Questões de Vestibular IF-BA 2012 para Curso Técnico, MODALIDADE INTEGRADA
Foram encontradas 8 questões


I – O perfil do solo é um esquema hipotético, no qual são representados os horizontes do solo desde a rocha matriz até o horizonte A, mais superficial, constituído pela rocha em decomposição.
II – Produto do intemperismo ou meteorização, os solos podem ser classificados de diferentes maneiras. Tomando por referência os elementos que participam na formação do solo, pode-se classificá-los em zonais, azonais e intrazonais.
III – Muitas florestas equatoriais, como a amazônica, são consideradas florestas clímax, devido ao fato de se apresentarem sempre verdes, com portes majestosos e grande biodiversidade. Concorre para isso o tipo de solo, com ph neutro, rico em nutrientes e de alta fertilidade, decorrente de grande quantidade de matéria orgânica.
IV – De acordo com a pedologia, o solo é um corpo complexo resultante da ação do intemperismo físico e físico-químico, que, em condições de normalidade, produz 1cm de solo quimicamente rico em aproximadamente 700 anos.
De acordo com a análise das proposições, a alternativa verdadeira é:

I – No Brasil, os movimentos pelo acesso à terra existem desde a promulgação da Lei de Terras, em 1850. Antes disso, a forma mais utilizada era a posse.
II – O principal movimento de luta pela reforma agrária é o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.
III – Atualmente, o MST luta pela aceleração do processo de reforma agrária e pela ampliação dos benefícios aos assentados, como assistência técnica e créditos agrícolas.
IV – Um dos principais massacres que chamou a atenção da comunidade internacional para a questão da Terra no Brasil foi Eldorado do Carajás. O conflito, que resultou na morte de 19 trabalhadores sem-terra, aconteceu no dia 17 de abril de 1996.
De acordo com a análise das proposições, a alternativa verdadeira é:
(MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de.Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 184)
Conforme o texto e os conhecimentos sobre urbanização, a afirmação correta é:
(MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.p. 03)
Com relação ao desenvolvimento do capitalismo, sua mundialização e globalização, é possível afirmar que: