Questões de Vestibular PUC-GO 2010 para Vestibular, Prova 01

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2010 Banca: PUC - GO Órgão: PUC-GO Prova: PUC - GO - 2010 - PUC-GO - Vestibular - Prova 01 |
Q1263787 Física
“Hernandez explicou ao seu cliente que a córnea era uma camada externa transparente através da qual a luz penetrava no olho...”. Quando a luz propaga em um determinado meio e encontra a superfície de um outro meio transparente, parte dela pode ser transmitida e parte refletida. O coeficiente de reflexão da intensidade luminosa R é a razão entre a intensidade da onda luminosa refletida e incidente e pode ser expressa, através dos índices de refração, por Imagem associada para resolução da questão em que n1 e n2 são os índices de refração do primeiro e segundo meios, respectivamente. A luz proveniente do ar, antes de atingir a retina, atravessa algumas partes transparentes do olho, na seguinte sequência: córnea → humor aquoso → cristalino → humor vítreo. O índice de refração da córnea é de aproximadamente 1,37 e do humor aquoso de 1,33. Sendo o índice de refração do ar igual a 1,00, pode-se afirmar corretamente:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: PUC - GO Órgão: PUC-GO Prova: PUC - GO - 2010 - PUC-GO - Vestibular - Prova 01 |
Q1263788 Física
TEXTO 02

Ao chegar ao Rio, de Corumbá, Fuentes hospedou-se no Hotel Bragança, na avenida Mem de Sá. Um hotel cheio de turistas argentinos falando portunhol. [...] Na lista telefônica Fuentes escolheu um oftalmologista de nome espanhol, Pablo Hernandez. O dr. Hernandez descendia de uruguaios e, para desapontamento de Fuentes, não falava espanhol. Em seu bem montado consultório, na avenida Graça Aranha, na Esplanada do Castelo, examinou Fuentes cuidadosamente. O cristalino, a íris, a conjuntiva, o nervo ótico, os músculos, artérias e veias do aparelho ocular estavam perfeitos. A córnea, porém, fora atingida. Didaticamente Hernandez explicou ao seu cliente que a córnea era uma camada externa transparente através da qual a luz – e com a luz, a cor, a forma, o movimento das coisas – penetrava no olho.
Córnea – moça, 24ª , vende. Tel. 185-3944. O anúncio no O Dia foi lido por Fuentes. Ele ligou de seu quarto, no Hotel Bragança. Atendeu uma mulher...[...] Ela disse que ele podia pegar um ônibus no largo de São Francisco. “É para você?”, perguntou a mulher quando Fuentes lhe falou que era a pessoa que havia telefonado. [...] “Sim, é para mim.” A mulher não ter percebido a cicatriz no seu olho esquerdo deixou Fuentes satisfeito. [...] “Dez milhas”, disse a mulher impaciente. “E não é caro. O preço de um carro pequeno. Minha filha é muito moça, nunca teve doença, dentes bons, ouvidos ótimos. Olhos maravilhosos.”

(FONSECA, Rubem. A Grande Arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 137-139.)


No texto 02 a velocidade das águas do rio Corumbá é de 3 m/s. Um ciclista, pedalando às margens do rio com uma velocidade constante de 6 km/h, avista uma folha de uma árvore na superfície do rio alinhada à sua bicicleta. Após transcorridos 5 minutos, pode-se afirmar (assinale a alternativa correta)
Alternativas
Ano: 2010 Banca: PUC - GO Órgão: PUC-GO Prova: PUC - GO - 2010 - PUC-GO - Vestibular - Prova 01 |
Q1263808 Física
TEXTO 05

      Fecho os olhos com insistência e tento resgatar a veracidade daqueles momentos. Tudo insólito, orvalho matutino, insolitíssimo.
     Na infância, corríamos quintal adentro. Subíamos nas grimpas das árvores e lá brincávamos de morar. Ela sempre no andar de baixo; eu, nas alturas. [...] O mundo dali era pequeno e ao mesmo tempo enorme. Eu e o mundo. Um no dentro do outro. Um além do outro. Tão longe e tão junto. [...] Ficava, eu, horas e horas, assim, balançando nas grimpas. Esquecia do tempo. Às vezes, brincávamos de impulsionar forte o galho, no ritmo do balanço até que lançássemos o nosso corpo da copa de uma árvore aos galhos de outras árvores próximas, feito pássaros: voando de galho em galho, de árvore em árvore, transpondo os limites do vazio e do céu.

(RODRIGUES, Maria Aparecida. A Transfiguração de Lúcia In:. _______ . Cinzas da paixão e outras estórias. Goiânia: Ed. da UCG, 2007. p. 19.)
No texto 05 a narradora faz referência a subidas em árvores, de onde podia observar o mundo. Analise os itens abaixo e, depois, marque a alternativa correta. (Utilize g = 10m/s2 ).    

 I-Considere uma árvore de 20 metros de altura e que podemos subir até alcançar essa altura. Nesta altura abandonamos um objeto de massa igual a 500 g. O objeto levará 2,0 segundos para atingir o solo.   
II-A energia potencial do sistema objeto-Terra a 20 metros de altura é igual a 100 J e a energia cinética quando tocar o solo é igual a 100 J. Despreze a resistência do ar.
III-Na metade do caminho de queda do objeto, sua velocidade é igual à metade da velocidade com que ele toca o solo.

A alternativa que contém apenas proposições corretas é:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: PUC - GO Órgão: PUC-GO Prova: PUC - GO - 2010 - PUC-GO - Vestibular - Prova 01 |
Q1263828 Física
No texto 09, temos uma ilustração mostrando o Planeta Terra superaquecido, indicando o aquecimento global. Analise os itens abaixo e depois assinale a alternativa correta.
  I  -  Considere a temperatura do núcleo da Terra igual a 7.000 ºC e a temperatura na superfície igual a 37 ºC. Em uma região cuja área é de 8.500.000 km2 e em que a espessura do núcleo até a superfície da Terra seja 3.000 km, podemos afirmar que a taxa de condução de calor que atravessa essa área é de, aproximadamente, 7,5x1012 J/s, adotando a condutividade térmica média da Terra igual a 380 J/smk.
II-A quantidade de calor que um iceberg, cuja massa é de 700 milhões de quilos e cuja temperatura é de -10 ºC, deve absorver para se transformar totalmente em água a 0 ºC é igual a, aproximadamente, 2,5x1014 J. Para esse cálculo, foram utilizados os seguintes dados: calor específico do gelo igual a 2220 J/kg.K; calor latente de fusão do gelo igual a 333 kJ/kg.

III-Em processos adiabáticos, a quantidade de calor cedida/removida de um sistema é igual a zero, ao passo que, em um processo isovolumétrico, ela é igual à variação de trabalho que o processo sofreu.


Assinale a alternativa que contém apenas proposições corretas:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: PUC - GO Órgão: PUC-GO Prova: PUC - GO - 2010 - PUC-GO - Vestibular - Prova 01 |
Q1263829 Física
Um corpo astronômico instável, de forma esférica com um raio R e uma densidade de massa uniforme e constante, possui um campo gravitacional g em sua superfície. Devido à sua instabilidade, ele perde massa superficial de maneira que o seu raio passa a ser αR (com α < 1). Podemos, então, afirmar que o novo valor do campo gravitacional g’ em sua superfície será (assinale a alternativa correta):
Alternativas
Ano: 2010 Banca: PUC - GO Órgão: PUC-GO Prova: PUC - GO - 2010 - PUC-GO - Vestibular - Prova 01 |
Q1263830 Física
Uma alternativa aos combustíveis fósseis são as células solares. Uma célula solar com uma área de 4,0 cm2 e uma resistência interna de 1,0 kΩ gera uma diferença de potencial de 0,2 volts, quando ligada a um resistor externo de 100 Ω. Se a taxa por unidade de área em que a célula solar recebe energia luminosa é 2,5x10-3 W/cm2 , a eficiência da célula para converter energia luminosa em energia térmica no resistor externo é (assinale a alternativa correta):
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: D
5: C
6: C