Questões de Vestibular UEPB 2009 para Vestibular, HISTÓRIA - 2º DIA
Foram encontradas 6 questões
Esta política expansionista da Coroa estimulou
As estações de trem na Paraíba tornaram-se lugares atraentes, no século XIX, porque
“... as preocupações com o saneamento e embelezamento das áreas centrais das cidades e os planos para seu posterior crescimento; neles era cada vez mais freqüente a incorporação dos fluxos de transportes e automóveis, ao mesmo tempo em que as principais epidemias que haviam assolado as cidades no século XIX estavam sob relativo controle”. In: Campina Grande: cartografias de uma reforma urbana no Nordeste do Brasil (1930-1945). Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, nº 46, p. 62. 2003.
Analise as seguintes assertivas:
I - Um aspecto da reforma urbanística em Campina Grande foram a transferência dos prostíbulos de suas ruas centrais para áreas afastadas e a destruição da cadeia postada na principal praça da cidade.
II - O plano urbanístico preocupava-se apenas com o discurso vigente que colocava Campina Grande como um grande mercado de algodão do mundo. A prova disso é que o primeiro sistema de saneamento e abastecimento de água da cidade só foi feito já na década de 1970.
III - A reforma urbanística se relacionava com as mudanças estéticas e higiênico/sanitárias, inspiradas na medicina social, que já vinham sendo feitas em algumas capitais brasileiras desde a segunda metade do século XIX.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertivas(s):
( ) É questionável atribuir ao algodão a responsabilidade pelo desenvolvimento econômico de Campina Grande, pois ela não produzia o “ouro branco”, apenas tinha a incumbência de receber toda a produção que vinha do sertão e exportá-la para a Europa e os EUA.
( ) Com a contribuição da economia algodoeira, Campina Grande teve um crescimento populacional extraordinário. No final da década de 1910 registrava-se algo em torno de 20 mil habitantes; já no final da década de 1930, a cidade contava com cerca de 130.000 habitantes.
( ) Até os anos 1960, Campina Grande era o pólo comercial e industrial da Paraíba, arrecadando mais impostos do que a própria capital. Mas, no início da década de 1970, João Pessoa passou a ter uma efetiva importância econômica com investimentos privados e dos governos estadual e federal.
( ) Fatores para a crise da economia algodoeira em Campina Grande foram: a inexistência, na Paraíba, de um porto para grandes navios; a concorrência com o Estado de São Paulo, que com a crise do café passou a produzir o algodão; e o ingresso de poderosas empresas estrangeiras no mercado de algodão.
Assinale a alternativa correta.