Questões de Vestibular ENADE Simulado 2022 para Jornalismo
Foram encontradas 3 questões
A Teoria Organizacional pode explicar a preferência pela transmissão de jogos do Clube Popular. Ela discute o conceito de produção de notícia, observando caminhos, modelos e parâmetros das normatizações empresariais, linhas editorias como fatores determinantes da prática jornalística.
Acerca de tal teoria, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso). E assinale a sequência CORRETA.
( ) A habilidade do jornalista com normas vigentes da empresa é imprescindível para o caminho que ele trilha para a produção e sua carreira jornalística.
( ) O conhecimento das funções técnicas e pragmáticas do jornalismo empresarial prejudica a captação de boas histórias e seus sentidos humanistas.
( ) A comum organização de jornalistas em grupos e categorias facilita o espírito de corpo necessário para a ascensão funcional de todo coletivo.
( ) A compreensão de uma ordem econômica e ideológica que permeia a linha editorial da empresa é determinante para os caminhos da produção.
( ) A percepção da realidade do funcionamento interno da redação garante aos jornalistas um sucesso na gerência da empresa.
Durante um mês, a estudante de jornalismo Nathalia deseja realizar uma pesquisa sobre o processo de escolha dos assuntos que serão manchete de capa do jornal A Tribuna, de Vitória. A intenção é entender os critérios de noticiabilidade, valores-notícias, constrangimentos organizacionais, construção de audiências e rotinas de produção. Para isso, ele pode se valer dos estudos da teoria ___________________.
A cobertura da morte do Papa João Paulo II, ocorrida em abril de 2005, serviu de base para a realização de uma pesquisa, que buscou identificar os critérios de seleção de notícias do jornal Folha de São Paulo. Para isso, os alunos utilizaram a teoria __________________. Eles chegaram aos resultados esperados, que comprovam o caráter subjetivo e arbitrário dos processos de seleção e edição de notícias, com critérios muitas vezes baseados nos valores pessoais.
O terceiro e último editorial da edição do dia 2 de maio é uma crítica ao "Caos Publicitário", no qual a prefeitura de São Paulo estaria sendo altamente condescendente com a situação, graças às receitas proporcionadas pelos descontrolados anúncios em locais públicos, em detrimento dos pedestres. Mas, por que a Folha decidiu discutir um fato que há tempos vinha ocorrendo na cidade de São Paulo? Possivelmente, a política editorial do veículo possui algumas diretrizes que, de alguma forma, poderiam estar entrando em choque com os interesses da prefeitura de São Paulo. Entretanto, o que se propõe com essa discussão é estimular as diversas interpretações acerca da divulgação da notícia em discussão. Mostra-se, neste caso, e, mais uma vez, que a teoria ______________ pode ser contestada.
Um dos resultados da pesquisa de José Luís Garcia, realizada em Portugal, é que 90,6% dos jornalistas daquele país revelaram já ter sofrido algum tipo de pressão no exercício de sua profissão. Essas pressões eram de origem externa e interna. Entre as pressões externas, a maioria provinha de grupos de interesse político-partidário (85,8%), seguidos por grupos empresariais e governamentais. Essa pressão, entretanto, não é direta. Ao jornalista inexperiente não é informado o que ele deve ou não deve fazer. Ele o aprende aos poucos, através de uma sucessão sutil de recompensas e punições. Assim, o jornalista aprende a antever aquilo que se espera dele, a fim de obter recompensas e evitar penalidades. Para realizar essa pesquisa ele se valeu do conteúdo da teoria _________________.
Assinale a opção CORRETA:
Com base no texto acima, qual Teoria do Jornalismo explica a visão de Dona Maria sobre o Jornalismo.