Questões de Vestibular Esamc 2015 para Vestibular - Primeiro Semestre

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2015 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2015 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1354426 Química
Nem toda mancha verde na parede de um banheiro é mofo. Em banheiros com tubulação ou peças de cobre é comum o surgimento de um sólido verde chamado azinhavre, de difícil remoção. Conhecido popularmente como ferrugem do cobre, o azinhavre, de fórmula CuCO3. Cu(OH)2 , surge da oxidação do cobre e pode escorrer e impregnar nas paredes. Para sua remoção, uma dica frequente é esfregar a superfície com vinagre branco, uma solução de ácido etanoico. Esse procedimento é eficaz porque nele o hidrogênio ionizável do ácido etanoico substitui o cobre do zinabre numa reação de dupla troca originando:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2015 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1354427 Química
Lança-perfume ‘turbinado’ é vendido livremente na frente de baladas em São Paulo

“A forma como o lança-perfume “turbinado” vem sendo consumido, jogado diretamente na boca – e não inalado, como o produto tradicional – pode causar a morte em poucos segundos, alertam médicos especialistas em dependência química...” (Diego Zanchetta, em O Estado de São Paulo, abril de 2015. Disponível em: http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,lanca-perfumeturbinado-e-vendido-livremente-na-frente-de-baladas-em-sao-paulo,1672343. Acessado em 23/08/2015).

O lança perfume é um mistura de solventes inalantes prejudiciais à saúde. Sua formulação mais recente, chamada de “turbinada” pelos trafi cantes, contém haletos orgânicos voláteis de uso industrial. Estes novos componentes são utilizados, por exemplo, na remoção de adesivos e como anti-respingo de solda e já provocaram a morte de vários usuários este ano. A fórmula de um composto utilizado na fabricação do lança-perfume “turbinado” é apresentada em:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2015 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1354428 Química
Quando queremos saber se irá chover, logo olhamos para o céu em busca de nuvens. Mas como as nuvens se formam? Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, não é pela simples aglomeração de vapor de água. As nuvens são formadas, devido à existência de partículas sólidas microscópicas, encontradas nas partes mais altas da atmosfera. Quando o vapor d’água, proveniente do solo, encontra essas partículas, inicia-se o processo de formação de uma fina camada de água em suas superfícies. Conforme a camada de água cresce, surgem as muitas gotículas de água que, juntas, formam as nuvens. A figura abaixo representa a formação das nuvens.
Imagem associada para resolução da questão

A formação de nuvens, considerando o processo descrito acima, é possível porque o vapor de água, de menor __X__ que o ar atmosférico, chega até a parte mais alta da atmosfera onde entra em contrato com partículas microscópicas mais __Y__ e sofre o processo de __Z__.

No trecho anterior, X, Y e Z podem ser substituídos, respectivamente, por:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2015 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1354429 Química
O refrigerante, uma das bebidas mais populares entre os jovens, é basicamente uma solução aquosa do gás dióxido de carbono (CO2). Como esse gás é um dos grandes responsáveis pelo sabor característico deste tipo de bebida, mantê-lo dissolvido é essencial para agradar o paladar. Refrigerantes onde o CO2 está ausente têm seu sabor alterado sendo definidos popularmente como “chocos”. Considere os dois equilíbrios abaixo, envolvidos na dissolução do CO2 gasoso em água:
Imagem associada para resolução da questão

Sabe-se que depois de aberto, o refrigerante vai progressivamente perdendo seu sabor característico. Uma das formas de diminuir a velocidade desse processo é manter a bebida em baixas temperaturas. Essa ação é eficaz porque em baixas temperaturas:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2015 - Esamc - Vestibular - Primeiro Semestre |
Q1354430 Química
O consumo exagerado de sal refinado, composto basicamente por cloreto de sódio (NaCl), pode ser prejudicial à saúde. É que o sódio, presente em grande quantidade nesse sal, é apontado como responsável pelo aumento dos casos de hipertensão. Por esse motivo, cada vez mais pessoas estão optando pelo consumo de sais naturais. Além de não passarem pelo processo de refino, os sais naturais apresentam uma maior variedade de minerais. O sal rosa do Himalaia, considerado por muitos especialistas o melhor sal do mundo, é um exemplo de sal natural. Obtido de uma reserva natural aos pés da cordilheira do Himalaia, esse sal possui mais de 84 minerais. A tabela abaixo apresenta as quantidades dos principais elementos presentes em 1 kg de sal rosa do Himalaia.
Imagem associada para resolução da questão

Mesmo que o sal rosa do Himalaia ofereça mais benefícios à saúde, a substituição do sal refinado por ele não contribui significativamente para a diminuição da ingestão do elemento causador da hipertensão, porque, para cada quilograma de sal refinado substituído por sal rosa do himalaia, a massa de sódio seria, aproximadamente:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: E
5: B