Questões de Vestibular CESMAC 2016 para Prova Medicina- 2016.2- 1° DIA- PROVA TIPO 1
Foram encontradas 7 questões
Grandes grupos de idade % Anos 0 – 14 anos 15 -64 anos 65 e mais 1980 38,20 57,68 4,01 1991 34,72 60,45 4,83 1996 31,54 62,85 5,35 2000 29,60 64,55 5,85 2010 24,08 68,54 7,38
Analise os percentuais apresentados e assinale a alternativa correta.
1) Dentro dos pediplanos cristalinos, encontram-se ainda numerosas bacias sedimentares, geralmente limitadas por falhas geológicas, que contêm recursos hídricos de subsuperfície, fundamentais ao abastecimento de água para as populações ali residentes. 2) A maior parte da costa da região nordestina está ocupada pela unidade de relevo denominada “Costa de Barreiras, que se estende entre o Recôncavo Baiano e o delta do Parnaíba. Um fato marcante dessa área é a presença dos Tabuleiros. 3) Nas latitudes onde se encontra a bacia hidrográfica do Parnaíba, há uma redução considerável da radiação de ondas longas emitida pelo Sol, sobretudo em março e em setembro, que favorece a proliferação de infecções bacterianas. 4) A Depressão Sertaneja apresenta chuvas concentradas em curto período do ano e extensa estação seca, mas os problemas de salinização dos solos verificam-se somente nas áreas de encostas, prejudicando o abastecimento de água para as cidades e povoados. 5) Os sistemas atmosféricos atuantes sobre o Nordeste brasileiro são responsáveis por uma notável heterogeneidade climática, especialmente no tocante aos regimes pluviométricos. Os climas sertanejos dessa região constituem exceção em relação aos climas zonais peculiares às faixas de latitudes similares.
Estão corretas :
Conforme o texto, a expectativa é que a população mundial continue crescendo. De acordo com dados já divulgados, o aumento previsto pela ONU está projetado para:
Com relação ao fato observado na imagem abaixo, analise as proposições a seguir.
1) As causas das enchentes estão associadas a fenômenos eminentemente naturais e a ações de origem antrópica ou, em muitos casos, da combinação dos dois fatores, sobretudo em áreas de planície aluvial.
2) Duas áreas da calha fluvial podem ser atingidas pelas águas que chegam até ela, ou seja, o leito menor e o leito maior. As áreas do leito maior são atingidas excepcionalmente durante eventos pluviométricos extremos que ocorrem no intervalo de tempo, às vezes, décadas.
3) O destino inadequado do lixo, a drenagem deficiente e a impermeabilização dos solos, em áreas urbanas, são fatores secundários na ocorrência de alagamentos urbanos, sobretudo nas áreas de planície flúvio-marinha e próximas ao nível do mar.
4) A ocupação irregular do solo, em áreas urbanas, é um fator importante para a ocorrência de enchentes e alagamentos; contudo, os Planos Diretores e Urbanísticos das cidades brasileiras não contemplam esse assunto.
5) Revitalização de rios, aumento das áreas verdes urbanas, bacias de retenção, bacias de infiltração, captação da água da chuva são soluções que podem minimizar o problema das enchentes e dos alagamentos nos espaços geográficos urbanos.
Estão corretas:
Observe atentamente a figura esquemática a seguir.
O que esta figura está representando?