Questões de Vestibular IF-PR 2016 para Vestibular

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2016 Banca: FUNTEF-PR Órgão: IF-PR Prova: FUNTEF-PR - 2016 - IF-PR - Vestibular |
Q1269266 História
Na transição da Antiguidade Clássica para a Idade Média, como forma de atenuar a escassez de mão de obra, o Império Romano, tentou encorajar a difusão de recursos técnicos mais produtivos, como a ceifa gaulesa, moinho de água, e a servidão em substituição ao antigo sistema de colonato. Nesse novo contexto, a servidão representava que os colonos: 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNTEF-PR Órgão: IF-PR Prova: FUNTEF-PR - 2016 - IF-PR - Vestibular |
Q1269267 História

“Entre setembro de 1944 e maio do ano seguinte, mais de 25 mil soldados e oficiais brasileiros estiveram na Itália combatendo o Eixo. Foi a maior e mais sangrenta operação de guerra em que o país esteve envolvido neste século, contabilizando um saldo de quase 500 mortos e 3 mil feridos nas fileiras nacionais. Por outro lado, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) capturou cerca de 20 mil soldados inimigos, saindo vitoriosa de 8 batalhas”. (MOTA, C. G. (org.) Brasil em Perspectiva. São Paulo: Difel, 1989, p. 279).


Assinale quem ocupava a Presidência República no Brasil no contexto apontado acima.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNTEF-PR Órgão: IF-PR Prova: FUNTEF-PR - 2016 - IF-PR - Vestibular |
Q1269268 História

“21. Erram, pois os pregadores das indulgências que dizem que, pelas indulgências do papa, o homem fica livre de toda pena e fica salvo”.

“43. É preciso ensinar os cristãos que aquele que dá aos pobres, ou empresta a quem está necessitado, faz melhor do que se comprassem indulgências”. (MARQUES, A. M. et al. História Moderna Através de Textos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 119).

A essas teses se somaram outras 93 que se opunham a algumas práticas da Igreja Católica, e que, num contexto de grande questionamento da autoridade papal, resultou no início na Reforma Protestante. As teses apontadas acima foram proferidas por:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNTEF-PR Órgão: IF-PR Prova: FUNTEF-PR - 2016 - IF-PR - Vestibular |
Q1269269 História

“Tivemos que esperar alguns anos até conhecer o nome da menina [...] que, agressivamente nua e em pânico, chorando as lágrimas apavoradas dos órfãos definitivos, tentava a impossível fuga das nuvens de Napalm”.

“O mundo não sabe seu nome, nem pôde sequer ver-lhe o rosto. Conheceu apenas o gesto: sozinho no meio da praça, o corpo magro modestamente emoldurado pela calça escura e a camisa branca [...] desarmado, detém uma coluna de tanques. Imobilizados os mamutes de aço, o jovem sobe no dorso do primeiro deles e grita algo para o soldado que o pilota. Desce em seguida para o chão e novamente hasteia o próprio corpo diante da coluna. O tanque se move para a direita, é possível adivinhar a perplexidade do soldado, que precede a fúria. O tanque avança alguns centímetros, o jovem o encara desafiadoramente [...] alguns braços providenciais convergem para o meio da praça e resgatam o combatente solitário, impedindo que o mundo pudesse identificar esse herói do nosso tempo”

Esses são dois fragmentos de uma reportagem de Augusto Nunes publicada no jornal O Estado de São Paulo, em 18 de junho de 1989, depois do ocorrido descrito no segundo momento. Essas imagens foram amplamente divulgadas pela mídia e se tornaram referência. Assinale a alternativa que relaciona, respectivamente, os eventos mencionados acima.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNTEF-PR Órgão: IF-PR Prova: FUNTEF-PR - 2016 - IF-PR - Vestibular |
Q1269274 História
Agostinho de Hipona, mais conhecido como Santo Agostinho, é considerado um dos filósofos e teólogos, cujas obras muito influenciaram o desenvolvimento do cristianismo e a filosofia medieval ocidental. Segundo seu entendimento, a graça de Deus era imprescindível para a liberdade humana, além disso, ajudou a formular a doutrina do pecado original, além de expandir o conceito de Igreja Católica como a Cidade de Deus, caracterizada como:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: B