Questões de Vestibular CESMAC 2015 para Prova Medicina-2015.2- 1° DIA- PROVA TIPO-2
Foram encontradas 7 questões
Um grupo de estudantes de Medicina da CESMAC foi encarregado de realizar uma pesquisa sobre distúrbios gastrointestinais que estavam acometendo uma grande quantidade de pessoas no Estado de Alagoas, em municípios situados na unidade de relevo indicada pelo número 3, esquematicamente representada na figura a seguir. Com base nos dados apresentados no bloco-diagrama, é correto afirmar que a área investigada dessa situação médica hipotética estaria situada na seguinte unidade do relevo alagoano:
❶ - Sedimentos do Grupo Barreiras (terciário/quaternário)
❷ - Sedimentos Flúvio-marinhos quaternários
No decorrer da história, as cidades vêm desempenhando funções importantes no processo de ocupação do território. A caracterização da Rede Urbana do Brasil vem sendo realizada há vários anos e identifica diversas aglomerações no país, sendo algumas de caráter metropolitano, além daquelas que são centros regionais e centro sub-regionais. Essa classificação baseia-se em diversas características.
Assinale-as.
1) Diversificação de atividades industriais e de serviços.
2) Identidade de clima e de biodiversidade.
3) Aplicação rigorosa ou não dos princípios do Ecodesenvolvimento.
4) Centralidade.
5) Presença de centros de decisão econômica e financeira.
6) Intensidade da troca de informações entre os centros de decisão instalados na cidade e a rede urbana do país e do mundo.
Estão corretos:
“A relação entre o clima o pensamento e as ações do homem está presente em todas as partes aonde este vá. O clima mais adequado para um rápido progresso humano, pelo menos do ponto de vista material, está nas zonas úmidas das latitudes médias superiores, nas quais se encontram as civilizações mais altamente desenvolvidas do mundo. Dentro dessas regiões, como o clima é estimulante, o homem é demasiadamente enérgico para passar de maneira indolente o tempo.”
(Texto de Earl C. Case e Daniel R. Bergsmark)
O texto, pelas argumentações apresentadas, revela que os autores assumem, na ciência geográfica, uma postura nitidamente
As situações atmosféricas de estabilidade e instabilidade exercem um papel de destaque para o aumento da poluição do ar ou para a dispersão desta. Com relação a este fato, observe a figura a seguir, correspondente a um corte hipotético na troposfera terrestre, no qual se verificam dois quadros atmosféricos distintos.
Com base nos dados acima, é correto afirmar que:
1) a situação 1 corresponde a uma localidade situada no Hemisfério Sul do planeta, e contribui para a forte dispersão de poluentes.
2) a situação 2 corresponde ao comportamento do ar atmosférico num centro de baixas pressões.
3) a situação 1 indica a presença de um anticiclone no Hemisfério Norte; trata-se de uma situação atmosférica de ar estável.
4) a situação 2 representa a dinâmica atmosférica num ciclone no Hemisfério Norte; é uma situação atmosférica de ar instável.
5) ambas as situações de instabilidade atmosférica condicional se verificam no Hemisfério Sul e implicam num aumento considerável da poluição atmosférica sobre grandes centros urbanos.
Estão corretas apenas:
Define-se poluição atmosférica como sendo “a presença de substâncias estranhas na atmosfera por produtos resultantes da atividade humana ou por processos naturais, em concentrações suficientes para interferir direta ou indiretamente na saúde, na segurança e no bem-estar dos seres vivos.”
Os efeitos nocivos da poluição do ar à saúde humana variam de acordo com as seguintes condições:
1) instalação de um ar frio e seco sobre uma determinada área industrial.
2) natureza dos poluentes.
3) condições prévias de saúde dos indivíduos expostos.
4) concentração dos poluentes
5) condições em que ocorrem as exposições aos poluentes.
Estão corretos:
São feitas, a seguir, algumas considerações gerais sobre o ambiente semiárido brasileiro. Identifique aquelas que estão corretamente formuladas.
1) Quando a agricultura começou a se estender pela região semiárida do Nordeste brasileiro, a maior parte da área era ocupada por grandes fazendas de criação de gado, utilizando-se do pasto nativo com pequenos subsistemas de roçados para alimentação dos trabalhadores, sistema muito vulnerável às condições ambientais.
2) O conceito de “convivência com o semiárido” surgiu em oposição ao conceito de “luta contra as secas”. O foco de transição de um conceito para o outro partiu da constatação de que as secas fazem parte do clima e que não há razão de lutar contra o clima.
3) Atualmente, em diversas áreas do semiárido brasileiro, os bovinos dividem espaço com caprinos e ovinos, sendo que estes dois últimos passaram a ganhar maior importância à medida que foram surgindo os sistemas de produção familiar.
4) As secas que periodicamente atingem o Nordeste brasileiro, deixando, em geral, uma série de graves problemas econômicos e sociais na região, são acarretadas diretamente pelo forte aquecimento superficial das águas do Atlântico Sul.
5) O ecossistema predominante no semiárido brasileiro é rico em biodiversidade, mas é relativamente frágil. Na maior parte da região, os subsolos são rochosos, o que não permite o crescimento de árvores de grande porte, exceto nos baixios, nos quais predominam as aluviões.
Estão corretas:
Uma determinada enfermidade de natureza infecciosa bacteriana prolifera bem mais intensamente numa região climática que apresenta dominantemente as seguintes características: temperaturas elevadas durante todo o ano; umidade relativa média anual superior a 80%; ausência de estação seca; chuvas abundantes e de caráter convectivo; precipitação média anual superior à evapo-transpiração potencial média anual. Essa situação é plenamente observada no domínio climático indicado pelo número: