Questões de Vestibular IFN-MG 2017 para Vestibular - Segundo Semestre - Prova 03
Foram encontradas 20 questões
FIGURA 01
Quantas soluções reais distintas possui a equação 2x4 - 2x3 - 3x2 + x =-1/2 no intervalo [ -1,1; 1,4]?
“'Por um Brasil melhor intervenção militar já!' (...) Participantes da Organização Brasileira de Intervenção (OBI) se uniram a um grupo que afirma que as Forças Armadas devem se manifestar e retirar do poder os políticos corruptos". Um dos manifestantes "relata que a organização pretende conscientizar a população sobre o tema. 'Somos antipartidários e a nossa intenção é mostrar às pessoas que não podemos continuar dessa forma. A intervenção militar é a única solução para o Brasil', acredita. Conforme a OBI, a intervenção militar, prevista no artigo 142 da Constituição Federal, é a única forma de garantir a democracia e defender os brasileiros contra o comunismo".
Fonte: SANTOS, Lysiê. Manifestantes Pedem Intervenção Militar no Brasil. Matéria publicada em 13 de março de 2017. NotiSul. Disponível em:<https://www.notisul.com.br/2017/03/13/intervencao-militar-manifestantes-solicitam-em-tubaraoacao-contra-politicos-no-brasil>. Acesso em: 17 de abr 2017.
FIGURA 01
Fonte: KELLY, Bruno. Jovem Segura Placa Pedindo Intervenção Militar. Reuters. Imagem usada na matéria de VIDAL, Luiza. Especialistas Desvendam Cinco Mitos da Ditadura. 25 de abril de 2015. Disponível em: <http://www.band.uol.com.br/m/conteudo.asp?id=100000747063&programa=brasil>. Acesso em: 17 de abr 2017.
As informações apresentadas, retiradas de manifestações distintas, evidenciam o crescimento de simpatizantes do regime militar brasileiro, que têm firmado o entendimento de que somente por meio de uma nova intervenção militar, os atuais problemas nacionais possam ser solucionados. Contudo, todas as opções a seguir apresentam contradições entre alguns aspectos históricos do regime militar brasileiro e os argumentos expressos pelos manifestantes, EXCETO:
FIGURA 02
Fonte: MELO, Francisco Aurélio de Figueiredo e. Martírio de Tiradentes. Óleo sobre tela. Obra de 1893. Museu Histórico Nacional: Rio de Janeiro. Disponível em:<http://www.museuhistoriconacional.com.br/images/galeria26>. Acesso em: 04 de abr 2017.
I. A notória manifestação de vergonha e desgosto do carrasco negro na obra, foi propositalmente retratada pelo pintor, de modo a exaltar uma das principais propostas dos inconfidentes, sobretudo de Tiradentes, qual seja, a abolição da escravatura no final do século XVIII. II. A pintura foi produzida em um momento histórico em que a memória de Tiradentes foi oportunamente resgatada, de modo a atender aos interesses dos republicanos, ávidos por um herói nacional que pudesse personificar o novo regime proclamado em 1889. III. A associação do martírio de Tiradentes com o de Jesus, observado na pintura e comum no período, contribuiu para a legitimação religiosa do regime republicano, sobretudo em relação ao catolicismo, que foi elevado à condição de religião oficial do estado brasileiro a partir de 1889. IV. Único a assumir responsabilidade no movimento republicano de caráter emancipacionista, Joaquim José da Silva Xavier, vulgo Tiradentes, reconhecidamente o menos abastado dentre os inconfidentes, também foi o único dentre eles a ser enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro.
Estão CORRETAS:
Fonte: PAZZINATO, Alceu; SENISE, Maria Helena. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Ática, 2013, p. 274, adaptado.
FIGURA 03
Fonte: PICASSO, Pablo. GUERNICA. Pintura em óleo. Obra de 1937. Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Disponível em: <http://www.museoreinasofia.es/en/collection/artwork/guernica>. Acesso em: 11 de abr 2017.
Tomando por base as informações disponibilizadas, as respectivas palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas no texto, estão contidas na opção:
Fonte: Fabian. Ontem e Hoje. Sala de Aula Virtual Professor Fabian. Data da imagem indisponível. Disponível em: <http://saladeaulavirtualprofessorfabian.blogspot.com.br/.html.>. Acesso em: 08 de out 2014.
I. A associação entre as FIGURAS 04 e 05 pode ser considerada coerente, uma vez que tanto o holocausto dos judeus pelos nazistas, quanto o conflito árabe-israelense que persiste, têm como principal fundamento o discurso da busca da purificação racial a partir de práticas de genocídio. II. Do ponto de vista militar, a associação entre as FIGURAS 04 e 05 é aceitável, já que os judeus não conseguiram reagir aos nazistas, tão quão os palestinos não conseguem reagir aos israelenses, já que os árabes, considerados terroristas pelo Ocidente, não dispõem de apoio internacional. III. Indiferente às FIGURAS 04 e 05, as ocorrências históricas e as estatísticas demonstram que, acerca dos conflitos envolvendo árabes e israelenses, os palestinos têm somado o maior número de vítimas, embora as ações de grupos como o Hamas contribuam para os ataques israelenses. IV. Apesar das denúncias internacionais contra Israel acerca da violação dos direitos humanos e territoriais em relação aos palestinos, a associação entre as imagens pode ser avaliada como polêmica e inadequada, se analisada a partir das distinções históricas entre o holocausto dos judeus pelos nazistas e as motivações dos conflitos envolvendo árabes e israelenses.
Diante das informações apresentadas, pode-se admitir como CORRETOS os itens:
Fonte: BARROS, Fernanda. Notícias Agora. Charge publicada em 29 de maio de 2013. Autoria não divulgada. Disponível em: <http://noticiaagora.net.br/blog/?cat=4&paged=10>. Acesso em: 12 de abr 2017.
( ) Seus adeptos defendiam a nacionalização das empresas estrangeiras e um governo popular. ( ) Era liderada por Plínio Salgado e parte de suas ideias era inspirada no Fascismo. ( ) Sua tentativa de golpe contra o governo Vargas fracassou durante o Estado Novo. ( ) Seu presidente de honra foi o ex-tenentista Luís Carlos Prestes, adepto do comunismo. ( ) Fazia parte de suas reivindicações a suspensão da dívida externa brasileira. ( ) Seu lema era "Deus, pátria e família" e seus adeptos eram denominados "camisas verdes".
Marque a opção que contem a sequência CORRETA.