Questões de Vestibular UEMG 2010 para Vestibular, Prova 01
Foram encontradas 5 questões
Leia com atenção o pensamento, a seguir:
“Toda a filosofia é como uma árvore. As raízes são a metafísica, o tronco é a física e os ramos são todas as outras ciências.”
(René Descartes)
Entre 1500 e 1700, houve uma mudança radical na maneira de se conceber a natureza e a sociedade, conforme mostra o fragmento citado.
Em todas as alternativas, abaixo, estão apontadas corretamente as consequências das mudanças introduzidas pelo pensamento moderno, EXCETO em:
Há exatos duzentos anos, em 1810, D. João VI, príncipe regente de Portugal, assinou com o governo inglês os tratados de Aliança e Amizade e os tratados de Comércio e navegação. De acordo com o segundo tratado, foram estabelecidas novas taxas alfandegárias para os produtos importados pelo Brasil: 15% ad valorem para os produtos ingleses, 16% ad valorem para os produtos portugueses, 24% ad valorem para os produtos dos demais países.
Considerando as relações entre Inglaterra, Portugal e Brasil, no período citado, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os motivos que levaram às alterações nas taxas alfandegárias da colônia portuguesa.
Leia o trecho do documento abaixo:
“A data de hontem vae ficar assignalada na historia. Extraordinario movimento agitou a população fluminense, desde o romper do dia. O espanto, a surpreza e a ansiedade - eis o que se notava em todos os olhares; em todas as physionomias. O povo invadiu as ruas e praças em busca de noticias sabendo então que o exercito tinha se declarado abertamente em opposição ao ministerio.”
EPISODIOS DA PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA NARRADOS POR UM JORNAL DO DIA 16 DE NOVEMBRO DE 1889. Publicado na Folha da Manhã, quarta-feira, 15 de Novembro de 1939
As fontes históricas não podem ser tomadas como verdade absoluta e por isso demandam uma análise criteriosa do que está sendo escrito ou representado.
A partir do que foi dito e do contexto que possibilitou a Proclamação da República no Brasil,
assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a incoerência histórica entre o texto
acima e os acontecimentos que culminaram no 15 de novembro de 1889.
Pra Frente Brasil
Composição: Miguel Gustavo
Pra frente Brasil,
Do meu coração...
Todos juntos vamos,
Pra frente Brasil
Salve a Seleção!
De repente
É aquela corrente pra frente,
Parece que todo o Brasil deu a mão...
Todos ligados na mesma emoção...
Tudo é um só coração!
Todos juntos vamos,
Pra frente Brasil!
Brasil!
Salve a Seleção!
Disponível em: http://www.letras.com.br/miguel-gustavo/pra-frente-brasil. Acesso em: 18/06/2010
A letra da marcha “Pra frente Brasil” é muito conhecida dos brasileiros e sempre lembrada em ano de copa do mundo. Em 1970 essa letra era cantada por todos os cantos do país, já que havia uma forte convicção da vitória da seleção brasileira no mundial. O governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969-74) se aproveitou disso e explorou muito a vitória na copa fazendo propagandas favoráveis ao governo. Neste período as propagandas eram necessárias para esconder os problemas internos do país.
Considerado o contexto político-econômico brasileiro no período acima referido, assinale a alternativa que traz o registro histórico CORRETO.
Charles Spencer Chaplin (1889 - 1977), foi um ator e diretor inglês incomum. Dentre suas
obras cinematográficas, destacam-se dois filmes que retratam dois episódios importantes para a
história contemporânea.