Questões de Vestibular IF-PR 2017 para Nível Médio

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2017 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2017 - IF-PR - Nível Médio |
Q1316220 Geografia
Uma determinada fábrica de bebidas mundial produz diversas marcas e tem fábrica em Manaus, de onde supre outras fábricas de bebida na América Latina, inclusive o Brasil. O contexto apresentado no enunciado acima reflete que tipo de processo de produção?
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2017 - IF-PR - Nível Médio |
Q1316221 Geografia
Reparar que a grama do vizinho é mais verde nem sempre indica inveja. Para o sociólogo Kenneth Gould, pode ser um atestado de gentrificação. “A ironia é que a indústria ecológica cria espaços urbanos sustentáveis e é socialmente insustentável”, diz o diretor do programa de sustentabilidade urbana do Brooklyn College, da Universidade da Cidade de Nova York. Pense numa vizinhança deteriorada que ganha parque, ciclovia de “primeiro mundo” e comércio “natureba”. Quem não iria querer morar lá? O problema é que o mercado imobiliário provavelmente chegou à mesma conclusão que a maioria das pessoas. Com tanta procura, os preços disparam. Os incomodados (em geral, da classe C para baixo) que se mudem.
(Fonte: Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/06/1780795-industria-verde-expulsa-morador-mais-pobre-dizsociologo.shtml>. Acesso em: 20 ago. 2017.)
O processo de gentrificação relatado na reportagem é excludente. Assinale a alternativa que apresenta os excluídos desse processo.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2017 - IF-PR - Nível Médio |
Q1316222 Geografia
Leia os trechos extraídos da entrevista com o professor pesquisador Altair Sales Barbosa:
‘[...] É um tipo de ambiente em que vários elementos vivem intimamente interligados uns aos outros. A vegetação depende do solo, que é oligotrófico (com nível muito baixo de nutrientes); o solo depende de um tipo de clima especial, que é o tropical subúmido com duas estações, uma seca (no inverno) e outra chuvosa (no verão). Vários outros fatores, incluindo o fogo, influenciaram na formação do bioma – o fogo é um elemento extremamente importante porque é ele que quebra a dormência da maioria das plantas com sementes [...]. [...] O bioma foi incluído na política de expansão econômica brasileira como fronteira de expansão. É uma área fácil de trabalhar, em um planalto, sem grandes modificações geomorfológicas e com estações bem definidas. Junte-se a isso toda a tecnologia que hoje há para correção do solo. É possível tirar a acidez do solo utilizando o calcário; aumentar a fertilidade, usando adubos. Com isso, altera-se a qualidade do solo, mas se afetam os lençóis subterrâneos e, sem a vegetação nativa, a água não pode mais infiltrar na terra. Mas o mais importante de tudo isso é que as águas que brotam desse bioma são as mesmas águas que alimentam as grandes bacias do continente sul-americano. É daqui que saem as nascentes da maioria dessas bacias. Esses rios todos nascem de aquíferos. Um aquífero tem sua área de recarga e sua área de descarga. Ao local onde ele brota, formando uma nascente, chamamos de área de descarga. Como ele se recarrega? Nas partes planas, com a água das chuvas, que é absorvida pela vegetação nativa. Essa vegetação tem plantas que ficam com um terço de sua estrutura exposta, acima do solo, e dois terços no subsolo. Isso evidencia um sistema radicular (de raízes) extremamente complexo. Assim, quando a chuva cai, esse sistema radicular absorve a água e alimenta o lençol freático, que vai alimentar o lençol artesiano, que são os aquíferos’.
(Adaptado de<http://www.jornalopcao.com.br/entrevistas>. Acesso em: 20 ago. 2017).
Os fragmentos permitem concluir que:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2017 - IF-PR - Nível Médio |
Q1316223 Geografia

Leia o texto abaixo.

Como e quando se formaram as Cataratas

Os majestosos saltos das Cataratas do Iguaçu, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, recebem diariamente milhares de pessoas interessadas em admirar os fluxos de água do rio Iguaçu sobre o maior derrame basáltico da Terra. O principal atrativo turístico do município de Foz do Iguaçu situa-se no centro de uma superfície aproximada de 200.000 km² de rochas basálticas, originárias de atividades vulcânicas que ocorreram durante a ruptura do continente Gondwana.

Durante o período Terciário, de 65 a 2 milhões de anos, o atual estado do Paraná sofreu efeitos de movimentos tectônicos que provocaram afundamentos na parte sudoeste (Paraguai e Argentina) e soerguimento na borda leste devido aos movimentos tectônicos ascensionais, originários da separação continental e soerguimento da Cordilheira dos Andes. Este soerguimento na borda leste explica porque os grandes rios paranaenses escoam para oeste.

A Garganta do Diabo, uma das principais atrações do Parque Nacional do Iguaçu, já esteve situada na foz do rio Iguaçu, junto ao rio Paraná. Os 21 km de extensão que hoje separam a Garganta do Diabo do encontro com o rio Paraná é resultado da erosão regressiva do leito rochoso do rio Iguaçu que, há cerca de 1 a 1,5 milhão de anos, vem intemperizando as falhas e fraturas do leito basáltico com uma velocidade média de 1,4 a 2,1 cm/ano.

(Fonte: Adaptado de MINERAIS DO PARANÁ S/A - MINEROPAR. Parque Nacional do Iguaçu.

Disponível em<http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=12> .

Acesso em: 02 jun. 2014.)


O 2°, 3° e 4° parágrafos podem ser explicados, respectivamente, pelo predomínio:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2017 - IF-PR - Nível Médio |
Q1316224 Geografia
Alheio às advertências maternas, João Paulo colocou em prática a sua ideia de representar o Sistema Solar na parede da sala de estar. Plutão, definitivamente, seria inserido como planeta. João e seus amigos virtuais nunca aceitaram o “rebaixamento” de Plutão a categoria de planeta anão. Alegavam que era mais uma manobra do governo federal para desviar a atenção dos brasileiros aos verdadeiros problemas que desgraçam o país. Portanto, Plutão definitivamente seria mais um planeta ao redor do Sol. Enquanto João imaginava as centenas de “curtidas” que iria receber com sua obra exposta no Facebook e Instagram, pensou em como manter a proporcionalidade de distância dos planetas em relação ao Sol dentro de uma sala de estar com dimensões de 7m x 7m. Que escala usar? Sempre atento às aulas de Geografia, João sabia que a Terra fica a uma distância média de 150 milhões de km do Sol. Também memorizou a incrível distância que separa Putão do Sol, cerca de 5,9 bilhões de km! Dono de um incrível raciocínio matemático, João decidiu que utilizaria uma escala onde cada centímetro na parede da sala representaria 10 milhões de km, o que tornaria viável a concretização do seu plano dentro das dimensões da sala que sua família possui.
A partir das informações do texto, marque a alternativa adequada, quanto ao Sistema Solar representado na parede da casa de João.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2017 - IF-PR - Nível Médio |
Q1316225 Geografia
Analise os gráficos.
Imagem associada para resolução da questão (Adaptado de CONTI, José Bueno. Clima e meio ambiente. São Paulo: Atual, 2011, p. 19.)

Assinale a alternativa que apresenta o fator climático que influencia na diferença pluviométrica entre as cidades litorâneas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: B
6: C