Questões de Vestibular IF-BA 2014 para Curso Técnico, MODALIDADE SUBSEQUENTE - INGLÊS

Foram encontradas 40 questões

Q1370409 Português
Apartir da leitura do texto acima, pode- se afirmar que
Alternativas
Q1370410 Português
A voz autoral presente no texto revela um olhar crítico sobre as manifestações, no fragmento em que diz:
Alternativas
Q1370411 Português
Em relação aos aspectos linguísticos presentes no texto I, é possível afirmar que
Alternativas
Q1370412 Português
O sentido produzido pelo cronista Luis Fernando Veríssimo, no texto acima, revela que
Alternativas
Q1370413 Português
O fragmento que descreve o sentido atribuído, pelo emissor do texto, ao termo Crec-crec é ratificado em:
Alternativas
Q1370414 Inglês
The main idea of the text is:
Alternativas
Q1370415 Inglês
An answer by the government to the people on the streets mentioned in Text 01 could be
Alternativas
Q1370416 Inglês
Observe the propositions that follow. Decide if they are correct or incorrect according to Text 01 and mark the alternative in which there are only correct propositions.

Excerpt 01: "Protesters say the poorest are being short-changed while the government spends the large bills on new stadiums and glitzy infrastructure for the soccer competition Brazil is hosting next year and the Olympic Games coming in 2016."

I – There is an example of passive voice.
II – There is an example of comparative of adjectives.
III – The noun phrase “glitzy infrastructure for the soccer competition” is formed by a determiner, a pre modifier, a noun and a post modifier.
IV - “while” indicates simultaneous actions.
Alternativas
Q1370417 Inglês
Observe the excerpt from Text 01 that follows. Mark the correct alternative about the use of “where”.
Excerpt 02: “One death was reported in São Paulo state, where a young man was run over by a SUV at an intersection during a demonstration, state police said.”
Alternativas
Q1370418 Inglês
Excerpt 03: "You can't go to hospital; you can't see your friends; you can't go to school; you can't go to work…”

Observing the context, it's correct to say that Excerpt 03 from Text 01 shows
Alternativas
Q1370419 Raciocínio Lógico
Sabendo que o conjunto A= {x Z / x = 2t}, e t é um número tal que |t|=3, ( |t| denota a função valor absoluto; Z, o conjunto dos números inteiros), pode-se afirmar que
Alternativas
Q1370420 Matemática
Em um dos cursos do IFBA, 70% dos alunos gostam de Matemática e 40 % gostam de Português. Sabendo que todo aluno gosta de pelo menos uma, dessas duas disciplinas, o percentual de alunos que gostam das duas é de
Alternativas
Q1370421 Matemática
O custo médio para fabricar uma mercadoria é dado pelo quociente entre o custo total de fabricação e a quantidade de unidades fabricada. Suponha que o custo total em reais, pela fabricação de q unidades de certa mercadoria é dado por
C(q) = q³/2 - 10 q² + 15q
Aquantidade de unidades fabricadas para que se tenha custo médio mínimo é igual a
Alternativas
Q1370422 Matemática
João faz uma caminhada diária em uma praça em forma de círculo, cujo raio mede 120m. Se João dá 10 voltas por dia nessa praça, considerando a aproximação π =3,14, então ele caminha, em Km, um total igual a
Alternativas
Q1370423 Matemática
O maior número inteiro tal que 9x - 2.3x < 3 é
Alternativas
Q1370424 História
Analise o texto e a tirinha a seguir.

I - “O fundamento do regime democrático é a liberdade, (realmente costuma-se dizer que somente neste regime participa-se da liberdade, pois este é, segundo se afirma, o fim de toda democracia). Uma característica da liberdade é ser governado e governar por turno; com efeito, consistindo a justiça democrática em ter todos o mesmo, numericamente e não segundo merecimento, forçosamente tem que ser soberana a multidão e aquilo que é aprovado pela maioria tem que ser o justo.”
ARISTÓTELES. Política. In. PINSKY, Jaime. 100 Textos de História Antiga. SP: Contexto, 2009. p. 87-88.
Imagem associada para resolução da questão


Compreendendo a experiência democrática na Grécia Antiga e na sociedade contemporânea, assinale a proposição verdadeira:
Alternativas
Q1370425 História
Acerca da arte da pintura Leo Battista Alberti escreveu na primeira metade do século XV:

“Nós, pintores, queremos, pelos movimentos do corpo, mostrar os movimentos da alma (...). Convém, portanto, que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendem da natureza para imitar, por mais difícil que seja, os múltiplos movimentos da alma. Quem, sem o ter tentado, poderia crer quão difícil é representar um rosto que ri, sem fazê-lo triste, ao invés de alegre? E, ainda, quem poderia, sem grande estudo, exprimir rostos onde a boca, o queixo, os olhos, as faces, a testa se unem no riso ou nas lágrimas? Também é preciso aprendê-lo da natureza, procurando os mais fugitivos aspectos das coisas, e os que fazem imagina ao espectador mais do que ele vê.”
(ALBERTI, Leon Battista. “Della pintura”, livro II, cerca de 1435. In. TENENTI, Alberto. Florença na época dos Medici. SP: Perspectiva, 1973. p. 121)

Imagem associada para resolução da questão

O texto e a imagem apresentam elementos característicos sobre o movimento artístico, filosófico e científico inaugurado na Península Itálica no século XIV chamado de Renascimento, sobre o qual é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q1370426 História
“A conquista do Brasil pressupunha também o domínio ideológico dos povos das regiões colonizadas pela Coroa lusitana. Havia que provar pelo convencimento e pela força – a superioridade do modo oficial português de ser. Era necessário convencer as populações nativas e os recém-chegados da inferioridade e do 'bestialismo' dos hábitos americanos. Aopção de europeus pela cultura material e social tupinambá causava tensões insustentáveis na férrea camisa-de-força vivencial em que as elites civis e religiosas ibéricas enquadravam as classes subalternas – metropolitanas e coloniais.”
MAESTRI, Mário. Os senhores do litoral. Conquista portuguesa e agonia tupinambá no litoral brasileiro. (século 16). POA: Editora da Universidade/UFRGS, 1994. p. 61.

O texto acima e seus conhecimentos sobre as relações de dominação entre europeus e as populações indígenas na América Portuguesa permitem afirmar que
Alternativas
Q1370427 História
“Em meio às secas do Nordeste, houve um beato, originário do Ceará, que encetou uma peregrinação de quase um quarto de século, no decorrer da qual foi granjeando um séquito cada vez mais numeroso. As primeiras notícias de sua passagem datam de 1874. O beato se dedicava à pregação, à penitência e às boas obras, comandando mutirões de construção e reconstrução de igrejas, cemitérios, calçadas e açudes.
Mas, à medida que o séquito de Antônio Conselheiro se avolumava, as autoridades começaram a manifestar seu desagrado e decidiram acossar o bando.
Prevendo a escalada da perseguição, os peregrinos bateram em retirada até o arraial de Canudos, no fundo do sertão e no alto de serranias, onde se entrincheiraram em 1893 e se fortificaram. Quatro expedições seriam necessárias para erradicar o perigo, destruir o arraial e exterminar seus habitantes.”
GALVÃO, Walnice Nogueira. Uma tragédia brasileira. In. FIGUEIREDO, Luciano (org.). Guerras e batalhas brasileiras. RJ: Sabins, 2009. p. 54

Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre a Guerra de Canudos (1896-1897), analise as sentenças a seguir:

I - O arraial de Belo Monte, ou Canudos como foi denominado, foi fundado no sertão da Bahia (região do rio Vaza-Barris) pelo beato Antônio Conselheiro seguindo preceitos profundamente católicos.
II - Os moradores de Canudos eram oriundos de várias partes do Nordeste e em sua maioria muito pobre, fugindo da seca ou das condições precárias de vida.
III - Antônio Conselheiro foi considerado monarquista, pois lutou pelo fim da República e pregava ideias comunistas e de igualdade entre seus seguidores.
IV - Foram necessárias quatro expedições e a mobilização do Exército para massacrar Canudos, e garantir a existência da República brasileira.

A alternativa que indica a(s) sentenças(s) verdadeira(s) é
Alternativas
Q1370428 Conhecimentos Gerais
“Como comparar o mundo da década de 1990 ao mundo de 1914? Nele viviam 5 ou 6 bilhões de seres humanos, talvez três vezes mais que na eclosão da Primeira Guerra Mundial, e isso embora no Breve Século XX mais homens tivessem sido mortos ou abandonados à morte por decisão humana que jamais antes na história. Uma estimativa recente das “megamortes” do século menciona 187 milhões (...), o equivalente a mais de um em dez da população mundial total de 1900. Na década de 1990 a maioria das pessoas era mais alta e pesada que seus pais, mais bem alimentada e muito mais longeva, embora talvez as catástrofes das décadas de 1980 e 1990 na África, na América Latina e na ex-URSS tornem difícil acreditar nisso.”
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. O breve século XX. 1914-1991. SP: Companhia das Letras, 2002. p. 21
Com base no texto acima e em seus conhecimentos acerca do século XX, analise as proposições a seguir:

I - Nas primeiras décadas do século XX, a Europa vivenciou a chamada Primeira Guerra Mundial, que resultou na morte de cerca de 10 milhões de pessoas, entre militares e civis.
II - Na década de 30, ascenderam na Europa regimes totalitaristas, como o nazismo e o fascismo, que se caracterizavam pela difusão de ideais democratizantes.
III - No período após as Grandes Guerras Mundiais, a África iniciou movimentos de independência política em relação às nações imperialistas europeias, que resultaram em diversas guerras civis, que devastam o continente até os dias atuais.
IV - No Oriente Médio agravaram-se os conflitos a partir da década de 80, com a ocupação de Israel dos territórios anteriormente habitados pelos palestinos e com o surgimento de movimentos de revolta como o Hamas e a Intifada.

A alternativa que indica as proposições verdadeiras é
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: E
5: B
6: D
7: A
8: E
9: A
10: C
11: B
12: A
13: E
14: C
15: B
16: B
17: D
18: A
19: C
20: E