Questões de Vestibular UEMG 2010 para Vestibular, Prova 01
Foram encontradas 6 questões
A hipercolesterolemia familiar é uma doença genética associada à deficiência do metabolismo lipídico, nomeadamente o transporte e metabolismo do colesterol. É uma doença com transmissão autossômica dominante. Um indivíduo heterozigoto tem 50% de probabilidade de transmissão do alelo para seu descendente. Indivíduos homozigóticos para o alelo, geralmente, morrem em poucos anos de vida, devido à forma grave da doença, caracterizada por hipercolesterolemia precoce. A dieta alimentar, bem como outros hábitos vitais, pode controlar a doença.
Analise, a seguir, o heredograma para um caso de hipercolesterolemia familiar.
Legenda:
Morte por forma grave
Afetados
Desconhecido
Normais
Considerando as informações fornecidas no heredograma e outros conhecimentos sobre o
assunto, afirma-se corretamente que a probabilidade do casal II-3 X II-4 ter uma criança com
hipercolesterolemia grave será correspondente a
Considere a imagem, a seguir:
Só NÃO é uma função da estrutura mostrada, acima
Analise, abaixo, o ciclo de um elemento químico:
Das substâncias a seguir, assinale a única que NÃO possui o elemento evidenciado
pelo ciclo.
Analise o seguinte cladograma, que mostra uma classificação filogenética de um grupo de vertebrados.
( Purves, W. K, Sadava, D, Orians,G. H e Heller, H. C. Vida – A Ciência da Biologia. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2007 p. 436 )
De acordo com esse cladograma (ou árvore evolutiva) e outros conhecimentos sobre as
características dos grupos de vertebrados, só NÃO É CORRETO afirmar que
A formação de coágulos é um processo natural que impede a ocorrência de hemorragias, entretanto a coagulação no interior dos vasos obstrui a circulação sanguínea. O coágulo se forma devido à transformação de uma proteína denominada fibrinogênio em outra proteína em forma de uma rede de malhas finíssimas denominada fibrina, que estanca a hemorragia. Veja, no esquema abaixo, a sequência de reações simplificadas que levam à formação da fibrina e à consequente coagulação do sangue:
Dentre os diversos fatores que podem provocar crises hemorrágicas, SÓ NÃO se inclui
Recentemente assistimos estarrecidos às imagens da destruição causada pelas chuvas e as enchentes no nordeste do Brasil, especialmente nos estados de Alagoas e Pernambuco. Após esse tipo de catástrofe é comum a solidariedade humana ajudar as populações necessitadas com doações de roupas, medicamentos, água e comida. As autoridades tomam medidas emergenciais de socorro e se preocupam muito com a prevenção de várias doenças que podem aumentar a sua incidência.
Nas alternativas abaixo, assinale aquela em que a doença nomeada NÃO tem relação com o fenômeno descrito e suas consequências.