Questões de Vestibular IF-PR 2017 para Nível Médio

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2017 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2017 - IF-PR - Nível Médio |
Q1316222 Geografia
Leia os trechos extraídos da entrevista com o professor pesquisador Altair Sales Barbosa:
‘[...] É um tipo de ambiente em que vários elementos vivem intimamente interligados uns aos outros. A vegetação depende do solo, que é oligotrófico (com nível muito baixo de nutrientes); o solo depende de um tipo de clima especial, que é o tropical subúmido com duas estações, uma seca (no inverno) e outra chuvosa (no verão). Vários outros fatores, incluindo o fogo, influenciaram na formação do bioma – o fogo é um elemento extremamente importante porque é ele que quebra a dormência da maioria das plantas com sementes [...]. [...] O bioma foi incluído na política de expansão econômica brasileira como fronteira de expansão. É uma área fácil de trabalhar, em um planalto, sem grandes modificações geomorfológicas e com estações bem definidas. Junte-se a isso toda a tecnologia que hoje há para correção do solo. É possível tirar a acidez do solo utilizando o calcário; aumentar a fertilidade, usando adubos. Com isso, altera-se a qualidade do solo, mas se afetam os lençóis subterrâneos e, sem a vegetação nativa, a água não pode mais infiltrar na terra. Mas o mais importante de tudo isso é que as águas que brotam desse bioma são as mesmas águas que alimentam as grandes bacias do continente sul-americano. É daqui que saem as nascentes da maioria dessas bacias. Esses rios todos nascem de aquíferos. Um aquífero tem sua área de recarga e sua área de descarga. Ao local onde ele brota, formando uma nascente, chamamos de área de descarga. Como ele se recarrega? Nas partes planas, com a água das chuvas, que é absorvida pela vegetação nativa. Essa vegetação tem plantas que ficam com um terço de sua estrutura exposta, acima do solo, e dois terços no subsolo. Isso evidencia um sistema radicular (de raízes) extremamente complexo. Assim, quando a chuva cai, esse sistema radicular absorve a água e alimenta o lençol freático, que vai alimentar o lençol artesiano, que são os aquíferos’.
(Adaptado de<http://www.jornalopcao.com.br/entrevistas>. Acesso em: 20 ago. 2017).
Os fragmentos permitem concluir que:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2017 - IF-PR - Nível Médio |
Q1316224 Geografia
Alheio às advertências maternas, João Paulo colocou em prática a sua ideia de representar o Sistema Solar na parede da sala de estar. Plutão, definitivamente, seria inserido como planeta. João e seus amigos virtuais nunca aceitaram o “rebaixamento” de Plutão a categoria de planeta anão. Alegavam que era mais uma manobra do governo federal para desviar a atenção dos brasileiros aos verdadeiros problemas que desgraçam o país. Portanto, Plutão definitivamente seria mais um planeta ao redor do Sol. Enquanto João imaginava as centenas de “curtidas” que iria receber com sua obra exposta no Facebook e Instagram, pensou em como manter a proporcionalidade de distância dos planetas em relação ao Sol dentro de uma sala de estar com dimensões de 7m x 7m. Que escala usar? Sempre atento às aulas de Geografia, João sabia que a Terra fica a uma distância média de 150 milhões de km do Sol. Também memorizou a incrível distância que separa Putão do Sol, cerca de 5,9 bilhões de km! Dono de um incrível raciocínio matemático, João decidiu que utilizaria uma escala onde cada centímetro na parede da sala representaria 10 milhões de km, o que tornaria viável a concretização do seu plano dentro das dimensões da sala que sua família possui.
A partir das informações do texto, marque a alternativa adequada, quanto ao Sistema Solar representado na parede da casa de João.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B