Questões de Vestibular URCA 2019 para Vestibular - Prova II - História \ Geografia \ Português \ Inglês
Foram encontradas 14 questões
“Na Geografia mais tradicional, carregada ora de um empirismo mais descritivo, ora de uma lógica determinista pautada na sobrevalorização do ambiente físico ou natural, a divisão do mundo em “regiões” era feita pela simples distinção entre águas e terras, configurando então os famosos “continentes” fisiográficos (América, Eurásia, África e Oceania), ou ainda pela mais simples diferenciação em faixas climáticas (zona intertropical e zonas temperadas e glaciais).” (HAESBAERT: 2016).
I. Blocos sociopolíticos, dividindo o mundo entre socialismo e capitalismo. II. Associação dos blocos políticos e base econômica dividindo o mundo entre “norte e sul”. III. Associação econômica/política dividindo o mundo entre países “desenvolvidos e subdesenvolvidos”. IV. As grandes “civilizações”, de base cultural.
“Podemos afirmar que é a expressão do meio, ou seja, do ambiente natural e da cultura de uma sociedade; resulta dos usos das técnicas desenvolvidas em cada período, da arquitetura, das atividades econômicas e das características presentes nesse meio”. (MARTINS; BIGOTTO e VITIELLO: 2010. Vol. I).
Essa afirmativa se refere, corretamente, à:
I. A Geografia escolar possibilita compreender as relações sociais, econômicas, culturais, que acontecem no espaço, além de procurar desenvolver a consciência do papel de sujeito transformador do espaço geográfico.
II. Ratzel, em seu livro: Antropogeografia – fundamentos da aplicação da Geografia à História (1882); definiu “o objeto geográfico como estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade”. Atuando, primeiramente na fisiologia e na psicologia dos indivíduos e, depois, essa mesma natureza influenciaria na constituição social, através dos recursos do meio, no qual a sociedade está localizada.
III. A Geografia Crítica considera o conceito de espaço geográfico como o método meramente descritivo dos dados estatísticos onde os relatos de viajantes, missionários e alguns estudiosos comprometem a veracidade das informações, o que provoca uma grande crítica aos livros didáticos que não permitem uma ampla discussão dos temas em sala de aula.
“São áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos. Ao contrário do que sugere o nome, apresentam superfícies irregulares formadas por serras, morros e chapadas. Por definição, situam-se em cotas altimétricas superiores a 300 m. [...] Se distinguem entre si pelas estruturas geológicas que os sustentam, [...] em escudos cristalinos e em bacias sedimentares”. (MAGNOLLI e ARAÚJO: 2005).
Essa afirmativa se refere corretamente à:
Sobre os Aspectos Geológicos da América do Sul, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, e assinale a alternativa correta:
( ) Na América do Sul encontramos as seguintes Unidades Geológicas: Plataforma Sul-Americana; Plataforma Patagônica e Sistema de Dobramentos Modernos.
( ) O Sistema de Dobramentos Modernos na América do Sul é representado pela Cordilheira dos Andes.
( ) O Território brasileiro abrange uma parte do
Escudo das Guianas, Escudo Brasil Central e
Escudo Atlântico.
“Desde o século XVI, a agropecuária tradicional asiática, africana e latinoamericana vem sofrendo mudanças. [...] foi introduzida pelos europeus em suas colônias tropicais a partir do século XVI e é praticada até hoje. É uma monocultura com finalidades comerciais e conta com a aplicação intensiva de capitais para a plantação em larga escala de produtos agrícolas, [...]. Praticada em latifúndios [...] destina-se principalmente ao abastecimento dos mercados externos”. (MARTINS; BIGOTTO e VITIELLO: 2010; Vol. 3)
O texto se refere à:
Após a leitura, com atenção, das afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:
I. A Primeira Revolução Industrial se caracteriza pela substituição da manufatura pela maquinofatura e a Segunda Revolução Industrial se caracteriza pelo uso da eletricidade e do petróleo, responsável pelo impulso na indústria automobilística.
II. A Terceira Revolução Industrial é também chamada de “informacional” e promoveu um grande avanço no fluxo de informações, rapidez dos transportes e formação de redes digitais ocasionando transformações na organização do trabalho.
III. As atuais “transnacionais”, antes
denominadas multinacionais, formaram-se a
partir dos trustes e oligopólios com filiais em
diversos países do mundo.
Abordando os aspectos da Industrialização e sua influência nos Aspectos Demográficos, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, e assinale a alternativa correta:
(1) Migrações Internacionais.
(2) Revolução Médico-Sanitária.
(3) Unidade Familiar de Trabalho.
(4) Estrutura Etária.
(5) Transição Demográfica.
( ) Fluxos de populações que, nesse caso, podemos citar como exemplo, os venezuelanos no território brasileiro.
( ) Ocorre com a contribuição, por todos seus membros, no processo produtivo, mas com a transformação brasileira em um país urbano-industrial, somado ao custo de formação, influenciaram diretamente o comportamento reprodutivo da população.
( ) Sua primeira fase se caracteriza pela redução das taxas de mortalidade e elevado crescimento vegetativo da população; na segunda fase uma redução da natalidade e, consequentemente, do crescimento vegetativo; e na terceira fase, apresenta baixos índices de mortalidade e de natalidade.
( ) Tem reflexo impactante na economia de um país, influenciando nos investimentos do Estado nas áreas de educação infantil; saúde preventiva; assistência social e previdência, entre outros aspectos.
( ) Apesar de sua chegada, em alguns países,
com décadas de atraso, promoveu a queda da
mortalidade nas populações dos países
subdesenvolvidos.
Sobre Urbanização, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O processo de urbanização brasileira foi influenciado pela industrialização após a Segunda Guerra Mundial, com a formação de um mercado interno, tendo à frente as indústrias implantadas no sudeste.
II. As diferenças no ritmo da urbanização são percebidas nas disparidades econômicas regionais e na posição diferenciada que cada região ocupa na economia nacional.
III. A redução do movimento migratório da população nordestina para a região sudeste do Brasil influenciou nitidamente a polarização de Salvador, Recife e Fortaleza sobre as suas próprias áreas e seus raios de abrangência.
IV. A região Sudeste apresenta uma rede urbana complexa, com características de grande modernização das infraestruturas viárias, comunicação, bens, serviços, etc., conforme podemos observar em Curitiba cuja polarização direta abrange Ribeirão Preto, Volta Redonda, Cuiabá e Paraná.
V. A expansão das Regiões Metropolitanas do
Rio de Janeiro e de São Paulo estão
originando a formação de uma Megalópole.
Sobre Globalização, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, e assinale a alternativa correta:
(I) Guerra Fria.
(II) Fundo Monetário Internacional.
III) Conglomerados Internacionais.
(IV) Cidades-Estados.
(V) Divisão Internacional do Trabalho.
( ) Elementos centrais da Globalização, estendendo suas redes produtivas, comerciais e administrativas por diversos países.
( ) É compreendida como produto do intercâmbio internacional e da especialização das economias nacionais.
( ) Marcada pela bipolaridade de poder; estabeleceu-se com a Doutrina Truman (1947) e perdurou até a queda do Muro de Berlim (1989).
( ) Organização política da Antiguidade Clássica; eram unidades políticas soberanas, pois não estavam subordinadas a nenhum poder superior.
( ) Surgiu como fonte de empréstimo de curto
prazo. Os países-membros têm cota de
participação. Desde 1980, tornou-se um intermediário entre bancos e países
devedores.