Questões de Vestibular UNB 2022 para Vestibular - 1º Dia
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Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.
O registro de datas para cada fragmento escrito, a
predominância do relato sobre fatos do cotidiano e a
presença de reflexões pessoais sobre eventos diversos
indicam que o texto apresentado consiste em um diário.
Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.
O relato datado de 7 de setembro de 1960, no qual a data
nacional é referida apenas como um “feriado”, revela o
distanciamento da narradora, uma trabalhadora, em relação
ao sentimento cívico criado em torno da comemoração da
Independência do Brasil.
Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.
O estilo literário de Carolina Maria de Jesus é caracterizado
por períodos longos, compostos por coordenação e
subordinação, contendo descrições detalhadas e elipses, que
favorecem o aprofundamento das reflexões da narradora
sobre a sociedade e sobre si mesma.
Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.
No texto, Carolina Maria de Jesus mostra de que maneira o
dia comemorativo da Independência do Brasil, tal qual
também ocorrera em outro momento com a Semana de Arte
Moderna de 1922, apresenta-se como uma oportunidade de
união, em que as diferenças, sobretudo as de classe, são
postas de lado em nome do lugar aglutinador ocupado pela
nação.
Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.
A publicação de Quarto de Despejo e, posteriormente, a de
Casa de Alvenaria constituem marcos isolados da literatura
produzida nas periferias das grandes cidades brasileiras, sem
impacto na produção literária das primeiras décadas do
século XXI.
Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.
A obra Proclamação da Independência foi idealizada para
enaltecer a participação e a representação da população
brasileira no movimento de Independência do Brasil.
Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.
Em sua obra, François René Moreaux intencionou
representar o envolvimento dos súditos com o feito do
príncipe.
Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.
A ausência de representatividade de negros na obra de
François René Moreaux constitui índice que permite inferir a
discriminação da população negra em relação à vida política
brasileira, o que explicaria o fato de ela não se sentir
motivada, ainda quase um século depois da proclamação da
independência, a comemorar o feriado de 7 de setembro, tal
como se pode observar no fragmento da obra Casa de
Alvenaria.
Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.
A indiferença com a população negra está refletida na obra
Proclamação da Independência, por meio da retratação dos
camponeses, cujas vestimentas reproduzem características
europeias, e no texto de Carolina Maria de Jesus, por meio
do relato da tranquilidade do feriado.
Considerando a obra artística representada na imagem precedente, o fragmento de texto extraído da obra de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1961, bem como as características e a repercussão da produção literária dessa autora, julgue o item a seguir.
O caráter celebratório do 7 de setembro, conhecido como o
dia da Independência do Brasil, apresenta sempre o risco de
a data ser apropriada de maneira a exaltar o país, fazendo
esquecer das contradições que continuam sendo parte das
relações sociais no Brasil.
Considerando o fragmento do poema de Cecília Meireles
apresentado, que compõe a obra Romanceiro da Inconfidência,
publicada em 1953, julgue o próximo item.
No poema, é recontado fato histórico brasileiro por meio de
um ponto de vista não oficial, o que se evidencia nos versos
“Atrás de portas fechadas” (primeiro verso da primeira
estrofe) e “Através de grossas portas” (primeiro verso da
segunda estrofe).
Considerando o fragmento do poema de Cecília Meireles apresentado, que compõe a obra Romanceiro da Inconfidência, publicada em 1953, julgue o próximo item.
O vocabulário, a métrica e o sistema de rimas utilizados
nesse poema de Cecília Meireles sinalizam sua recusa à
apropriação da linguagem popular, conforme propuseram as
diferentes gerações modernistas.
Considerando o fragmento do poema de Cecília Meireles apresentado, que compõe a obra Romanceiro da Inconfidência, publicada em 1953, julgue o próximo item.
Um dos eventos históricos a que se refere o poema é a
criação do lema da bandeira do movimento de inconfidência:
“LIBERDADE, AINDA QUE TARDE”.
Considerando o fragmento do poema de Cecília Meireles apresentado, que compõe a obra Romanceiro da Inconfidência, publicada em 1953, julgue o próximo item.
Os poemas do Romanceiro da Inconfidência contêm
elementos característicos da forma clássica pastoril, à
maneira do Arcadismo, o que fica evidente nas imagens
descritas nesse fragmento.
A história está em constante reconstrução. E não é diferente com o processo da Independência do Brasil no contexto de seu bicentenário. O que os holofotes dos historiadores trazem à luz é que, ao contrário do que diziam os antigos livros didáticos, o processo de separação do Brasil de Portugal foi múltiplo, extenso e repleto de violências. “Foi um processo muito mais complexo do que simplesmente D. Pedro I gritar ‘Independência ou Morte’, com muitas camadas e todas as guerras acontecendo naquele momento”, explica a historiadora Lucia Maria Bastos das Neves. Entre 1821 e 1824, foram inúmeros os levantes em lugares como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Cisplatina.
O Estado de S. Paulo, 16/8/2022, p. C6 (com adaptações).
Considerando os sentidos do texto precedente e sua inserção no contexto da Independência do Brasil, julgue o item subsequente.
Reação de tropas portuguesas à decisão de D. Pedro de
proclamar a Independência do Brasil levou a que, em vários
pontos do território, brasileiros, sobretudo populares,
pegassem em armas para garantir a emancipação do país,
como aconteceu, por exemplo, na batalha do Jenipapo, no
Piauí, e nas lutas ocorridas na Bahia.
A história está em constante reconstrução. E não é diferente com o processo da Independência do Brasil no contexto de seu bicentenário. O que os holofotes dos historiadores trazem à luz é que, ao contrário do que diziam os antigos livros didáticos, o processo de separação do Brasil de Portugal foi múltiplo, extenso e repleto de violências. “Foi um processo muito mais complexo do que simplesmente D. Pedro I gritar ‘Independência ou Morte’, com muitas camadas e todas as guerras acontecendo naquele momento”, explica a historiadora Lucia Maria Bastos das Neves. Entre 1821 e 1824, foram inúmeros os levantes em lugares como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Cisplatina.
O Estado de S. Paulo, 16/8/2022, p. C6 (com adaptações).
Considerando o fragmento do poema de Cecília Meireles apresentado, que compõe a obra Romanceiro da Inconfidência, publicada em 1953, julgue o próximo item.
Da afirmativa “a história está em constante reconstrução”
entende-se que o conhecimento histórico é suscitado pelo
presente, de modo que cada presente levanta novas e
diferentes indagações que podem propiciar interpretações
distintas sobre os fatos passados.
Na tarde em que o príncipe dom Pedro e sua guarda de
honra chegaram às margens do Ipiranga naquele célebre dia 7 de
setembro de 1822, o Brasil era majoritariamente negro e africano,
o maior território escravista da América naquele início do século
XIX, cuja rotina era pautada pelo chicote e pela violência contra
os cativos. O novo país independente nascia empanturrado de
escravidão. E assim permaneceria até quase o final do século
XIX. Homens e mulheres escravizados perfaziam mais de um
terço do total da população. Os indígenas, a esta altura já
dizimados por guerras, doenças e invasão de seus territórios,
sequer apareciam nas estatísticas.
Laurentino Gomes. Escravidão (Volume III). Rio de Janeiro:
Globo Livros, 2022 (com adaptações).
Com base na leitura do texto anterior, julgue o item que se segue, concernentes ao período de surgimento do Brasil como Estado-nação.
O texto de Laurentino Gomes sugere que, no Brasil colonial
e no império, as populações originárias foram preservadas,
até como forma de poupar o colonizador e a monarquia de
guerras dispendiosas e de alto risco, portanto, diferentemente
do que ocorreu nas demais colônias americanas, não houve
genocídio indígena no Brasil.
Na tarde em que o príncipe dom Pedro e sua guarda de
honra chegaram às margens do Ipiranga naquele célebre dia 7 de
setembro de 1822, o Brasil era majoritariamente negro e africano,
o maior território escravista da América naquele início do século
XIX, cuja rotina era pautada pelo chicote e pela violência contra
os cativos. O novo país independente nascia empanturrado de
escravidão. E assim permaneceria até quase o final do século
XIX. Homens e mulheres escravizados perfaziam mais de um
terço do total da população. Os indígenas, a esta altura já
dizimados por guerras, doenças e invasão de seus territórios,
sequer apareciam nas estatísticas.
Laurentino Gomes. Escravidão (Volume III). Rio de Janeiro:
Globo Livros, 2022 (com adaptações).
Com base na leitura do texto anterior, julgue o item que se segue, concernentes ao período de surgimento do Brasil como Estado-nação.
Infere-se do texto referido que, superada a hegemonia da
economia açucareira nordestina (séculos XVI e XVII) e da
mineração (século XVIII), a população escrava do Brasil
encontrava-se reduzida e concentrada em algumas porções
do território.
A partir da leitura desse fragmento da crônica de Machado de Assis, publicada em 1876, julgue o item.
No texto, o fato de o narrador considerar a Independência do
Brasil uma “criança” justifica-se pelas controvérsias que
envolvem o relato de como ela teria sido proclamada.
A partir da leitura desse fragmento da crônica de Machado de Assis, publicada em 1876, julgue o item.
O diálogo do narrador com as ideias de “um nobre amigo”,
veiculadas por meio do jornal “Gazeta de Notícias”,
confirma a definição de crônica como um gênero textual que
faz parte ao mesmo tempo das esferas literária e jornalística.