Questões de Vestibular UNB 2011 para Vestibular, Prova 2
Foram encontradas 38 questões
Considerando-se que, para extrair DNA de uma célula, seja necessária a destruição das membranas, é correto inferir que, para tal procedimento, as células devam ser expostas a um detergente.
Infere-se do texto, a partir da sequência de Fibonacci, que a distribuição das folhas em torno do caule facilita a exposição das folhas à luz e, consequentemente, o anabolismo de carboidratos.
No cerrado, espécies de plantas com maior investimento em área foliar levam vantagem em relação às que investem mais em raízes.
Ao citar a ordem e as famílias de peixes elétricos, o texto faz referência a relações filogenéticas não hierarquizadas.
O poraquê é uma espécie caracterizada por sua ampla distribuição geográfica.
O mecanismo referido no texto ocorre devido à inversão do potencial da membrana das células com núcleo organizado, que se origina do folheto embrionário endoderma, como consequência do influxo do íon Ca2+ .
Os peixes elétricos são dotados de adaptações especiais em seus corpos, as quais os isolam de suas próprias descargas elétricas.
Se, na figura II, a seta indica uma junção de adesão entre eletrócitos adjacentes, então as mioeletroplacas se descarregam em tempos diferentes, o que explica a geração de descargas de baixa potência.
A figura abaixo ilustra corretamente os resíduos nitrogenados formados, durante o metabolismo celular, pelos organismos referidos no texto.
Sabendo-se que os peixes elétricos são ovíparos, é correto afirmar que, no desenvolvimento embrionário desses peixes, assim como no de todos os ovíparos, o vitelo do ovo é revestido pelo saco vitelínico, único anexo embrionário presente nesses organismos.
As espécies de peixes elétricos carnívoros produzem mais lipases que as espécies de peixes herbívoros.
O consumo de oxigênio de um organismo da família Gymnotidae, em função da temperatura ambiente, está corretamente representado no gráfico abaixo.
Se a e ß representam, respectivamente, a média e a mediana de todos os valores percentuais incluídos na figura, então | a - ß| > 3%.
Os 4% de sangue que saem do átrio direito para o ventrículo possuem maior concentração de O2 que os 10% que saem do átrio esquerdo.
Um animal cujo coração é semelhante ao ilustrado na figura pertence a uma classe do domínio Eukaria cujos representantes ocupam, durante a fase larval, ambientes aquáticos dulcícolas e, em geral, respiram por brânquias.
Mais de 70% do sangue que entra pelo átrio esquerdo é proveniente de vários órgãos, exceto dos pulmões e da pele.
Um animal cujo coração é semelhante ao ilustrado na figura tem a pele bastante vascularizada e sempre umedecida pela secreção das glândulas secretoras de muco.
Questão Discursiva
Redija um texto, na modalidade padrão da língua portuguesa, apresentando as diferenças anatômicas entre o coração esquematizado na figura e o coração de um indivíduo adulto da classe Mammalia. Apresente, ainda, as implicações dessas diferenças do ponto de vista fisiológico.
O espaço reservado acima é de uso opcional, para rascunho. Não se esqueça de transcrever seu texto para o Caderno de Respostas.
Considerando-se que a eliminação de patógenos seja efetuada pelo sistema imunológico, é correto inferir que indivíduos infectados pelo H. pylory apresentam deficiência na produção de anticorpos.
Considerando-se que a PgE2 é um indutor tumoral e que os corticoides são hormônios produzidos nas glândulas adrenais, é correto inferir que a superestimulação dessas glândulas pode induzir progressão tumoral.