Questões de Vestibular UFT 2010 para Vestibular, Prova 2
Foram encontradas 32 questões
I. O Brasil, cuja renda per capta anual é de 10 mil dólares, arrecada 2,4 bilhões de dólares por ano com jogos lotéricos.
II. As apostas feitas, por brasileiro, não somam US$ 50 ao ano, enquanto o italiano chega a gastar, anualmente, cerca de US$ 500 com jogos lotéricos.
III. Embora os norte-americanos sejam os que mais arrecadam com jogos lotéricos, não são os que mais gastam com apostas por pessoa.
IV. A Itália e os Estados Unidos são os dois países do gráfico que mais arrecadam anualmente com loterias porque são os que apresentam maior renda per capta anual.
Com relação às afirmações, assinale a alternativa CORRETA:
Podemos depreender da leitura desses textos que:
I. A língua portuguesa, como toda e qualquer língua, sofre, ao longo do tempo, alterações e transformações.
II. Os vocábulos 'moor‘, 'nuus‘ e "maãs` em negrito, no texto 1, transformaram-se em 'mor‘, 'nus‘ e 'mãos‘ no texto 2.
III. A ideia de preconceito com a língua dos índios provém do etnocentrismo dos portugueses, relação de superioridade sobre os índios, como identificamos na passagem 'Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de proveito(...)‘ (texto 2).
Considerando as assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
Um texto pode ter várias possibilidades de leitura com o objetivo de criar determinados efeitos. Percebemos que os textos 1, 2 e 3 dialogam entre si. Denominamos essa interlocução entre os textos de:
I. Loredano, que pacientemente vai urdindo seu plano de destruição de toda a família de D. Antônio, consegue raptar a bela Cecília, filha de D. Antônio, mesmo sendo ela constantemente vigiada pelo forte e corajoso índio Peri.
II. A narrativa inicia seus momentos épicos logo após o incidente em que Diogo, filho de D. Antônio, inadvertidamente, mata uma indiazinha aimoré, durante uma caçada. Indignados, os aimorés procuram vingança.
III. Surpreendidos por Peri, enquanto espreitavam o banho de Ceci, para logo após assassiná-la, dois aimorés caem transpassados por certeiras flechas. O fato é relatado à tribo aimoré por uma índia que presenciou a cena.
IV. Em um dos episódios mais heróicos da narrativa, Peri, percebendo que ele e a família de D. Antônio estavam quase perdidos, tenta uma solução tipicamente indígena: toma veneno, pois sabe que os aimorés são antropófagos; desce a montanha e vai lutar in loco contra os aimorés.
V. O cerco dos selvagens é cada vez maior. Peri, contra a vontade do pai de Cecília, e percebendo a única maneira segura e possível para os dois fugirem; desce por uma corda através do abismo, carregando Cecília, e consegue, afinal, chegar ao rio Paquequer.
Pela leitura das afirmações acima, assinale a alternativa CORRETA:
Sobre o poema acima, é INCORRETO afirmar que:
Aponte o fragmento que NÃO expressa essas preocupações:
Leia as afirmações abaixo:
I. Cecília Meireles é representante da vertente intimista da terceira geração modernista brasileira. Vale-se, preferencialmente, de versos curtos e ritmo leve.
II. No texto acima, Cecília Meireles retoma a temática tradicional da rosa, utilizando-a como imagem metafórica da transitoriedade da vida (v.1-5, 9 e 10, 13-15).
III. Cecília Meireles valoriza a beleza da flor com seus olhos de artista. Entretanto, a Autora propõe refletir e eternizar essa formosura não visualmente, mas verbalmente, em seus versos, pois que sua criação poética é imortal (v. 6-15).
IV. Do Parnasianismo, Cecília Meireles herda a fluidez, a melancolia, a serenidade, a nebulosidade e as impressões vagas que impregnam sua obra.
V. A subjetividade é recorrente no poema acima, sobretudo, nos versos 1, 3, 6, 8 e 14.
Considerando as assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
I. A obra aborda as diferentes faces do conto: a psicológica, a fantástica, a autobiográfica, a anedótica, a satírica, expressas em diferentes tons: o cômico, o trágico, o patético, o lírico, o sarcástico, o erudito, o popular.
II. Apesar de variarem muito quanto à faixa etária e experiência de vida, os personagens se ligam por um aspecto comum, extrapolando o limite da normalidade em suas reações psicossociais. São crianças e adolescentes superdotados, santos, bandidos, gurus sertanejos, vampiros e, principalmente, loucos.
III. Em cada um dos contos deste livro, o narrador configura sua experiência de forma diferente, atravessando estágios emocionais distintos, conforme o ponto do percurso em que se encontra.
IV. Os personagens de Rosa não parecem caminhar pelas veredas da memória, nem percorrer os labirintos de sua psique. São guiados pelos fios das experiências vagas não vividas e não completamente elaboradas no plano da consciência.
V. Os personagens são movidos pela necessidade de transmitir suas vivências para melhor compreendê-las e ordená-las em sua mente consciente. Diante do tempo transcorrido, os protagonistas dos contos roseanos mantêm uma constante atitude interrogativa.
De acordo com o exposto acima, podemos dizer que NÃO é verdadeira a alternativa:
Sobre o texto "As margens da alegria", de Guimarães Rosa, é INCORRETO afirmar:
Leia as afirmações abaixo:
I. A obra Cantares rememora o livro bíblico – Cântico dos Cânticos, uma coleção de poemas de amor, a maior parte em forma de canções. Entretanto, embora o assunto esteja voltado para as núpcias, em Hilda Hilst, ele é abarcado de forma pesarosa, belicosa (v. 7-9, 13- 15). Tal assertiva pode ser comprovada pela utilização, por parte do eu-lírico, da expressão paradoxal "ódio- amor" (v. 3 e 17).
II. Estruturalmente, o texto acima é composto por esquemas estróficos livres e versos isométricos, típicos da lírica contemporânea.
III. Marcado pela subjetividade, o poema acima relaciona momentos amorosos vivenciados pelo eu-lírico ao cromatismo. Nesse sentido, o texto de Hilda Hilst recupera pressupostos simbolistas propostos por Rimbaud e Baudelaire, ao fazer uso de expressões sinestésicas como "tempo turquesa e prata" (v. 16).
IV. A tradição lírica ibérica, das cantigas trovadorescas medievais, pode ser vislumbrada no poema acima em trechos como: "Meu ódio-amor, senhor da minha vida./ Lembra-te de nós. Em azul. Na luz da caridade" (v. 17 e 18).
Considerando as assertivas acima, é CORRETO afirmar que:
Com base no texto, considere as afirmações abaixo:
I. A multiplicação das heresias na Baixa Idade Média foi um sintoma do apogeu da ordem feudal, demonstrando que a igreja atendia às necessidades espirituais e materiais de amplos setores da população.
II. Muitas mulheres suspeitas de heresias foram perseguidas pela igreja como bruxas ou feiticeiras. Entretanto, o imaginário sexual perverso, implícito na idéia de feitiçaria não teve influências no julgamento e nem tão pouco colaborou para dar aos heréticos uma imagem de depravação.
III. Pessoas acusadas de heresia ou bruxaria eram julgadas pelo Tribunal de Inquisição, instituído no século XIII com a finalidade de investigar e punir os crimes contra a Coroa.
IV. A insatisfação com relação ao comportamento do clero favoreceu o aparecimento de doutrinas contrárias aos ensinamentos da igreja, as chamadas heresias. Nos séculos XII e XIII proliferaram movimentos heréticos especialmente na França, que atraíram as populações humildes.
V. As pessoas acusadas de heresias eram presas, submetidas a interrogatórios e submetidas à torturas cruéis. Quem fosse considerado herético ou adepto à bruxaria poderia ter seus bens confiscados e ser condenado à fogueira.
Assinale as alternativas contendo apenas as afirmações INCORRETAS em relação ao texto de Jules Michelet:
Sobre alguns princípios básicos do mercantilismo, podemos afirmar:
I. As colônias devem ser úteis como mercados consumidores para as exportações de manufaturas metropolitanas e fonte de abastecimento de matérias- primas e metais preciosos.
II. As colônias só podem abastecer as metrópoles a que pertençam, sendo proibida as manufaturas nas colônias, que concorram com o artigo metropolitano. todo o comércio colonial devia ser monopolizado pela metrópole.
III. Na Espanha defendia-se o aumento das exportações sobre as importações, como um meio de melhorar o estoque de lingotes de ouro e prata. Daí serem conhecidos como Colbertismo por dar ênfase a essa prática mercantilista, investiu-se na fabricação de artigos de luxo e manufaturas para exportação.
IV. No século XVI, considerando que o poderio espanhol baseava-se nos metais preciosos provenientes da América Espanhola, prevaleceram as práticas metalistas. Daí adotar disposições para a capitalização de ouro e prata.
V. No século XVIII, as práticas mercantilistas foram essencialmente colonialistas, passando-se a considerar as colônias apenas como fornecedoras de manufaturas, metais preciosos. Não sendo consideradas como mercados consumidores.
Assinale a sequência CORRETA:
Com base no texto, considere as afirmações abaixo:
I. Em Minas Gerais, no Período Colonial, havia a produção de alimentos e a criação de animais, mas isso não significava a diversificação das atividades econômicas.
II. Ao lado da exploração do ouro, o comércio e a produção de alimentos para consumo próprio, tornavam a economia nas Minas bastante diversificada.
III. A produção de tecidos mais grosseiros, móveis e instrumentos para uso na agricultura inviabilizaram a exploração do ouro.
IV. A efervescência econômica destacada pelo autor se refere não somente à mineração, mas também à possibilidade comercial relacionada à produção e circulação de produtos na própria Colônia.
V. A produção de facas, enxadas, pregos, dobradiças, entre outros, atraía os negociantes da Colônia, pois qualquer atividade econômica que abastecesse as populações que se formavam nas regiões mineradoras apresentava-se como grande oportunidade comercial.
Assinale a alternativa contendo apenas as afirmações CORRETAS em relação ao texto de Eduardo França Paiva.
Com base no texto, considere as afirmações abaixo:
I. Os escravos de ganho viviam em plena liberdade, pois vestiam calças bem cortadas, paletó de veludo e usavam relógios e anéis com pedra.
II. Os pés no chão indicavam a situação de cativo do escravo de ganho, ainda que estivesse bem vestido e ornamentado.
III. As fotografias ilustram a liberdade incondicional adquirida pelos escravos de ganho, principalmente quando essas mostravam seus pés calçados.
IV. A roupa, o chapéu-coco, a algibeira conseguiam romper o estigma de cativo de um escravo de ganho.
V. O estigma de cativo se revela nos pés descalços dos escravos de ganho.
Assinale a alternativa contendo apenas as afirmações INCORRETAS em relação ao texto de Luiz Felipe Alencastro.