Questões de Vestibular UFT 2010 para Vestibular, Prova 01
Foram encontradas 32 questões
I. Na sequência de tirinhas, vemos uma mescla de discurso direto e discurso indireto.
II. O discurso direto representa a fala do personagem, enquanto o indireto reporta a fala do personagem.
III. No último quadro da sequência de tirinhas, a palavra "FIM" tem duplo sentido: de 1fim da história‘ e de 'pôr fim às enganações dos políticos‘.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Em =Se quiser, eu posso lhe levar em casa‘, o pronome lhe, principalmente na língua falada, não se refere a ele ou ela, mas sim a você. A mesma lógica pode ser aplicada ao uso que o escrevente fez ao escrever 'amo-lhe‘.
II. O uso dos pronomes na sentença 'Eu te vi ontem na rua, te chamei, mas você não escutou‘ está de acordo com o que gramática normativa prescreve.
III. De acordo com a variedade padrão, os pronomes oblíquos átonos de terceira pessoa lhe e lhes funcionam como complementos verbais e são próprios do objeto indireto.
IV. Nas variedades não-padrão, é comum encontrarem-se usos que diferem da variedade padrão. Um exemplo disso é o uso dos pronomes pessoais ele e ela na posição de complemento verbal, como em 'Eu conheci ele ontem‘.
Das afirmações acima
Sobre a fábula acima é INCORRETO afirmar que:
Assinale a alternativa INCORRETA quanto à leitura discursiva e gramatical dos provérbios:
Considerando-se alguns aspectos gramaticais da língua portuguesa, podemos afirmar que:
Em relação à linguagem empregada pelo autor no fragmento de texto apresentado acima, é CORRETO afirmar que:
I. Memórias de um Sargento de Milícias, publicado entre 1852 e 1853, é uma obra inovadora para os padrões de sua época, pois abandona a visão da burguesia urbana para se preocupar com as classes populares, como o barbeiro, a parteira, o policial e outros.
II. A visão romântica em Memórias de um Sargento de Milícias começa a ser quebrada a partir da construção do herói da narrativa: Leonardinho é filho de uma pisadela e de um beliscão, uma declaração em forma, segundo costume da terra.
III. Apesar de ser publicada em plena vigência do período romântico e apresentar pontos de contato com esse movimento, como o estilo frouxo, a linguagem por vezes descuidada e final feliz, Memórias de um Sargento de Milícias pode ser considerada uma obra precursora das tendências realistas no Brasil.
IV. Do ponto de vista físico e psicológico, os personagens Leonardo e Luisinha não se enquadram no perfil dos heróis românticos. Sem demonstrar nobreza de caráter nem atitudes raras como morrer por amor e em defesa da honra, Leonardo vive de oportunidades e de lances de sorte, enquanto Luisinha é uma mulher comum, não idealizada, bem diferente dos perfis femininos apresentados em romances como A Moreninha, Senhora e Inocência.
Com base nas assertivas acima, marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmações abaixo:
I. O poema de Drummond brinca com os signos flor e mulher, ambos com forte carga significativa, construindo uma imagem símbolo de beleza e sensualidade feminina, em que se observa a intertextualidade com a obra "Mulheres, flores e araras" de Di Cavalcanti.
II. O poeta Drummond, trabalhando com sua matéria- prima que é a palavra e dialogando com temas explorados por Di Cavalcanti, reflete sobre a criação e o ofício criador desse artista modernista que retrata em linhas, formas e cores a sensualidade brasileira.
III. Carlos Drummond de Andrade manteve diálogos com as artes plásticas ao longo de sua carreira literária, especialmente com os modernistas brasileiros como Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, que abordaram na pintura temas relativos ao povo e seu cotidiano, com cunho político e social.
IV. Os primeiros modernistas já haviam rompido com os códigos acadêmicos e incorporado à nossa lírica as formas livres. No entanto, neste poema, percebe-se uma retomada das características clássicas como rigor formal e a preferência pelo soneto.
Considerando as assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
I. Conto João da Rua - "Ele era um pobretão, mas um tipo de rua corajoso, aguerrido e explosivo. Coragem ele tinha de sobra. Muitos dos que o chamavam pra pescar paqueravam a sua esposa, a Dona Laika (com K), que era bonita de verdade, um mulherão!"
II. Conto Maria Madalena - "...ela adorava escancarar a boca e aprontar escândalos pelas ruas de Dueré. E por qualquer coisinha-de-nada derrubava o beiço do mundo com seus malgrados desregramentos."
III. Conto O Zé Preá - "...era um velho de 70 anos de idade, barbudo, quase que ver direitinho um homem da pré-história. Nunca, nunca da era medieval, e da moderna nem se fala. Era um homem rústico, de gestos grosseiros..."
IV. Conto Maria Louca - "Sem dúvida alguma, era uma tipa marcante, de presença cativante e estilo inimitável. O charme maior e característico... pra figurar no mundo encantado dos tipos de rua era sua ignorância, a sua extrema ignorância..."
V. Conto O Fogoiozinho - "era um sujeito sui generis e de um biótipo inapagável! Era alto, fino que só um palito de fósforo...cabelos lisos e longos, e estavam sempre a cair na testa, e ele a retirá-los com aquele gesto teatral..."
Leia as descrições acima, e marque a correta relação entre o título do conto e a personagem descrita.
I. Há uma teoria clássica que dominou a literatura até o século XIX, e outra moderna que começou a manifestar-se a partir do Romantismo.
II. Na teoria clássica consideram-se os três gêneros: épico, lírico e dramático e não se admite mistura de gêneros.
III. Na teoria moderna considera-se que não há limites para as espécies de gêneros, mas reconhecem-se três tipos básicos: narrativo, lírico e dramático.
IV. Na teoria moderna admite-se fusão de gêneros, o que amplia as possibilidades do processo de criação do escritor.
Dos fragmentos de texto de Memórias de um Sargento de Milícias, acima transcritos, pode-se inferir que:
I. De acordo com o fragmento 1, Chiquinha, a amante de Leonardo-Pataca, era geniosa e não perdia ocasião para fustigar Leonardinho com constantes brigas.
II. De acordo com o fragmento 1, Chiquinha se queixa a Leonardo-Pataca do comportamento de Leonardo, e este toma as dores de Chiquinha e volta-se contra o filho.
III. Nos episódios descritos nos fragmentos 2 e 3 percebe-se um forte teor de ironia e humor na exposição dos fatos, característica marcante do romance de Manuel Antônio de Almeida.
IV. Pela leitura dos fragmentos 1, 2 e 3 depreende-se que não se pode falar em ironia e humor como característica marcante do romance de Manuel Antônio de Almeida.
Assinale a alternativa CORRETA
I. há uma preocupação, na maioria dos contos, com a exploração de aspectos lúdicos e humorísticos.
II. há uma tendência acentuada para a exploração do humorismo erótico.
III. os tipos de rua representados nos contos são vítimas do abandono social e todos têm a violência como marca de sua personalidade.
IV. alguns desses tipos populares retratados nos contos podem ser encontrados em diversas cidades interioranas ou metrópoles.
V. há uma forte presença de regionalismo na obra representado, principalmente, pela incorporação da linguagem coloquial, característica do povo interiorano.
Assinale a alternativa CORRETA
I. The hijackers were the only people who tried to stop the planes from crashing against the Twin Towers of the World Trade Center.
II. Nakeira‘s teacher made her stay home watching the horrific scenes over and over again.
III. Genaro says he does not remember a thing related to September 11.
IV. Paris is only seven years old now and has not learned much about 9/11 yet.
V. Nancy‘s father was one of the victims of the collapse of the Twin Towers, that‘s why 9/11 became a frightening day for her.
VI. Lola witnessed the crash of the planes against the New York City buildings and understood immediately the meaning of the tragedy of 9/11.
According to the text, mark the CORRECT answer:
Read the statements below and mark the CORRECT answer:
Read the statements below and mark the INCORRECT one according to the text: