Questões de Vestibular FEEVALE 2018 para Vestibular de Verão - Prova Objetiva
Foram encontradas 4 questões
Faroeste Caboclo é o título original de uma canção gravada pela banda Legião Urbana em 1987. É uma história de amor, violência e morte no Brasil do século XX, que se utiliza do termo “faroeste” ou farWest, popular gênero literário na segunda metade do século XIX.
Essas histórias de faroeste representavam episódios bem específicos da história dos EUA, sobre os quais se fazem algumas afirmações.
I- Assim como na canção, as histórias de faroeste apresentavam violência e morte contra as populações indígenas locais que iam sendo dizimadas durante a conquista do oeste dos EUA.
II- A conquista do oeste também foi marcada pela “corrida do ouro”, que levou aos EUA milhões de migrantes de diferentes locais do mundo atrás da riqueza recém descoberta.
III- Novidades como as estradas de ferro e a urbanização espalhavam-se pela América nessa época, favorecendo a integração e a convivência pacífica dos povos, fossem de origem europeia, africana ou ameríndia.
Com base nas afirmações, assinale a alternativa correta
“Constituição é a Lei Maior de uma sociedade politicamente organizada. É o modo pelo qual se forma, se estabelece e se organiza uma sociedade. As constituições podem ser classificadas quanto ao conteúdo, como materiais e formais. Do ponto de vista material, Constituição seria um conjunto de normas que disciplinam a criação do Estado, da sua estrutura básica, das atribuições de seus órgãos, dos limites de poder, dos direitos dos indivíduos, dos grupos e da sociedade como um todo”.
(Adaptado de: MAFRA FILHO, Francisco. Constituição: Conceito. Princípios Fundamentais do Estado Democrático de Direito. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2018).
O Brasil teve diferentes Constituições, sendo a primeira de 1824, e a mais recente, a de 1988. As alternativas que seguem apresentam características dessas Constituições, exceto:
A partir do tema da charge, fazem-se as seguintes afirmações.
I- A Consciência Negra é celebrada no dia 20 novembro, em homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência e líder do maior quilombo existente no Brasil no período colonial.
II- A charge retrata a desigualdade social que predomina na sociedade brasileira, manifestada em menores salários e oportunidades de trabalho e estudo para afrodescendentes. Visando a amenizar essas diferenças, foram criadas leis que destinam cotas em concursos públicos e em processos seletivos de instituições públicas de ensino para candidatos autodeclarados negros ou pardos.
III- O Movimento Negro tem atuado de forma ativa nas últimas décadas, reivindicando direitos para a população negra. Entre as principais conquistas, está a definição do racismo como crime inafiançável na Constituição de 1988, além da lei n. 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade da inclusão das temáticas de história da África e da cultura afro-brasileira em todos os currículos escolares das redes de ensino, da educação básica à superior.
Marque a alternativa correta.
A partir do mapa da divisão político-administrativa, considere verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmações que seguem sobre a organização do território brasileiro.
( ) A organização político-administrativa brasileira compreende as unidades da federação, constituída por 26 estados e pelo Distrito Federal, onde está localizada a capital do país, Brasília, desde 1960.
( ) A última alteração na organização do território brasileiro ocorreu em 1988, quando a Constituição determinou a criação do estado do Tocantins a partir do desmembramento de Goiás, a elevação de Roraima e Amapá à categoria de estados autônomos e a incorporação de Fernando de Noronha ao estado de Pernambuco.
( ) A divisão do Brasil em regiões político-administrativas é atribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem o objetivo de reunir estados com traços físicos, humanos, econômicos e sociais comuns. A regionalização político-administrativa divide o país atualmente em cinco regiões.
Marque a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.