Questões de Vestibular Esamc 2013 para Vestibular
Foram encontradas 10 questões
EMBRAER FABRICA PEÇAS EM PORTUGAL E TRAZ PARA O BRASIL
“Nas duas fábricas que a empresa tem em Évora estão sendo montados componentes para a cauda e as asas dos jatos Legacy 500. As peças são mandadas por navio para o Brasil e aí entram na montagem final do avião. No início de 2014, as fábricas da União Europeia passam a fabricar também componentes para o KC 390, o avião militar que a Embraer vai produzir, segundo João Taborda, diretor de relações externas da Embraer Europa”.
(Extraído de www.fsp.com.br em 31.08.2013)
A empresa brasileira está produzindo peças de sua mercadoria em solo europeu, pois:
Percebe-se claramente essa tendência, crescente no Brasil, de grandes empresas de capital aberto, controladas por fundos de investimento, de origem externa ou interna, aplicarem seus recursos na atividade agrícola. Há vários modelos de operação, sempre vinculados ao mercado financeiro. Chega a ser curioso. Novos ricos, que nunca pisaram no chão de terra batida, sentem-se atraídos pelo lucro gerado na poeira do trator. Aflorou seu atavismo.
(Três razões, basicamente, explicam esse moderno fenômeno econômico (...) Por Xico Graziano. Extraído de www.estadão.com.br, em 31.08.2013)
As razões referentes ao processo destacado acima são:
“Falar da organização regional do espaço brasileiro é algo muito complexo, pois se trata da regionalização de um país de grandes dimensões que tem passado por um complexo e desigual processo de diferenciação que envolve o espaço e o tempo. (...) O Nordeste pode ser definido como a região das perdas”.
(Corrêa, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. Bertrand Brasil. P,197 e 204)
Esse conjunto de perdas pode ser atribuído:
Assinale a alternativa que corresponda a essa forma, bem como a região em que está situada:
A população brasileira deve começar a diminuir em 2043, segundos dados projetados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Baseado em dados do Censo Demográfico 2010, o estudo projeta a população total do Brasil em 201 milhões de habitantes em 2013, atingindo 212,1 milhões em 2020, até alcançar o máximo de 228,4 em 2042. A partir de então, o número deve começar a cair, atingindo o valor de 218,2 em 2060, o mesmo projetado para 2025.
(Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/08/29/ populacao-brasileira-deve-comecar-a-diminuir-em-2043-diz-ibge.htm. Acessado em 30 de agosto de 2013.)
Segundo o IBGE, a população brasileira deve começar a diminuir em 2043. Tal fato justifica-se pelo (a):
O Conselho de Segurança da ONU é composto por cinco membros permanentes, que possuem direito a veto. Fazem parte também do Conselho membros não permanentes, eleitos pela Assembleia Geral, com mandatos de dois anos. Estes países não possuem direito a veto. O número de membros não permanentes aumentou de seis para 10 através de uma emenda na Carta da ONU realizada em 1965.
Cada membro do Conselho tem direito a um voto. As decisões sobre questões de procedimentos são tomadas pelo voto afirmativo de pelo menos nove dos 15 membros.
As decisões sobre questões de fundo exigem nove votos, incluindo os votos afirmativos de todos os cinco membros permanentes. Esta é a regra conhecida como “unanimidade das grandes potências” ou poder de “veto”.
(Fonte: http://www.brasil-cs-onu.com/o-conselho/membros)
São países membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU:
Sobre o texto, é verdadeiro:
I. A depressão aluvial do Alto Paraguai foi identificada como a maior planície, de nível de base interna, do interior do Brasil, localizada no centro do continente sul-americano entre o domínio dos cerrados e do Chaco central (2006). II. Região encoberta por um mar de nuvens baixas, fortemente carregadas de umidade, verdadeiros mares de água doce, o maior estoque remanescente de paisagens naturais do setor equatorial do mundo tropical até 1950 (2003). III. No vasto conjunto do território intertropical e subtropical brasileiro destaca-se o contínuo norte-sul, grande complexo de florestas tropicais biodiversas brasileiras (2003).
Estão corretas, respectivamente.
“Quando a rota dos corpos celestes cruzava com a da Terra, as chances de colisão eram grandes. Durante seus primeiros 200 a 400 milhões de anos, a Terra foi alvo de um bombardeio constante, ora de asteroides, ora de bolas de gases congelados, que, aquecidos ao aproximar-se do Sol, desenvolviam caudas e viravam cometas. (...) Mas é óbvio que, olhando ao nosso redor, não vemos essas crateras. O que aconteceu com elas? Foram apagadas da superfície da Terra, da mesma forma que uma borracha apaga borrões em uma folha de papel.” (Fonte: “Poeira das estrelas” Marcelo Gleiser, 2006. Página 199.)
Com relação à passagem final do texto, o que cumpre o papel de borracha para “apagar” as crateras criadas através dos bombardeios contra a Terra é: