Questões de Vestibular IF-RS 2018 para Vestibular

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2018 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2018 - IF-RS - Vestibular |
Q1340888 História
Sobre as civilizações greco-romanas, é correto afirmar.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2018 - IF-RS - Vestibular |
Q1340889 História
Entre 1791 e 1804, uma das colônias francesas no Novo Mundo, Saint Domingue (Haiti), passou por um processo marcado pela reação contra a dominação de uma elite branca que resultou na sua independência e na abolição da escravidão.

Sobre este fato, é correto afirmar.
I - A chegada de Napoleão Bonaparte ao poder foi um grande estímulo aos revoltosos, pois o novo governo da França aboliu definitivamente a escravidão em todos os domínios franceses nas Américas (1802).
II - A eliminação dos dominadores brancos e o protagonismo de escravos, libertos e quilombolas foi motivo de grande preocupação entre as sociedades escravistas das Américas. Temia-se a “haitinização”, ou seja, que a revolta se espalhasse e colocasse em xeque a manutenção da instituição escravista em toda a região.
III - A Revolução do Haiti foi um dos inúmeros casos nas Américas em que o rompimento do domínio colonial esteve associado à abolição da escravidão.
IV - Após unir-se aos revolucionários, entre 1794 e 1802, o liberto François Dominique Toussaint (“Toussaint L’Ouverture”) foi a principal autoridade da ilha. Depois da sua captura e deportação para a França, o exescravo Jean-Jacques Dessalines assumiu a liderança dos revoltosos que proclamaram a Independência do Haiti em 1804.

Quais estão corretas?
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2018 - IF-RS - Vestibular |
Q1340890 História
O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando (Império Austro-húngaro) na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia, em 28 de junho de 1914, foi o estopim da Primeira Guerra Mundial que envolveu as principais potências europeias da época.
Sobre este conflito, é correto afirmar.

I - As causas da Primeira Guerra são motivo de intenso debate historiográfico. Entre elas, podemos citar as rivalidades políticas envolvendo Estados europeus como Inglaterra, Alemanha, França e Rússia, em um contexto de crescente sentimento nacionalista e avanço do militarismo; a disputa imperialista pelos territórios e riquezas da Ásia e da África; a perda do caráter defensivo da intricada política de alianças envolvendo os países europeus e a ascensão da Alemanha contestando a hegemonia das potências capitalistas tradicionais. II - Apesar de ter deixado um rastro de mortes e destruição, o final da guerra permitiu a acomodação dos interesses das potências tradicionais e ascendentes da Europa, mas manteve intocada a hegemonia dos antigos Impérios europeus. III - O envolvimento da Rússia na guerra ao lado da Tríplice Entente agravou as tensões e as contradições internas do czarismo russo, favorecendo a eclosão da Revolução bolchevique de 1917.

Está(ão) correta(s)
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2018 - IF-RS - Vestibular |
Q1340891 História
Entre 1964 e 1985, uma ditadura civil-militar governou o Brasil. A respeito deste período é INCORRETO afirmar.
Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2018 - IF-RS - Vestibular |
Q1340892 História

A tabela abaixo apresenta a movimentação do tráfico transatlântico de escravos entre 1501 e 1866, de acordo com a região de desembarque.


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: The Trans-Atlantic Slave Trade Database. Disponível em:< http://www.slavevoyages.org/assessment/estimates>. Acesso em: 24 mar. 2018. (adaptado)


Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir.

( ) A descoberta do ouro na região das Minas Gerais (1696) explica o significativo incremento no volume de africanos desembarcados nos portos do Brasil a partir do último quarto do século XVII. ( ) A independência do Haiti e a abolição da escravidão na ilha não representou uma redução da participação do Caribe francês nos circuitos do tráfico transatlântico de escravos. ( ) A concorrência das colônias inglesas, francesas e holandesas não retirou do Brasil o monopólio da produção de açúcar a partir da segunda metade do século XVII. Este aspecto fica evidente na participação das respectivas regiões no volume do tráfico atlântico até o final do século XVIII. ( )Em 1831, como resultado da pressão do governo inglês, passou a vigorar no Império do Brasil a chamada “Lei Feijó” que decretou a extinção do tráfico atlântico na região. Contudo, os dados indicam que o comércio negreiro seguiu plenamente ativo até a sua proibição definitiva em 1850 (“Lei Eusébio de Queiroz”).

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é



Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: B
5: E