Questões de Vestibular SEBRAE - SP 2019 para Vestibular, Graduação em Administração
Foram encontradas 11 questões
Coluna 1 1. Terras de uso comum. 2. Reserva senhorial. 3. Talha. 4. Corveia.
Coluna 2 ( ) Tributo que obrigava o servo a entregar ao senhor parte dos produtos cultivados. ( ) Parte do senhorio em que estavam localizadas a habitação do senhor e os campos de cultivo. ( ) Parte do senhorio que era utilizada para a pastagem dos animais, extração de madeira, coleta de frutos e caça, além de conter as construções importantes para a vida diária. ( ) Tributo que obrigava o servo a trabalhar três dias na semana nos campos de cultivo do senhor e realizar serviços que beneficiavam o senhor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“[...] Na natureza se encontra uma substância de natureza espiritual, constante e dotada de grande velocidade, que, difundindo-se pelo Universo, penetra todos os lugares sem encontrar resistência, aquece, vivifica e torna fecunda todas as pessoas vivas... O corpo do Sol é o seu principal repositório, donde se expande uma imensa luz pelo Universo... Pode-se afirmar que esse espírito fundador e esta luz difusa por todo o mundo confluem para o corpo solar, onde se unem e se fortificam, e por isso está ele colocado no centro do Universo.” (CARTA de Galileu a Pietro Dini, 1614. In: GARIN, Eugene. Ciência e vida civil no Renascimento Italiano. São Paulo: Unesp, 1994. Páginas 176-177).
O trecho é uma referência ao:
( ) A Inglaterra tinha minas de carvão, principal matéria-prima para a produção de energia. ( ) Contava com mão de obra disponível para trabalhar nas minas (homens) e nas fábricas (mulheres e crianças). ( ) O carvão necessário para alimentar as indústrias e os tecidos produzidos pelas fábricas têxteis podiam ser transportados a baixo custo até os portos marítimos em virtude das melhorias das vias de circulação, como a retificação dos rios e construção de canais para interligá-los. ( ) Os ingleses tinham à sua disposição ovelhas para fornecer lã e algodão importado dos Estados Unidos e da Índia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, permitiu que bancos emitissem dinheiro e o emprestassem a pessoas que se comprometessem a abrir uma empresa. Se o empréstimo não fosse pago, o governo assumiria a dívida. Essa foi a política do Encilhamento. II. O presidente Campos Salles, eleito no Brasil em 1898, propôs um acordo com as oligarquias estaduais: por um lado, o presidente não iria interferir na política dos estados; por outro, os presidentes dos estados, por meio de suas bancadas de deputados federais e senadores, deveriam apoiar politicamente o presidente da época.
“No presente momento da história mundial, é provável que cada nação tenha de escolher entre modos alternativos de vida. E tal escolha tem sido bem frequente. Um modo de vida é baseado na vontade da maioria e é caracterizado por instituições livres, governo representativo, eleições livres, garantias de liberdade para os indivíduos, liberdade de expressão e de religião e liberdade para evitar a opressão política. O segundo sistema de vida se baseia na vontade de uma minoria que se opõe à maioria pela força. Ela implica em terror e opressão, controle da imprensa e do rádio, eleições fabricadas e supressão de liberdade pessoal.” (MARQUES, Ademar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História do tempo presente. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2007. P. 19. (Col. Textos e Documentos, 7).
O discurso qualifica dois modos de vida, que são uma referência, respectivamente, ao: