Questões de Vestibular USP 2022 para Vestibular - 1ª Fase
Foram encontradas 7 questões

Disponível em https://blogs.ubc.ca/oceancons/. Adaptado.
Baseado na figura, é correto afirmar que

Com base na variação no número de folhas, essa planta é característica de clima I , e tal variação está relacionada a II .
As lacunas I e II são corretamente preenchidas por
A figura a seguir ilustra o xiquexique, um cacto nativo da Caatinga.
Disponível em Wikimedia Commons.
Dada sua alta capacidade de armazenamento de água, a planta é muito utilizada para alimentação de bovinos, de caprinos e, inclusive, de seres humanos, especialmente durante os períodos de seca, como aludido em Angústia:
(...) “Amaro vaqueiro alimentava-se, nas secas, com sementes de mucunã lavadas em sete águas, raiz de imbu, miolo de xiquexique, e de tempos a tempos furtava uma cabra no chiqueiro e atirava a culpa à suçuarana”.(...)
Graciliano Ramos, Angústia.
O acúmulo de água no xiquexique é possível pela

SANTANGELO et al. 2022. “Global urban environmental change drives adaptation in white clover”. Science, 375 (6586): 1275-1281. Adaptado.
Com base nas informações fornecidas, é correto afirmar:

Os dois tipos de interagentes que poderiam causar os efeitos representados nos gráficos para as populações A e B, respectivamente, são
A figura representa o ciclo da leishmania, causadora da leishmaniose.
MOREIRA et al. 2020. “Aspectos fundamentais da leishmaniose cutânea no Brasil”. DOI:10.22533/at.ed.4852012037. Adaptado.
O parasita sobrevive nas células do hospedeiro mamífero pela inativação de enzimas da(o) I , o que bloqueia a digestão intracelular e possibilita a continuidade do ciclo da leishmania. Uma das formas de se prevenir a transmissão dessa doença é II .
As lacunas I e II podem ser preenchidas corretamente por:

A AME é uma doença autossômica recessiva rara, muitas vezes fatal na primeira infância, provocada pela morte de neurônios motores. Uma das causas da AME é uma mutação no gene SMN1, cuja frequência é de 2% na população sem AME (uma em cada 50 pessoas tem um alelo mutante). Considerando os genótipos prováveis da mulher II.2 e que não há relação de parentesco com seu parceiro, a probabilidade de uma criança deste casal ser portadora da AME é uma em: