla aplicação (do vestuário aos acessórios), visando-se à melhor adequação dos produtos aos seus usuários.
PORQUE
II. A ergonomia de concepção e os estudos antropométricos contribuem diretamente no desenvolvimento da modelagem, proporcionando ao produto segurança, conforto, praticidade, usabilidade e funcionalidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188251 Vestuário, Moda e Estilismo
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Na imagem apresentada, identifique o que significam, respectivamente, os números 1, 2, 3 e 4 e assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188250 Vestuário, Moda e Estilismo
A modelagem plana computadorizada é uma ferramenta tecnológica que permite desenvolver moldes bidimensionais por meio de sistemas computadorizados e automatizados que otimizam a produção. Esse tipo de processo auxilia na flexibilidade do desenvolvimento de produtos, pois propõe soluções mais ágeis. Em compatibilidade com o sistema, o software de modelagem 3D tem sido um aliado no desenvolvimento de prototipagem das peças de vestuário, eliminando a necessidade de protótipos intermediários.
GUERREIRO, J. A. Novas tecnologias aplicadas à moda: design, produção, marketing e comunicação. Fortaleza: Editora Senac Ceará, 2015 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A construção de protótipos de roupas em softwares 3D de vestuário proporciona precisão e rapidez na modelagem e no drapejamento, permitindo a criação de várias camadas de roupas.
II. A utilização de softwares 3D de vestuário permite fazer a modelagem de roupas da mesma forma como se modela em um plano 2D, havendo restrição à simulação de tecidos.
III. A modelagem computadorizada 3D proporciona ao projetista noção mais clara do corpo humano em relação às representações bidimensionais estáticas.
IV. O uso de protótipos de roupas em softwares 3D oferece flexibilidade da manipulação direta do protótipo virtual, resultando em representação mais próxima a objetos do mundo real.

É correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188249 Vestuário, Moda e Estilismo
A modelagem tridimensional é o método característico da alta-costura, mas vem sendo empregada no desenvolvimento de peças para a confecção industrial, por meio do uso de manequins de prova, confeccionados em medidas padronizadas. Nesse método, o tecido é ajustado sobre o manequim de maneira a obter o caimento indicado no desenho de moda ou desenho técnico.
TREPTOW, D. Inventando Moda: planejamento de coleção. São Paulo: Treptow, 2013 (adaptado).

A figura a seguir representa a preparação do tecido para a construção de uma saia básica utilizando-se a técnica de modelagem tridimensional.
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Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Para calcular o comprimento da saia, deve-se medir a partir da linha da cintura até a linha da lateral. II. Para encontrar a altura do quadril, deve-se medir a partir da linha da cintura até a linha do quadril. III. Para marcar o centro da saia, deve-se fazer um traço ou puxar o fio do tecido verticalmente em ângulo reto (90°) em relação à linha do quadril.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Tecnologia em Design de Moda |
Q2188248 Vestuário, Moda e Estilismo
O desenho técnico é um item importante da ficha técnica de vestuário, pois contém as especificações necessárias para a execução da modelagem.
A imagem a seguir apresenta um desenho técnico de vestuário.

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Considerando as informações apresentadas no texto e no desenho técnico de vestuário, assinale a opção correta, relativa a detalhes (enumerados) que compõem a bermuda.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: C
5: B
6: E
7: E
8: C
9: D
10: E
11: E
12: A
13: D
14: A
15: D
16: A
17: B
18: D
19: D
20: B