Questões de Vestibular ENCCEJA 2018 para Exame - Linguagens e Ciências Humanas, Ensino Médio

Foram encontradas 60 questões

Q1401728 Português

O ciclo da vida – sinopse

Direção: Yang Zhang

A rotina melancólica de uma casa de repouso na China é quebrada quando um grupo de velhinhos intrépidos decide fugir em um ônibus e atravessar o país para participar de um show de variedades na TV. Apesar da saúde frágil, a alegria da viagem e dos ensaios os enche novamente de vida e alegria. Ao longo do caminho, eles começam a ver que seus sonhos podem se tornar realidade e encontram a paz e a felicidade que há muito haviam sido deixadas para trás.

Disponível em: www.guiadasemana.com.br. Acesso em: 28 jul. 2015 (adaptado).


O que caracteriza esse texto como uma sinopse é o fato de apresentar ao leitor

Alternativas
Q1401729 Espanhol

Ley de dependencia

Juan Carlos I – Rey de España

Ley 39/2006, de 14 de diciembre, de Promoción de la Autonomía Personal y Atención a las Personas en Situación de Dependencia.


La atención a las personas en situación de dependencia y la promoción de su autonomía personal constituye uno de los principales retos de la política social de los países desarrollados. El reto no es otro que atender las necesidades de aquellas personas que, por encontrarse en situación de especial vulnerabilidad, requieren apoyos para desarrollar las actividades esenciales de la vida diaria, alcanzar una mayor autonomía personal y poder ejercer plenamente sus derechos de ciudadanía.

Disponível em: www.terceraedad.com. Acesso em: 18 set. 2013 (adaptado).


A lei divulgada no texto se refere a uma preocupação social dos países desenvolvidos. Para esses países, a atenção prestada a pessoas com alguma vulnerabilidade é um de seus

Alternativas
Q1401730 Português

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: www.dentalpress.com.br. Acesso em: 19 jul. 2014 (adaptado).


O cartaz da campanha publicitária destaca o tráfico internacional de mulheres ao combinar a

Alternativas
Q1401731 Português

Imagem associada para resolução da questão

Jornal do Commercio, 17 fev. 2008 (adaptado).


A linguagem pode adquirir diferentes formas, a depender das intenções das pessoas que a utilizam. Nesse anúncio publicitário, o objetivo da empresa construtora é

Alternativas
Q1401732 Português

Imagem associada para resolução da questão

DOEDERLEN, J. O livro dos ressignificados. São Paulo: Parábola, 2017 (adaptado).


Tradicionalmente, os textos possuem estrutura e função características, mas, eventualmente, assumem uma função social inesperada, como no exemplo acima, que se trata de um(a)

Alternativas
Q1401733 Inglês

Student on Homesickness

When the homesickness hits, I usually get lazy and tired and just feel like going home and sleeping. I miss the safety of my family and the comfort of home, but most of all I miss my mother and just being able to talk to her whenever I want.

The homesickness usually hits when I feel out of place, or when I hear a song, or see something that reminds me of them. Usually, when I Skype them, it makes me feel worse because I can see them and talk to them, but I can't be with them.

Lara Wyatt, 20, Boston.

Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 25 set. 2013.


O texto descreve uma situação muito comum entre as pessoas que passam a viver fora de sua cidade. Considerando as palavras homesickness, family e comfort, o depoimento da estudante Lara Wyatt ressalta

Alternativas
Q1401734 Inglês

Avoiding Aggressive Driving

The amount of aggressive driving is increasing on our roads. Some of the signs of an aggressive driver include a person who changes lanes abruptly to pass a slower driver, a driver who tailgates in an attempt to get another driver to speed up, and a driver who curses at other drivers. They put themselves and others at risk on the roads. A variety of studies have revealed certain traits common in aggressive drivers. If a person is ever pursued by an aggressive driver, he or she should ask someone in the car to call 911 or drive to a nearby police station. […] Finally, people who engage in aggressive driving behaviors take the chance of injuring or killing themselves and other drivers.

ROBERTSON, M. Disponível em: www.lelandwest.com. Acesso em: 14 set. 2013 (adaptado).


A violência no trânsito é um dos grandes problemas da sociedade contemporânea. O número de motoristas agressivos tem crescido cada vez mais nas estradas. Segundo o texto, um dos sinais comuns de agressividade é

Alternativas
Q1401735 Espanhol

TEXTO I

Ellos de cosa que tengan, pidiéndosela, jamás dicen que no y muestran tanto amor que darían los corazones, y quier sea cosa de valor, quier sea de poco precio, luego por cualquier cosica de cualquier manera que sea que se les dé por ello sean contentos.

Trecho da carta escrita por Cristóvão Colombo a Luís de Santágel, em 1493.

In: SERNA, M. Crónicas de Indias. Madrid: Cátedra, 2007.


TEXTO II


Imagem associada para resolução da questão

H - CATALÁN. Disponível em: www.cosas-que-pasan.com. Acesso em: 10 set. 2013.


Ao comparar a charge ao fragmento da carta escrita por Colombo no retorno de sua primeira viagem à América, verifica-se que há, entre os dois textos,

Alternativas
Q1401736 Português

O tempo voa e as atividades são muitas. A vida moderna impõe um cotidiano apressado e desregrado que interfere no modo de viver das pessoas. A falta de tempo não deixa espaço para uma alimentação saudável. As brincadeiras de rua e as atividades físicas cederam lugar para a televisão, para o videogame ou para o computador. Nas últimas décadas, esses hábitos sedentários geraram muitos problemas de saúde associados à má alimentação e ao estresse, como a depressão, o diabetes, a hipertensão, entre outras doenças. Por sua vez, a indústria farmacêutica segue desenvolvendo novos medicamentos para tratar doenças que poderiam ter sido evitadas simplesmente adotando modos de vida mais saudáveis.

ANVISA. A informação é o melhor remédio. Brasília: Anvisa, 2008 (adaptado).


O texto ressalta a necessidade de combate ao sedentarismo através do(a)

Alternativas
Q1401737 Português

Imagem associada para resolução da questão

Instituto Inhotim. Disponível em: www.ebc.com.br. Acesso em: 20 ago. 2015.


O Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), é um museu a céu aberto, que convida o espectador à experiência de fruição por meio do(a)

Alternativas
Q1401738 Português

Educação e esporte: poderosas ferramentas de inclusão social

As práticas esportivas como metas dos projetos sociais têm se constituído como método para o desenvolvimento da cidadania e vêm dando certo em todo o país. Afinal, não é de hoje que se escuta falar de crianças e adolescentes que mudam suas vidas e tornam-se verdadeiramente cidadãos de “bem” após participar de projetos sociais. Os efeitos são sentidos no dia a dia, com crianças e adolescentes mais concentrados nas aulas, disciplinados e, principalmente, fora das ruas. O esporte aliado à educação é uma poderosa arma na área da proteção social e no resgate de crianças e jovens em situação de risco.

Disponível em: http://elo.com.br. Acesso em: 9 set. 2013 (adaptado).


No texto, observa-se o valor da dimensão social do esporte, cuja importância maior é

Alternativas
Q1401739 Português

TEXTO I


Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: www2.recife.pe.gov.br. Acesso em: 16 ago. 2015.


TEXTO II

“O melhor instrumento é o corpo, o resto é consequência disso”. Foi assim que o músico Naná Vasconcelos, um dos maiores percussionistas do mundo, começou sua oficina de iniciação em percussão na comunidade quilombola de Marinhos, distrito de Brumadinho. Durante a tarde, crianças e jovens do projeto desenvolvido pelo Inhotim puderam conversar com o artista e descobrir novas formas de fazer música.

VASCONCELOS, N. Naná Vasconcelos em Brumadinho. Disponível em: www.inhotim.org.br. Acesso em: 5 jul. 2015 (adaptado).


O artista pernambucano Naná Vasconcelos utilizou a arte para fortalecer a musicalidade afro-brasileira na comunidade de Brumadinho (MG). Essa ação preserva um patrimônio artístico, por privilegiar o contato entre o participante da oficina e

Alternativas
Q1401740 Português

XIII

Certas palavras têm ardimentos; outras, não.

A palavra jacaré fere a voz.

É como descer arranhando pelas escarpas de um

serrote.

É nome com verdasco de lodo no couro.

Além disso é agríope (que tem olho medonho).

Já a palavra garça tem para nós um

sombreamento de silêncios...

E o azul seleciona ela!

BARROS, M. Concerto a céu aberto para solo de pássaros. Rio de Janeiro: Record, 1998.


O texto exemplifica a linguagem particular da poesia de Manoel de Barros, aqui centrada na

Alternativas
Q1401741 Português

Código Nacional de Trânsito

não ultrapasse

quando a faixa for contínua

não ultraje a pátria

quando a farsa for contínua

não vire a página

quando a farsa for contínua

não pule a pauta

quando a farsa for contínua

não mude a prática

quando a farsa for contínua

ÁVILA, A. Discurso da difamação do poeta. São Paulo: Summus, 1978.


No poema, publicado na década de 1970, as expressões do código de trânsito metaforizam o(a)

Alternativas
Q1401742 Português

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: www.cejam.org.br. Acesso em: 30 ago. 2015.


A Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras é um recurso multissensorial desenvolvido pelo Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE) da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Nela, a pessoa com deficiência encontra uma possibilidade autônoma de

Alternativas
Q1401743 Português

Ou isto ou aquilo

O dono da usina, entrevistado, explicou ao repórter que a situação é grave. Há excedente de leite no país, e o consumo não dá pra absorver a produção intensiva:

— Uma calamidade. Imagine o senhor que o jornal aqui do município reclama contra a poluição do rio, que está coberto por uma camada alvacenta. Não é nenhum corpo estranho não, é leite. Estão jogando leite no rio porque não têm mais onde jogar. Os bueiros estão entupidos. A população, como o senhor deve saber, é insuficiente para beber toda essa leitalhada ou comê-la em forma de queijo, requeijão, manteiga e coisinhas.

— Insuficiente? Parece que a produção de crianças ainda é maior que a produção de leite.

— Numericamente sim, mas não têm capacidade econômica para beber leite. Têm apenas boca, entende? Então nada feito. Se falta dinheiro aos pais dos garotos para adquirir o produto, ainda bem que se joga leite fora, em vez de jogar os garotos.

ANDRADE, C. D. O sorvete e outras histórias. São Paulo: Ática, 1994.


Explorando o recurso do diálogo no discurso ficcional, a narrativa remete a um significado que

Alternativas
Q1401744 Português

Imagem associada para resolução da questão

WATTERSON, B. Calvin e Haroldo. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 5 ago. 2015.


A expressão “isso”, que aparece no segundo e no quarto quadrinhos, refere-se, respectivamente, às seguintes ideias:

Alternativas
Q1401745 Português

Que importa que uns falem mole descansado

Que os cariocas arranhem os erres na garganta

Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais

Que tem se os quinhentos réis meridional

Vira cinco tostões do Rio pro Norte?

Juntos formamos este assombro de misérias e grandezas,

Brasil, nome de vegetal!

ANDRADE, M. Poesias completas. São Paulo: Martins Fontes, 1980.


O poema de Mário de Andrade apresenta características do falar de algumas regiões, posicionando-se criticamente ao enfatizar que

Alternativas
Q1401746 Português

Imagem associada para resolução da questão

ARIONAURO. Disponível em: http://humortadela.bol.uol.com.br. Acesso em: 31 jul. 2014.


A charge tem o objetivo de criticar algum acontecimento atual. Ao empregar recursos verbais e não verbais, o texto alerta o leitor para o(a)

Alternativas
Q1401747 Português

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

ALVES, R. Gaiolas ou asas. A arte do voo ou a busca da alegria de aprender. Porto: Edições Asa, 2004.


No texto, há uma voz que relaciona referências concretas a outras de sentido figurado para difundir seu pensamento, recorrendo à

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: B
5: D
6: C
7: C
8: D
9: A
10: A
11: C
12: C
13: A
14: B
15: A
16: B
17: A
18: D
19: D
20: B