Questões de Vestibular UFPEL 2019 para Vestibular - Terceira Etapa
Foram encontradas 5 questões
Historia Global – Brasil e Geral. Volume único. COTRIM, Gilberto. São Paulo: Saraiva. 2002
Alguns acontecimentos marcaram a política internacional de maneira agressiva desses países. Analise as afirmativas:
I) Japão e a invasão da Manchúria; a Itália invadindo a Etiópia e Albânia. Alemanha em expansão pela Renânia, Áustria, Tchecoslováquia e Polônia. II) Alemanha em expansão pela Sérvia; Itália invadindo territórios do Sudão e Japão em ataque surpresa a base de Pearl Harbor. III) Itália anexando territórios da Sérvia; Alemanha invadindo territórios da Polônia e Japão disputando território da Manchúria na China.
Está(ão) correta(s).
Fonte: Israel Jerusalem Adolf Eichmann Prozess Anhörung (picture-alliance dpa) Em 1960, em Buenos Aires capital da Argentina, uma equipe do MOSSAD, a polícia de inteligência de Israel, capturou um oficial nazista responsável pela logística dos trens que levavam os judeus para os campos de concentração. Este homem era Adolf Eichmann, o responsável pela “Solução Final” da questão judaica. Ele vivia com uma identidade falsa na América do Sul e, foi levado secretamente – pois havia sido sequestrado pelos agentes de Israel, sem conhecimento do governo da Argentina – para Jerusalém, onde foi julgado por ter cometido crimes contra a humanidade. (FRATTINI, Eric. Mossad os carrascos do kidon: a história do grupo de operações especiais de Israel. 1ªed. São Paulo: Seoman, 2014.)
Ao acompanhar o julgamento de Eichmann, a filósofa Hannah Arendt notou que o réu demonstrava ser um funcionário público obediente, de inteligência média, amável com seus vizinhos e muito dedicado ao trabalho. Em seu depoimento, Adolf, afirmou que apenas cumpriu o seu dever como servidor do Reich alemão. A partir desse julgamento, Hannah Arendt escreveu o livro “Eichmann em Jerusalém”, e criou o conceito de Banalidade do Mal. ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém. Um relato sobre a banalidade do mal.16ª reimpressão. São Paulo: Cia. Das Letras, 1999
Sobre o crime pelo qual Adolf Eichmann foi condenado, conhecido como a Solução Final, é correto afirmar que foi:
A letra da canção acima manifestou:
Os princípios defendidos por esses grupos provocaram a morte de milhões de pessoas no pós-guerra. O fragmento faz referência a:
O advogado e filósofo da educação Anísio Teixeira| Foto: FGVCPDOC
Naquele ano o educador concorria a uma vaga na Academia Brasileira de Letras (ABL) quando desapareceu, e logo em seguida, sua família foi informada pelos militares, que ele se encontrava detido para prestar depoimento. Dois dias depois seu corpo foi encontrado no fosso do elevador do prédio do acadêmico Aurélio Buarque de Holanda, a quem teria visitado na sua campanha para o ingresso na ABL.
Fontes: Ata da sessão do dia 16 de março de 1971, da Assembléia Legislativa do RS, on line no sitio da ALERGS; AZEVEDO, Gislaine.História: passado e presente. 1ªed São Paulo: Ática, 2016. P.191.
O fato narrado no texto acima aconteceu durante o período de vigência da Ditadura Civilmilitar no Brasil (1964-1984). Sobre esse momento histórico do país, é correto afirmar que: