Questões de Vestibular FGV 2015 para Vestibular - Inglês, Física, Química e Língua Portuguesa

Foram encontradas 15 questões

Q588331 Geografia
                                      Monumentos Digitalizados


                                 Imagem associada para resolução da questão

      Das sete maravilhas mencionadas pelo grego Antíparo de Sídon há mais de 2100 anos, hoje só se pode conferir uma, a pirâmide egípcia de Quéops. Para que a humanidade não sofra no futuro com o mesmo lapso, arqueólogos e especialistas em impressão 3D criaram o Projeto Mosul. O objetivo é recriar no computador relíquias que estão sendo destruídas pelos terroristas do Estado Islâmico, como um leão do museu de Mosul.

                                                                                                            (Veja, 3 jun. 2015. Adaptado)

A tecnologia 3D está contribuindo para preservar a história humana como os sítios arqueológicos de Mosul, situados
Alternativas
Q588332 Geografia
Os mapas a seguir mostram, em destaque, a evolução do Império Otomano, que, ao se desfazer na década de 1910, permitiu o surgimento de algumas nações, enquanto outros territórios que lhe pertenciam passaram para o controle colonial de algumas nações imperialistas europeias. Alguns povos tentaram a independência e foram massacrados pelo exército turco. Em um desses massacres, morreram aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

                                         Evolução do Império Otomano

                             Imagem associada para resolução da questão

                                                     (Folha de S.Paulo, 24 abr. 2015)

Em 2015, comemorou-se o centenário de um desses massacres, que se refere ao povo
Alternativas
Q588333 Geografia
      Paris será a sede, no final de novembro de 2015, da COP-21 (Conferência das Partes), em que se buscará a criação do novo acordo climático global para substituir o Protocolo de Kyoto e limitar o aumento na temperatura em 2 °C até 2100.

      Em novembro de 2014, Estados Unidos e China haviam fechado acordo para redução das emissões, com metas variáveis entre 2025 e 2050. Os países emergentes, no entanto, cobraram metas mais ambiciosas e claras.

      Todos os esforços feitos até agora para criar esboço do novo acordo climático têm esbarrado na divisão de dois blocos: países desenvolvidos e em desenvolvimento. Ambos ainda estão preocupados com as responsabilidades que caberão a cada grupo nas ações para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

                                                                                                                   (www.socioambiental.org)

A COP-21 será realizada entre novembro e dezembro de 2015 e é conhecida como
Alternativas
Q588334 Geografia
      É grande a preocupação com o bloco tanto pelo imobilismo de suas regras quanto pelo isolamento em relação aos acordos comerciais. A paralisia do grupo regional e as crescentes medidas protecionistas da Argentina preocupam o setor privado brasileiro, o maior prejudicado por essa situação.

      É previsível a continuada oposição da Argentina e da Venezuela à flexibilização das regras do bloco. É do interesse brasileiro ignorar essa oposição e assumir a liderança nas tratativas para retomar os entendimentos com a UE e aceitar a ampliação na negociação externa com países mais desenvolvidos, como o Canadá e a Coreia do Sul. A Espanha defendeu abertamente uma opção pragmática para que as conversações entre a União Europeia e o bloco possam avançar.

                                                                                  (O Estado de S.Paulo, 9 jun. 2015. Adaptado)

O texto refere-se ao bloco
Alternativas
Q588335 Geografia
Imagem associada para resolução da questão

      Os anos de bonança para os países produtores e exportadores de petróleo ficaram para trás. O ciclo de cotações acima de 100 dólares viabilizou e rentabilizou novas fronteiras de exploração, como o xisto norte-americano, as areias betuminosas canadenses e o pré-sal brasileiro. Mas o preço do barril, em trajetória de queda há seis meses, caiu abaixo do patamar psicológico de 50 dólares.

      Os exportadores sofrem com o encolhimento das receitas. Nesse grupo, estão países como Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Noruega.

                                                                                                                (Veja, 14 jan. 2015. Adaptado)

A partir de seus conhecimentos e da análise do gráfico, é correto afirmar que o país que tem maior dependência de suas exportações de petróleo é
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: A
5: E