Questões de Vestibular MEC 2022 para Administração Pública

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração Pública |
Q2179127 Gestão de Pessoas
Suponha que uma administradora pública tenha assumido a coordenação de uma equipe na Secretaria de Serviços Públicos de seu município. A equipe foi composta por trinta técnicos, que deveriam executar diferentes serviços públicos, tais como troca de lâmpadas em vias públicas, reparos em praças. Na equipe houve conflitos relacionados tanto aos serviços que deveriam ser executados quanto à definição da escala de férias.
Sobre a resolução de conflitos no contexto mencionado, avalie as afirmações a seguir.
I. A gestora poderia adotar a estratégia do Evitamento, em que se propõe reconhecer que o conflito existe, porém ele é suprimido ou ignorado, o que exigiria que a gestora conduzisse a equipe a uma mesa de negociação e estimulasse alguns indivíduos a abrirem mão de suas reinvindicações em favor dos que solicitavam escala de férias com outra composição.
II. A gestora poderia adotar a técnica do Compromisso, propondo que não houvesse vencedores nem vencidos, mas, sim, a disposição para uma solução que atendesse parcialmente aos interesses dos integrantes da equipe, o que exigiria que a gestora auxiliasse as partes a cederem em alguns aspectos, para que o conflito fosse solucionado.
III. A gestora poderia adotar a estratégia da Colaboração, propondo que uma das partes sacrificasse seus interesses em favor dos interesses contrários, visando ao fortalecimento do relacionamento entre os participantes do grupo, o que exigiria que a gestora desconsiderasse as reivindicações das pessoas que discordavam da escala de férias proposta, mantendo, assim, o conflito sob controle.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: INEP Órgão: MEC Prova: INEP - 2022 - MEC - Administração Pública |
Q2179136 Gestão de Pessoas
Um Centro de Serviços Compartilhados(CSC) é a concentração de certas atividades, com destaque para os serviços de suporte de uma organização. A implementação de um CSC envolve algumas dificuldades até a sua estabilização, não sendo as maiores as de ordem técnica, mas, sim, as relacionadas à transposição de barreiras culturais. A gestão da mudança é, portanto, crucial para a implementação de um CSC, pois auxilia o entendimento, pelos envolvidos, dos objetivos e ganhos desse modelo de centralização. Alguns gestores resistem à criação de um CSC. Eles entendem que essa estratégia diminui seu poder, por considerarem que terão um número menor de subordinados, além de menor autonomia das unidades de negócio.
SAAVEDRA, V. Centro de serviços compartilhados: melhores práticas. Rio de Janeiro: Interciência, 2014 (adaptado).
Com base nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em uma organização pública, dados os seus processos e suas ferramentas, o modelo de CSC pode ser facilmente implementado, desde que superadas as barreiras culturais.
PORQUE
II. Um CSC é um modelo de concentração de hierarquia e de poder decisório.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E