Questões de Vestibular IF Sul - MG 2018 para Vestibular - Segundo Semestre
Foram encontradas 5 questões
A ILHA DO LITORAL DE SÃO PAULO COM A SEGUNDA MAIOR
CONCENTRAÇÃO DE COBRAS DO PLANETA
A ilha da Queimada Grande, conhecida como ilha das cobras, é habitada quase que exclusivamente por uma espécie de cobra, a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis). Segundo o pesquisador e especialista em animais peçonhentos Vidal Haddad Júnior, o isolamento e as condições geográficas da ilha lentamente modificaram as características das cobras em relação às jararacas continentais, criando a nova espécie. "Sua cauda adquiriu capacidade preensil (de se agarrar a algo) e a dentição ganhou um aspecto mais curvo, para prender as aves mais facilmente e não soltá-las enquanto o veneno age". "Para subir em árvores, sua pele se tornou mais elástica do que a de suas parentes do continente", explica Otávio Marques, pesquisador e diretor do Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan.
Evanildo da Silveira BBC Brasil (adaptado) 24 fevereiro 2018
Disponível em:<http://www.bbc.com/portuguese/geral-43115867> .
A forma como o texto apresenta as modificações ocorridas no animal aplica-se à teoria:
MULHER USA SÊMEN DO FILHO MORTO E BARRIGA DE
ALUGUEL PARA SE TORNAR AVÓ
Uma professora indiana de 49 anos encontrou uma forma improvável de reviver suas memórias do filho, morto de um câncer cerebral. Enquanto estava saudável, ele havia congelado seus espermatozoides e, após a sua morte, a mãe utilizou o sêmen preservado para fertilizar um óvulo de uma doadora anônima. Os embriões foram então implantados em uma mãe de aluguel por fertilização in vitro. Desta forma Rajashree Patil conseguiu usar o esperma armazenado de seu filho para gerar dois bebês gêmeos - seus novos netos, uma menina e um menino.
BBC Brasil 24 fevereiro 2018 - Adaptado Disponível em:<http://www.bbc.com/portuguese/geral-43162469> .
As características genéticas das crianças (caso não ocorra epigenia) geradas neste processo serão:
CAPTURA DE CO2 NÃO SERÁ SOLUÇÃO PARA A MUDANÇA CLIMÁTICA
A utilização de tecnologias de emissão negativa (captura e armazenamento dos gases do efeito estufa da atmosfera) é citada como a possibilidade de resgate do planeta contra o aumento do efeito estufa. Entretanto, essas tecnologias oferecem uma limitada possibilidade realista de reduzir o dióxido de carbono da atmosfera, além de não ser na escala necessária no atual cenário climático.
Manuel Planelles, Madri, 1 fev 2018 – El pais - Adaptado
Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/31/ciencia/1517422520_564058.html> .
A redução a que se refere o texto ocorre naturalmente quando as plantas:
MINERADORA NORUEGUESA TINHA 'DUTO CLANDESTINO'
PARA LANÇAR REJEITOS EM NASCENTES AMAZÔNICAS
A gigante norueguesa produtora de alumínio “Hydro” usou uma "tubulação clandestina de lançamento de efluentes não tratados" em um conjunto de nascentes do Rio Muripi, aponta um laudo divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde. Segundo o especialista, "a população usa estas águas para recreação, consumo e captura de peixes", o que poderia levar a contaminação também para o solo e o organismo dos moradores.
Ricardo Senra - BBC Brasil em Washington 23 fevereiro 2018 - Adaptado Disponível em:<http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43162472> .
Nesta situação, considerando-se os componentes de uma cadeia alimentar, espera-se encontrar maiores níveis de contaminação no (a):
ABSORÇÃO DE NUTRIENTES EM MUDAS DE BERINJELA
CULTIVADAS EM SUBSTRATOS ALTERNATIVOS
Com o objetivo de avaliar os efeitos da absorção de nutrientes na cultura da berinjela (Solanum melongena L.), pesquisadores testaram substratos à base de pó de coco seco, sem lavar, substrato comercial e fibra de coco verde. Verificaram que as plantas cultivadas em pó de coco seco tiveram maior quantidade de nutrientes totais nas partes aéreas quando comparadas a substrato comercial e pó de coco verde lavado.
Alexandre Bosco de Oliveira e Fernando Felipe Ferreyra Hernandez - Adaptado Revista Ciência Agronômica, v. 39, n. 4, p. 583-589, out-dez, 2008.
Esses nutrientes quando na parte superior devem estar armazenados no: