Questões de Vestibular USP 2010 para Vestibular, Prova 1 - PASUSP
Foram encontradas 50 questões

De acordo com esse mapa, é possível verificar que, em 2004, as emissões de CO2

Desde a década de 1990, a Turquia é formalmente candidata a se tornar um país-membro da União Europeia (UE), mas tem encontrado dificuldades em atingir seu objetivo, por diversas razões. A respeito dessas dificuldades, considere as seguintes afirmações:
I. A Turquia é um país totalmente inserido no continente asiático, o que é impedimento para que seja membro da UE. II. De acordo com a UE, apesar de existir uma história bastante semelhante entre países da Europa Ocidental e a Turquia, a grande distância física seria um sério impedimento à sua entrada nessa comunidade. III. Para a UE, mesmo estando a Turquia entre os países mais ocidentalizados do Oriente Médio, ainda não estaria preparada para atingir as metas econômicas e políticas necessárias à sua entrada nessa comunidade. IV. A Turquia, sendo um país populoso e relativamente pobre, poderia representar um risco de imigração em massa, para a UE, fragilizando a economia dos atuais países-membros.
Está correto apenas o que se afirma em

A imagem de satélite A mostra a cidade de Cubatão e seus arredores, na baixada santista. A foto B é uma ampliação de parte dessa área e retrata escorregamentos registrados em 1985. Tal fenômeno pode ocorrer ao final de uma sequência de eventos, cuja ordem temporal, nesse caso, foi
Tipo de solo Produto agrícola predominante Estado produtor / Período histórico
S1: vermelho-amarelo e amarelo; boa Soja (SO) Paraná (PR), a partir da fertilidade; derivado de rochas diversas. primeira metade do séculoXX.
S2: vermelho-amarelo; baixa fertilidade; Cana-de-açúcar (CA) Goiás (GO), a partir de 1960. ácido; derivado de rochas diversas.
S3: vermelho e vermelho-escuro; férrico; boa Café (CF) Pernambuco (PE), nos fertilidade natural; derivado de rochas básicas séculos XVI e XVII. e ultrabásicas.
A associação correta entre tipo de solo, produto agrícola predominante e estado produtor, considerando os dados da tabela, é aquela expressa em
BCE = (volume de exportações de energia menos volume de importações de energia) / consumo de energia do país.
O gráfico abaixo mostra o BCE de países da América do Sul em 2007.

Com base no gráfico e nos seus conhecimentos, considere as afirmações a seguir:
I. Os balanços comerciais de energia de países como Brasil, Peru, Uruguai e Chile, em 2007, são negativos, o que mostra que esses países necessitaram, naquele ano, de importações para complementar o consumo. II. Os balanços comerciais de energia do Brasil e da Argentina estavam, em 2007, próximos do equilíbrio, mas o Brasil poderá ampliar o saldo negativo em função da futura exploração do pré-sal. III. Argentina, Paraguai, Equador, Bolívia e Colômbia são exemplos de balanços comerciais de energia positivos, pois possuem excedentes de energia para exportação. IV. A Venezuela apresenta balanço comercial de energia positivo, em função de sua política de redução de consumo interno de energia.
Está correto apenas o que se afirma em
Formulae Turonensis. Adaptado.
Composta no século VIII, a fórmula contratual acima citada indica o processo de construção, na França merovíngia, das relações
A causa pela qual os espanhóis destruíram tal infinidade de almas foi unicamente não terem outra finalidade última senão o ouro, para enriquecer em pouco tempo, subindo de um salto a posições que absolutamente não convinham a suas pessoas; enfim, não foi senão sua avareza que causou a perda desses povos indígenas, que por serem tão dóceis e tão benignos foram tão fáceis de subjugar; e quando os índios acreditaram encontrar algum acolhimento favorável entre esses bárbaros, viram-se tratados pior que animais e como se fossem menos ainda que o excremento das ruas; e assim morreram, sem Fé nem Sacramentos, tantos milhões de pessoas.
Brevíssimo relato da destruição das Índias Ocidentais. Porto Alegre: LP & M, 1984.
É correto afirmar que, no documento acima, o autor critica
Ano Pessoas Escravos Total de livres habitantes 1799 28.930 14.986 43.916
1821 45.947 40.376 86.323
Fonte: Mary Karash, A vida dos escravos no Rio de Janeiro. SP: Companhia das Letras, 2000, p.109-110.
A modificação demográfica ocorrida nesse período, sobretudo o notável aumento da população escrava, deveu-se
As sucessivas contusões de craques, alguns já alijados da Copa, outros ameaçados de corte, não arrefeceram o entusiasmo dos sul-africanos. Todos parecem acreditar que o evento vai mudar radicalmente, e para melhor, a cara do país. Tomara mesmo. Quase vinte anos depois do final do apartheid, as fraturas sociais e raciais são perfeitamente visíveis a olho nu. Folha de São Paulo, 08/06/2010.
Dentre as características do apartheid, que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1994, destacou-se a