Questões de Vestibular Esamc 2015 para Vestibular - Primeiro Semestre
Foram encontradas 8 questões
Leia as informações para responder a questão:
(SOUSA, Maurício de. A Independência da Turma, 2001. In____História em Quadrões com a Turma da Mônica. SP: Globo, 2010, p. 50.)
Quando se fala em Independência do Brasil, quase todo mundo se lembra do painel Independência ou Morte, que retrata a cena de 7 de setembro de 1822, às margens do ribeirão do Ipiranga, em São Paulo. Esta obra foi pintada por Pedro Américo de Figueiredo e Melo, em Florença, na Itália, entre 1886 e 1888 [...]. Esta paródia de seu quadro mais famoso mostra um raro momento em que o Cebolinha toma o coelhinho Sansão da Mônica.
(SOUSA, Maurício. Ob cit. p. 50.)
A respeito da paródia feita por Maurício de Sousa do famoso quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, julgue os itens:
I. A paródia é uma crítica às tentativas, ao longo da história do Brasil, de se criarem heróis nacionais, mascarando as verdadeiras realidades ocultas por trás das versões oficiais dos fatos.
II. A obra de Maurício de Sousa é um desrespeito à história do Brasil, uma vez que o quadro original mostra a verdadeira história da independência, que, como nele demonstrado, não excluiu nenhum grupo social de sua realização.
III. Por ter acesso às novas gerações de leitores, a obra de Maurício de Sousa pode ser entendida como uma tentativa de preservar a memória iconográfica brasileira, garantindo que estas gerações tenham acesso a obras clássicas, adaptadas à sua realidade cultural.
Está (ão) correto (s):
Foi em plena ditadura do Estado Novo (1937-1945), no governo Getúlio Vargas, que o Brasil assistiu à criação da chamada lei da vadiagem. Num país com históricos problemas de falta de trabalho, especialmente para a população de renda baixa e pouca escolaridade, a legislação previa a punição por ociosidade de uma pessoa apta a trabalhar. [...] A pessoa classificada como “vadia” poderia ser levada à prisão simples, com pena de 15 dias até três meses. Na época da criação da lei, existiam a chamada Delegacia da Vadiagem e a figura do Delegado de Costumes e Diversões, encarregados de reprimir também os contraventores do jogo do bicho. (VILLELA, Gustavo. Lei de 1941 considera ociosidade crime e pune ‘vadiagem’ com prisão de 3 meses. Disponível em:http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/ lei-de-1941-considera-ociosidade-crime-pune-vadiagem-com-prisao-de-3-meses-14738298. Acesso em: 10 ago. 2015, às 15h00.)
Pai Francisco (Cantiga de Roda – Domínio Público) Pai Francisco entrou na roda Tocando seu violão Balalan ban ban ban ban balalan ban ban Vem de lá seu delegado E Pai Francisco foi pra prisão Como ele vem todo requebrado Parece um boneco desengonçado. (Letra disponível em: http://letras.mus.br/temas-infantis/1054029/. Acesso em: 10 ago. 2015, às 15h30.)
O Bonde São Januário (Ataulfo Alves e Wilson Batista) Quem trabalha é quem tem razão Eu digo e não tenho medo de errar O Bonde São Januário leva mais um operário Sou eu que vou trabalhar Antigamente eu não tinha juízo Mas resolvi garantir meu futuro Vejam vocês: Sou feliz Vivo muito bem A boemia não dá camisa a ninguém É, vivo bem. (Letra disponível em: http://letras.mus.br/wilson-batista/259906/. Acesso em: 10 ago. 2015, às 15h40.)
A canção O Bonde São Januário foi escrita em 1940 e trazia em sua letra original o verso “O Bonde São Januário leva mais um sócio otário, só eu não vou trabalhar”, mas a censura do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) obrigou a mudança para a forma como aparece acima. Tomando por base o contexto do Estado Novo, relacione sua letra com a cantiga de roda e com o texto sobre a Lei da Vadiagem e julgue as afirmativas:
I. A cantiga de roda pode ser interpretada como um estímulo às crianças para não praticarem a vadiagem, representada pelo personagem Pai Francisco, que é punido pelo delegado por estar “tocando seu violão” ao invés de estar trabalhando. II. Ao mudarem o verso da canção O Bonde São Januário, os autores acabaram contribuindo para a exaltação ao trabalho, necessária ao projeto político de Getúlio Vargas. III. A Lei da Vadiagem teve como função principal estimular o trabalho e, ao mesmo tempo, inibir a produção artística, cuja função principal era de criticar o governo, tendo, por isto, sido proibida em qualquer forma.
Está (ão) correta (s):
O Palácio de Versalhes é um castelo real localizado na cidade de Versalhes [distante cerca de 22 quilômetros do centro de Paris]. Desde 1682 até 1789, ano em que teve início a Revolução Francesa, foi o centro do poder do Antigo Regime na França. Sua localização deve-se ao fato da procura de um local afastado dos grandes centros, devido ao grande tumulto de gente e doenças nesses locais. [...] Considerado o maior palácio da época e um dos maiores atualmente, o Palácio de Versalhes possui uma ampla extensão que ocupa mais de 100 hectares, possuindo 700 quartos, 352 chaminés, 1250 lareiras, 67 escadas, 2153 janelas e um parque de 700 hectares. (História do Palácio de Versalhes. Disponível em: http://espacodahistoriasempre.blogspot.com.br/ p/historia-do-palacio-de-versalhes.html. Acesso em: 18 ago. 2015, às 17h00.)
O que muitos se perguntam é porque tendo o Rio de Janeiro como capital federal, optou-se por transferir o centro das decisões para um lugar no meio do nada (pelo menos naquela época). Até a decisão de Juscelino, a localização da nova capital federal era uma incógnita. Só o que se sabia era que ela precisaria ser erguida em um local geograficamente estratégico e protegida de possíveis invasões - segurança que, à época, a cidade do Rio não oferecia. (Como foi escolhida a localização de Brasília? Disponível em: http://pessoas.hsw.uol.com.br/brasilia.htm. Acesso em: 18 ago. 2015, às 17h30.)
Da leitura dos fragmentos infere-se que:
O que muitos cristãos parecem procurar é o martírio. Muitos governadores de províncias, quando recebem cristãos, fornecem a eles todas as oportunidades para se conformarem com os mais básicos requisitos do Estado – uma oferenda de incenso para o gênio do imperador, por exemplo – mas muitas vezes têm sido repelidos com repetidas manifestações de fé. Os governadores relutam, mas no final são obrigados a expor esses fanáticos às feras e ao martírio. Talvez seja isso o que torna a religião cristã tão atraente para alguns. Acima de tudo, eles seguem os preceitos de um fazedor de milagres que foi, ele próprio, crucificado como um criminoso. (LAURENCE, Ray. Guia do Viajante Pelo Mundo Antigo – Roma no ano 300 d.C. SP: Ciranda Cultural, 2008, p. 31.)
Os cristãos mataram muçulmanos nas Cruzadas. Os cristãos mataram judeus em muitos massacres. Enquanto isso, outra dimensão foi adicionada: os cristãos começaram a matar companheiros cristãos acusados de “hereges”. [...] Em Alexandria, em 415, a grande cientista Hypatia, chefe da Biblioteca de Alexandria, foi espancada até a morte pelos monges e outros seguidores de São Cirilo, que viam a ciência dela muito como a Igreja, mais tarde, veria a de Galileu. (HAUGHT, James A. Perseguições Religiosas – Uma história do fanatismo e dos crimes religiosos. RJ: Ediouro, 2003, p. 53.)
A relação entre os excertos pode ser encontrada em:
Beatriz (Chico Buarque de Holanda e Edu Lobo - 1982) Olha [...] Será que é pintura O rosto da Atriz? Se ela dança no Sétimo Céu Se ela acredita que é outro país E se ela só decora o seu papel E se eu pudesse entrar na sua vida [...] Sim, me leva para sempre, Beatriz Me ensina a não andar com os pés no chão [...] Será que é uma estrela? Será que é mentira? Será que é Comédia? Será que é Divina? A vida da Atriz? (Letra disponível em: http://letras.mus.br/chico-buarque/45115/. Acesso em: 10 ago. 2015, às 17h00.)
Havia eu volvido os olhos para o rosto da minha dama [Beatriz Portinari, condutora, ao lado do poeta romano Virgílio, de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso] e os olhos e a mente tinha embebidos na sua contemplação, de nada mais cuidando. Ela não sorria e disse: “Se eu sorrisse, aconteceria contigo o mesmo que a Sêmele quando em cinzas se tornou, pois a minha formosura, conforme pudeste verificar, aumenta à proporção que subimos os degraus desta eterna escada”. [...] Eis que subimos ao Sétimo Céu [...]. Agora faz com que tua mente acompanhe os olhos e que estes reflitam a figura de divinal virtude que verás neste céu a espelhar com justiça forma celestial. (ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Paraíso – Canto XXI. SP: Abril, 1981, p. 293.)
Em várias religiões, como judaísmo, islamismo, algumas seitas cristãs e hinduísmo, o Sétimo Céu é definido como sendo o “mais alto dos céus”, o paraíso, onde nada existe que não seja bom e belo. O Sétimo Céu, para os muçulmanos, por exemplo, é o local para onde os bem-aventurados vão após a morte. Para algumas mitologias cristãs, o Terceiro Céu, equivalente ao Sétimo Céu de várias outras culturas, seria o local de morada do Altíssimo e dos bem-aventurados, o que estão em um estado de contemplação beatífica.
Tomando por base o conteúdo expresso pelos fragmentos, julgue os itens:
I. A clara referência à Divina Comédia presente na canção, demonstra a longevidade e a atemporalidade das obras clássicas, que continuam a influenciar a arte contemporânea. II. As duas obras procuram demonstrar que os contemplativos e os artistas, bem como tudo que é belo, estão no Sétimo Céu, identificado como o Paraíso em várias culturas religiosas. III. Apesar do Sétimo Céu aparecer nas duas obras citadas, não é possível encontrar referências que nos permitam identificar qualquer influência de uma sobre a outra.
Está (ão) correto (s):