Questões de Vestibular Esamc 2019 para Vestibular - Segundo Semestre

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2019 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2019 - Esamc - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1387232 Conhecimentos Gerais
Leia o excerto a seguir para a próxima questão:
    O caso dos índios juruna da Volta Grande do Xingu é paradigmático: essa população que vivia (apesar das agressões do agronegócio e da proximidade com a Transamazônica) em harmonia com o seu meio e de modo feliz viu o seu rio – fonte de vida, água, alimentos, transporte, rituais, lazer, etc. – baixar a um nível que a transformou, da noite para o dia, em uma população empobrecida e depende de ajuda.    Detalhe: a queda do nível do rio foi decorrência da instalação e do funcionamento, desde 2015, a poucos quilômetros de sua aldeia, da hidrelétrica de Belo Monte, a terceira maior do mundo.
(A técnica na sofisticada marcha da humanidade em direção ao precipício – 17/02/2019 – Ilustríssima – Folha de São Paulo. Retirado: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/ 2019/02/a-tecnica-na-sofisticada-marcha-da-humanidade-em-direcao-ao-precipicio.shtml. acessado 10/03/2019.)
Diferentes escalas de degradação ambiental mostram como os avanços técnicos baseados apenas nas leis de mercado capitalistas provocam diferentes impactos socioambientais. Considerando essa temática, assinale a alternativa que melhor se enquadra ao fragmento do texto apresentado. 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2019 - Esamc - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1387247 Conhecimentos Gerais
Em março de 2019, o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira sagrou-se campeão do carnaval carioca com o samba enredo “História para Ninar Gente Grande”. Leia o fragmento extraído da obra:

Brasil, o teu nome é Dandara E a tua cara é de cariri Não veio do céu Nem das mãos de Isabel A liberdade é um dragão no mar de Aracati Salve os caboclos de julho Quem foi de aço nos anos de chumbo Brasil, chegou a vez De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês. rasil, o teu nome é Dandara
E a tua cara é de cariri
Não veio do céu
Nem das mãos de Isabel
A liberdade é um dragão no mar de Aracati
Salve os caboclos de julho
Quem foi de aço nos anos de chumbo
Brasil, chegou a vez
De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês.
(Samba enredo da G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira/RJ. Disponível em: https://www.letras.mus.br/mangueira-rj/samba-enredo-2019- historias-para-ninar-gente-grande. Acesso em: 10 mar. 2019, às 10h15)
O samba critica a noção de “história oficial”, contada pelos vencedores ao custo da vida de diversos heróis e heroínas quase anônimos, e tenta resgatar essas memórias, como é o caso da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, enquanto liderava uma comissão que investigava milícias no Rio de Janeiro. Sobre a recuperação da memória desses heróis, é correto o que se afirma em: “

Alternativas
Ano: 2019 Banca: Esamc Órgão: Esamc Prova: Esamc - 2019 - Esamc - Vestibular - Segundo Semestre |
Q1387251 Conhecimentos Gerais
Leia atentamente os excertos:
Comparo o estado atual da América ao arruinado Império Romano – em que cada parte desmembrada formou um sistema político, conforme seus interesses e situação ou segundo a ambição particular de alguns chefes, famílias ou corporações [...] Por outro lado, não somos índios nem europeus, mas uma espécie intermediária entre os legítimos proprietários da terra e os usurpadores espanhóis, em suma, sendo americanos por nascimento e nossos direitos os da Europa, temos de disputá-los com os do país e nos mantermos nele contra a invasão dos invasores [...].
(BOLÍVAR, Simón. Cartas da Jamaica. Discurso de 1815. In____Escritos políticos – Coleção Repertórios. Campinas: Unicamp, 1992, p. 60-61.)
[O povo vietnamita] se ergueu como um só homem para resistir aos colonialistas franceses. [...] Há mais de dez anos, nossos irmãos do Sul combatem com heroísmo incomparável, aceitando incontáveis sacrifícios, para se libertarem do jugo atroz dos imperialistas americanos e seus lacaios. [...] Nossos compatriotas lutam obstinadamente para libertar o Sul, preservar o Norte, reunificar a pátria e contribuir para a salvaguarda da paz e da independência dos outros povos.
(MINH, Ho-Chi. A resistência do Vietnam. Discurso de 1965. RJ: Laemmert, 1968, p. 238-239.)
O discurso de Ho-Chi Minh foi proferido exatos 150 anos após o de Simón Bolívar, mas apresenta várias semelhanças com aquele. Assinale a alternativa na qual podem ser identificadas aproximações entre os dois discursos:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E