Questões de Vestibular CÁSPER LÍBERO 2010 para Vestibular
Foram encontradas 17 questões
(...) O sapo-tanoeiro, Parnasiano aguado, Diz: – “Meu cancioneiro É bem martelado.
Vede como primo Em comer os hiatos! Que arte! E nunca rimo Os termos cognatos.
O meu verso é bom Frumento sem joio. Faço rimas com Consoantes de apoio.
Vai por cinqüenta anos Que lhes dei a norma: Reduzi sem danos A fôrmas a forma.
Clame a saparia Em críticas céticas: Não há mais poesia, Mas há artes poéticas...” (...)
Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma, A alma é que estraga o amor. Só em Deus ela pode encontrar satisfação, Não noutra alma. Só em Deus – ou fora do mundo. As almas são incomunicáveis. Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo. Porque os corpos se entendem, mas as almas não.
Texto I
“DIABO – Pois entrai! Eu tangerei e faremos um serão. Essa dama, é ela vossa? FRADE – Por minha a tenho eu, E sempre a tive de meu. DIABO – Fizestes bem, que é formosa! E não vos punham lá grosa [reprovação] No vosso convento santo? FRADE – E eles fazem outro tanto! DIABO – Que coisa tão preciosa... Entrai, padre reverendo! FRADE – Para onde levais gente? DIABO – Para aquele fogo ardente Que não temestes vivendo. (...) FRADE – (...) Como? Por ser namorado E folgar com uma mulher Se há-de um frade perder, Com tanto salmo rezado?”
Texto II
“(...) 27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]. (...) 45. Deve-se ensinar aos cristãos que quem vê um carente e o negligencia para gastar com indulgências obtém para si não as indulgências do papa, mas a ira de Deus. (...) 48. Deve ensinar-se aos cristãos que, ao conceder perdões, o papa tem mais desejo (assim como tem mais necessidade) de oração devota em seu favor do que do dinheiro que se está pronto a pagar. (...)”
Sobre esses autores, é correto afirmar: