Questões de Vestibular Esamc 2013 para Vestibular

Foram encontradas 10 questões

Ano: 2013 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2013 - Esamc - Vestibular |
Q1348074 História
A canção abaixo, da banda inglesa Iron Maiden, gravada em 1982, e o texto, escrito pelo presidente queniano Jomo Kenyatta, que governou seu país entre 1964 e 1978, tratam de um mesmo tema. Leia-os para responder a questão:
Texto 1
Run To The Hills White man came across the sea, He brought us pain and misery, He killed our tribes, He killed our creed He took our game For his own need.
We fough thim hard, We fought him well […] But many came, Too much for cree Oh will we ever be set free? […] Run to the hills, Run for your lives. […]
Corram para as colinas O homem branco veio pelo mar, Nos trouxe dor e miséria. Matou nossas tribos, Matou nossas crenças Levaram nossa caça Para sua própria necessidade.
Nós lutamos duramente, Nós lutamos bem […] Mas muitos vieram Demais para crer Oh, sera que algum dia seremos livres? […] Corram para as colinas, Corram por suas vidas. […]

Imagem associada para resolução da questão


Texto 2
“Quando os missionários chegaram, os africanos tinham a terra e os missionários tinham a Bíblia. Eles nos ensinaram a rezar de olhos fechados. Quando nós os abrimos, eles tinham a terra e nós tínhamos a Bíblia.”


Apesar de separados por séculos, os contextos retratados nos dois textos apontam para uma semelhança, que pode ser encontrada na seguinte alternativa:

Alternativas
Ano: 2013 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2013 - Esamc - Vestibular |
Q1348075 História
Leia atentamente as informações abaixo:

A conclamação feita por Urbano II, em 27 de novembro de 1095 em Clermont, encontrou eco formidável, e uma massa eclética e entusiasta [...] se pôs a caminho na primavera de 1096 sem esperar os barões, senhores e cavaleiros a quem o papa se dirigia prioritariamente. Foi essa resposta à conclamação do papa que conferiu, assim como suas palavras, características peculiares à cruzada: uma peregrinação armada com vistas à libertação do túmulo de Cristo, o que permaneceria no cerne da ideia de cruzada.
(Fonte: DEMURGER, Alain. Os cavaleiros de Cristo. RJ: Zahar, 2002, p. 25-26.)

O caráter religioso do movimento das cruzadas, caracterizado pela necessidade da reconquista de Jerusalém, dominada pelos muçulmanos, foi acompanhado por questões econômicas, políticas e sociais. Outras causas para o movimento podem ser encontradas na seguinte alternativa:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2013 - Esamc - Vestibular |
Q1348076 História
O texto abaixo faz referência ao Bloqueio Continental, decretado por Napoleão Bonaparte em 1806.

Sem dúvida, o bloqueio faz a Inglaterra sofrer; seus trabalhadores desempregados; suas reservas de ouro em queda. Mas prejudica também a Europa. [...] Portugal, que vende seus vinhos para a Inglaterra, hesita. Napoleão imediatamente destrona a casa de Bragança e envia para Lisboa o general Junot, que, vencedor, chega à capital no momento em que a família real foge para o Brasil.
(Fonte: MAUROIS, André. Napoleão. SP: Globo, 2013, p. 96.)

A principal causa para a decretação do Bloqueio encontra-se em:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2013 - Esamc - Vestibular |
Q1348077 História
O texto abaixo faz menção a uma das guerras ocorridas entre árabes e israelenses durante a segunda metade do século XX. Leia-o para responder a questão:
         Preparada no mais completo segredo, a ofensiva do Egito e da Síria foi lançada a 6 de outubro de 1973, no feriado judaico do YomKippur (Dia do Perdão). Tomando Israel de surpresa e beneficiando-se das modernas armas antiaéreas e antitanque de fabricação soviética, a ofensiva foi de início bem sucedida. [...] Mas, a partir de 12 de outubro, os israelenses retomaram a iniciativa e partiram para o contra-ataque. [...] Só em 29 de outubro começaram negociações entre os beligerantes, resultando num cessar fogo assinado em 11 de novembro. (Fonte: TREIGNIER, Michel. Guerra e paz no Oriente Médio. SP: Ática, 1998, p. 39.)
Assinale a alternativa na qual aparece uma das principais consequências da Guerra do Yom Kippur, ocorrida há 40 anos:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2013 - Esamc - Vestibular |
Q1348078 História

Analise atentamente as informações abaixo para responder a questão:


Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: O primeiro McDonald’s da União Soviética. Praça Pushkin, Moscou, 31 de janeiro de 1990. Foto de Alexander Zemlianichenko. Disponível em: http://www.airingnews.com/ articles/60327/These-photographs-capture-the-terror-joy-and-weirdness-of-theUSSRs-final-days. Acesso em: 18 ago. 2013, às 10h20.)

Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: Último leite em um Mercado estatal no centro de Moscou. Dezembro de 1990. Foto de Martin Cleaver. Disponível em: http://www.airingnews.com/articles/60327/ These-photographs-capture-the-terror-joy-and-weirdness-of-the-USSRs-final-days. Acesso em: 18 ago. 2013, às 10h20.)


    A perestroika é uma necessidade urgente que surgiu da profundidade dos processos de desenvolvimento em nossa sociedade socialista. Esta encontra-se pronta para ser mudada e há muito tempo que anseia por mudanças. Qualquer demora para implantar a perestroika poderia levar, num futuro próximo, a uma situação interna exacerbada que, em termos claros, constituiria um terreno fértil para uma grave crise social, econômica e política.
(Fonte: GORBACHEV, Mikhail. Perestroika – novas ideias para o meu país e o mundo. SP: Best Seller, 1988, p. 15.)


O início dos anos 1990 foi marcado pelo processo de desagregação do bloco socialista, comandado pela União Soviética durante os anos da Guerra Fria. A análise das imagens e do texto nos permite concluir que seu conteúdo aponta para a (o):


Alternativas
Ano: 2013 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2013 - Esamc - Vestibular |
Q1348079 História
Leia e analise o texto abaixo, bem como o contexto por ele expresso:

Em fins do século XIX, a vida estava difícil para os trabalhadores dos campos da Itália e de outras partes da Europa. [...] Então começaram a surgir notícias de que lá, no outro lado do oceano [...] havia necessidade de gente disposta a trabalhar duro com a promessa de enriquecer em pouco tempo. E os homens começaram a partir [...]. Eram os emigrantes. E para cá eles vieram, sobretudo depois de 1888 [...].
(Fonte: LAURITO, Ilka Brunhilde. A menina que fez a América. SP: FTD, 2002, p. 10-11.)

Assinale a alternativa na qual aparecem, respectivamente, fatores para a crise europeia, nele citado, e para o aumento da entrada de europeus no Brasil a partir de 1888.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2013 - Esamc - Vestibular |
Q1348080 História

Analise atentamente as informações abaixo:


Imagem associada para resolução da questão

Bandeira utilizada após a proclamação da República no Brasil, entre os dias 15 e 19 de novembro.


    O movimento republicano, como um todo, não adotara bandeira própria. Como hino, usava simplesmente a Marselhesa. Poder-se-ia perguntar: se a Marselhesa, por que também não a tricolor, a bandeira da revolução e das repúblicas francesas? É que a Marselhesa era símbolo que extrapolava as fronteiras nacionais, era símbolo universal da revolução, ao passo que a tricolor mantinha as características nacionais. A Marselhesa era a revolução, a república radical; a tricolor era a França.

(Fonte: CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas. SP: Cia. das Letras, 2006, p. 110.)



O contexto da proclamação da República brasileira foi marcado por uma série de influências externas, como a bandeira dos Estados Unidos e o hino francês. Além do conteúdo expresso nas informações, podemos citar ainda o positivismo como base ideológica do movimento republicano militar. Uma explicação para esta influência externa pode ser encontrada na seguinte alternativa:

Alternativas
Ano: 2013 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2013 - Esamc - Vestibular |
Q1348081 História

Leia as informações:


Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: Jânio Quadros condecora “Che” Guevara em Brasília, em. 19 de agosto de 1961. Imagem disponível em: http://museuvirtualcheguevara.blogspot.com.br/2012/ 09/che-e-condecorado-em-brasilia-brasil.html. Acesso em: 19 ago. 2013, às 10h00.)


    Jânio estivera em Cuba em março de 1960, expressando de forma cifrada uma vaga simpatia pelo regime de Fidel Castro. Como presidente, provocou a fúria dos conservadores ao condecorar o companheiro de Fidel, Che Guevara, com a Ordem do Cruzeiro do Sul. Não havia neste gesto qualquer intenção de demonstrar apoio ao comunismo. Ele simbolizava para o grande público a política externa independente que Jânio começara a pôr em prática.

(Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. SP: Edusp, 2012, p. 374.)



O princípio fundamental da política externa independente, adotada pelo presidente Jânio Quadros, pode ser encontrado na seguinte alternativa:

Alternativas
Ano: 2013 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2013 - Esamc - Vestibular |
Q1348082 História
Leia o texto a seguir para responder à questão:

“A manifestação aconteceu no campo de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, em frente ao palácio imperial. Cerca de cinco mil pessoas, lideradas por um militante republicano, o médico e jornalista Lopes Trovão, reuniram-se para entregar a d. Pedro II uma petição solicitando a revogação de uma taxa de 20 réis, um vintém, sobre o transporte urbano, ou seja, bondes puxados a burro. O vintém era moeda de cobre, a de menor valor da época. A polícia não permitiu que a multidão se aproximasse do palácio. Enquanto os manifestantes se retiravam, o imperador mandou dizer que receberia uma comissão para negociar. Mas Lopes Trovão e outros militantes republicanos, buscando tirar o máximo proveito político da ação da polícia, recusaram o encontro. Divulgaram um manifesto dirigido ao soberano, convocando-o a ir ao encontro do povo. A Gazeta da Noite de Lopes Trovão e panfletos distribuídos pela cidade passaram a pregar o boicote da taxa e a incitar a população a reagir com violência, arrancando os trilhos dos bondes. Outra manifestação foi convocada para o dia 1º de janeiro, data da entrada em vigor da taxa, agora no centro da cidade, no Largo do Paço, hoje Praça 15 de Novembro”.
(Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/ capa/a-guerra-do-vintem Acesso em 31/08/2013)

Sobre o período da História do Brasil deduzido do texto, é verdadeiro o que se afirma na alternativa:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2013 - Esamc - Vestibular |
Q1348083 História
A Proclamação da República no Brasil foi realizada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Contudo, este período foi sucedido por inúmeras dificuldades na implantação do novo regime. Neste sentido, assinale a única alternativa que não faz referencia ao conturbado início da República Brasileira:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: C
5: B
6: E
7: D
8: A
9: E
10: E