Questões de Vestibular IF-GO 2011 para Vestibular
Foram encontradas 7 questões
“Se a proporção entre o crescimento natural da população e dos meios de subsistência há muito que ocorreu e se essa oscilação necessária, essa causa permanente de uma miséria periódica sempre existiu desde que a humanidade tem uma história, ela existe agora e existirá sempre, a menos que ocorra uma mudança decisiva na constituição física de nossa natureza”. DUPUY, G. & POURSIN, J. M. Malthus. São Paulo: Cultrix, 1975, p. 30.
Logo após a segunda Guerra Mundial, uma atualização da concepção de Malthus começou a ser desenvolvida, mas agora ela era direcionada não à pobreza em geral, mas sim aos países de “terceiro mundo”. Esta concepção ficou conhecida como neomalthusianismo. Observe a citação a seguir de Eugene Black, um autor neomalthusiano:
“Há três anos e meio, disse nas Nações Unidas: ´devo ser franco: o aumento da população ameaça anular todos os nossos esforços para elevar os níveis de vida de muitos países mais pobres. A menos que se possa restringir o aumento da população, ver-nosemos forçados a desistir por esta geração de nossas esperanças de progresso econômico`”. IVAN, J. & GALLO, H. O mito da explosão demográfica. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1970, p. 40.
Com base nas afirmações acima e em seus conhecimentos sobre a Geografia da População, é correto afirmar que:
Sobre os conceitos de área metropolitana e megalópole, é correto afirmar que:
“Os números não nos permitem enganos sobre a situação fundiária no Brasil. Com um território continental de 850 milhões de hectares, dos quais 390 milhões são próprios para a atividade agrícola, 120 milhões de hectares estão ociosos, conforme informam dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No país dos sem-terra, quase 60% das áreas rurais são grandes extensões que pertencem a menos de 3% dos proprietários”. FERREIRA, Carla. Os tropeços da modernização agrária. Lemond Diplomatique, 01/10/2002. Disponível em: http://diplomatique.uol.com.br/acervo.php?id=59 Acesso em: 02 de maio de 2011.
Qual das proposições seguintes não está estritamente relacionada com a reportagem?
Observe as figuras a seguir:
Disponível em: http://www.geomundo.com.br/geografia-30159.htm Acesso em: 02 de maio de 2011.
As duas figuras expressam o fluxo migratório da população brasileira entre as décadas de 1960 a 1990.
Considere o trecho da música Fotografia 3x4, do cantor de música popular brasileira Belchior, transcrito a seguir:
“Eu me lembro muito bem do dia em que eu
cheguei
Jovem que desce do norte pra cidade grande
Os pés cansados e feridos de andar légua
tirana...nana (...)
Em cada esquina que eu passava
um guarda me parava, pedia os meus
documentos e depois sorria, examinando o três-
por-quatro da fotografia e estranhando o nome
do lugar
de onde eu vinha.
Pois o que pesa no norte, pela lei da gravidade,
disso Newton já sabia! Cai no sul grande cidade
São Paulo violento, Corre o rio que me engana”.
A partir da análise das figuras e da música,
assinale a proposição correta sobre os fluxos
migratórios no Brasil, no período considerado.
“Grandes massas de relevo saliente, produzidas pelo orogenismo. Da mesma maneira que cadeia de montanhas ou serras, é uma expressão usada geralmente nas descrições da paisagem física de uma região, na qual a parte técnica é um pouco descuidada. Geralmente se compreendem as cordilheiras como grandes cadeias de montanhas, ex.: cordilheira dos Andes, Alpes, Atlas, Himalaia etc.”
GUERRA, A. T & GUERRA, A. J. T. Dicionário Geológico-Geomorfológico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, p. 162.
A origem das cordilheiras, ou seja, a orogenia, deve-se fundamentalmente a que tipo de processo geológico-geomorfológico?
Observe o croqui a seguir.
A parte destacada da figura expressa um dos maiores domínios morfoclimáticos do país. Assinale as proposições seguintes, que caracterizam este domínio morfoclimático tanto em suas características naturais quanto antrópicas:
I. Formações deste domínio podem ser encontradas nos seguintes estados: Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Roraima e Pará.
II. Do ponto de vista da constituição de suas paisagens, este domínio não é homogêneo, apresentando várias fitofisionomias, dentre elas campo limpo, campo sujo, campo cerrado, cerrado strictu senso, cerradão, mata de galeria.
III. Somente após a década de 1970 é que este domínio sofreu processo mais intenso de ocupação, passando suas áreas a serem invadidas por uma agricultura altamente mecanizada, com um uso muito grande ciência e tecnologia nos processos produtivos.
IV. Estas áreas são ainda hoje pouco ocupadas, pois suas condições morfológicas (formas de relevo) e pedológicas (solos) são pouco apropriadas para uma agricultura mais produtiva e mecanizada.
Estão corretas: