Questões de Vestibular ENCCEJA 2019 para Exame - Linguagens e Ciências Humanas, Ensino Médio

Foram encontradas 13 questões

Q1401638 Conhecimentos Gerais

    O desenvolvimento dos direitos do homem passou por três fases: 1) os direitos de liberdade, isto é, direitos que tendem a limitar o poder do Estado e a reservar para o indivíduo uma esfera de liberdade em relação ao Estado; 2) os direitos políticos, que tiveram como consequência a participação cada vez mais ampla, generalizada e frequente no poder político; 3) os direitos sociais, com novas exigências e novos valores, como os do bem-estar e da igualdade não apenas formal.

BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 (adaptado).

O processo de evolução dos direitos descritos caracteriza-se como:
Alternativas
Q1401639 Conhecimentos Gerais

    As transformações geradas pelas descobertas tecnológicas das últimas décadas estão na base das mudanças que ocorrem no mundo hoje. A descoberta da informática e, sobretudo, os avanços extremamente rápidos que se seguiram nessa área, a partir da década de 1970, foram tão significativos para a humanidade que se decidiu igualar sua importância à da descoberta da máquina a vapor ou do tear mecânico e da divisão do trabalho, chamando-os de Terceira Revolução Industrial.

FERREIRA, J. S. W. Os contrastes da mundialização: a economia como instrumento de poder em um sistema internacional excludente. Disponível em: www.usp.br. Acesso em: 4 set. 2014.

No mundo contemporâneo, uma consequência socioeconômica do processo descrito é a
Alternativas
Q1401640 Conhecimentos Gerais


O bumba meu boi do Maranhão é uma celebração múltipla que congrega diversos bens associados, como as performances dramáticas, musicais e coreográficas associadas aos bordados do boi e à confecção de instrumentos musicais artesanais, entre outros.

Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 12 set. 2013 (adaptado).

Quanto ao festejo apresentado, sua identificação como patrimônio brasileiro diz respeito à valorização da
Alternativas
Q1401641 Conhecimentos Gerais
Se considerarmos valores culturais relacionados à melhoria da qualidade de vida nas cidades, veremos que o logotipo na Figura 1 e o anúncio na Figura 2 apresentam diferentes pontos de vista, pois, ao
Alternativas
Q1401642 Conhecimentos Gerais

    Temos um grande desafio: construir uma sociedade igualitária em termos raciais, em que o preconceito não opere em nenhum nível das relações intersubjetivas. E, nessa tarefa, precisamos nos orientar por uma ética da responsabilidade, que considere as consequências das ações propostas.

FAZZI, R. C. O drama racial de crianças brasileiras: socialização entre pares e preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

Quanto ao desafio apontado no texto, uma de suas origens é a
Alternativas
Q1401647 Conhecimentos Gerais

As ligas camponesas

    Foi na estreita faixa litorânea, especialmente na Zona da Mata sul-pernambucana, onde se travaram as lutas mais duras entre o movimento camponês e os grandes proprietários de terra. Na verdade, a face desse Nordeste dividido pelos conflitos sociais só se revelou na medida em que ocorreu uma profunda mudança no interior do sistema canavieiro, tendo como base a expulsão dos camponeses da terra.

AZEVEDO, F. A. As ligas camponesas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982 (adaptado).

Em relação à República brasileira das décadas de 1950 e 1960, o texto destaca a relação entre luta social e
Alternativas
Q1401649 Conhecimentos Gerais

    Após oito anos de vigência da Lei n. 11 340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, é possível detectar o crescimento da intolerância com qualquer tipo de violência, aliada à sensação de maior segurança proporcionada pela existência do instrumento legal.

Disponível em: www12.senado.gov.br. Acesso em: 9 ago. 2014.

A aplicação da lei descrita no texto significa um avanço na garantia de direitos, uma vez que
Alternativas
Q1401651 Conhecimentos Gerais

    Em todo o mundo, as pessoas são mais afirmativas para exigir respeito pela sua identidade cultural. Muitas vezes, o que exigem é justiça social e mais voz política. Mas não é tudo. Também exigem reconhecimento e respeito. E importam-se em saber se eles e os filhos viverão em uma sociedade diversificada ou numa sociedade em que se espera que todas as pessoas se conformem com uma única cultura dominante.

PNUD. Relatório do desenvolvimento humano: liberdade cultural num mundo diversificado. Lisboa: Mensagem, 2004 (adaptado).

A tendência mencionada no texto contribui para fundamentar políticas públicas que
Alternativas
Q1401652 Conhecimentos Gerais

    O avanço das empresas e a expansão do capital sobre a Amazônia atingem principalmente as populações indígenas. A destruição da floresta implica a destruição da cultura indígena, isto é, do próprio indígena. A relação do índio com seu território é uma relação vital. Sua cultura milenar está diretamente associada e dependente de tudo aquilo que compõe seu território: o clima, as plantas, os animais, os minerais, os rios. Introduzir modificações neste território é o mesmo que destruir sua cultura, fazer com que o índio desapareça com a própria floresta.

MARTINS, J. S. O poder do atraso: ensaios de sociologia da história lenta. São Paulo: Hucitec, 1994 (adaptado).

A destruição das florestas e a presença de não indígenas em seus territórios têm contribuído historicamente para sérias modificações no modo de vida dessas populações, devido ao(à)
Alternativas
Q1401653 Conhecimentos Gerais

    Na agricultura, as máquinas, os insumos e as novas técnicas de produção elevam a produtividade do trabalho, permitindo que um número cada vez menor de pessoas produzam a mesma (ou maior) quantidade de mercadorias.

NUNES, S. P. O desenvolvimento da agricultura brasileira e mundial e a ideia de desenvolvimento rural. Disponível em: www.deser.org.br. Acesso em: 24 ago. 2013.

A utilização desses recursos tecnológicos na atividade descrita tem como uma de suas consequências a redução do(a)
Alternativas
Q1401654 Conhecimentos Gerais

    A violência não é fato inédito em nossa cinematografia. Na fase silenciosa de nosso cinema, crimes e criminosos famosos foram retratados nas telas brasileiras em realizações como: Os estranguladores do Rio (1906), Rocca, Carleto e Pegatto na casa de detenção (1906), A mala sinistra (1908), O crime da mala (1908), O crime da Paula Matos (1913), O crime de Banhados (1913), Dioguinho (1916), O crime de Cravinhos (1920).

RAMOS, P. R. A imagem, o som e a fúria: a representação da violência no documentário brasileiro. Estud. Av., n. 61, set./dez. 2007.

A temática da produção cinematográfica mencionada está relacionada a transformações ocorridas no Brasil na época, entre elas o(a)
Alternativas
Q1401655 Conhecimentos Gerais

CAO. Jornal de Santa Catarina, 24 ago. 2009 (adaptado).

Considerando a primeira imagem, qual dentre as seguintes apresenta a mesma problemática social das grandes cidades?
Alternativas
Q1401661 Conhecimentos Gerais

Elixir do mundo moderno


    A fruta vermelha que nasce da flor branca do pé de café foi descoberta por volta do ano 525 no interior da Etiópia. Os etíopes se alimentavam de sua polpa doce, por vezes macerada, ou misturada em banha, para refeição. O café da Etiópia atravessou o Mar Vermelho e foi levado para a Península Arábica, onde era consumido como bebida após a torrefação. Impregnado na cultura do mundo islâmico, o café foi incluído até mesmo na legislação turca, segundo a qual as esposas podiam pedir divórcio caso os maridos não provessem a casa com uma cota de café. Porém, o uso excessivo do café, libertador de emoções, levou o governador de Meca a proibi-lo em casas públicas e mosteiros em 1511.

MARTINS, A. L. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 57, jun. 2010.

A história do fruto mencionado o apresenta como uma iguaria
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C
5: C
6: D
7: B
8: D
9: A
10: A
11: D
12: B
13: B