Questões de Vestibular PUC - PR 2014 para Vestibular

Foram encontradas 8 questões

Ano: 2014 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - RJ Prova: PUC-PR - 2014 - PUC - PR - Vestibular |
Q537039 Biologia
Sobre a divisão celular, considerando a prófase I da Meiose I, é CORRETO dizer que:
Alternativas
Ano: 2014 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - RJ Prova: PUC-PR - 2014 - PUC - PR - Vestibular |
Q537040 Biologia
Muito desenvolvido nos recém-nascidos, este órgão cujas células são, principalmente, os linfócitos-T começa a atrofiar gradualmente após a puberdade. Qual é este órgão?
Alternativas
Ano: 2014 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - RJ Prova: PUC-PR - 2014 - PUC - PR - Vestibular |
Q537041 Biologia
Em algumas plantas de interior, como a famosa “comigo-ninguém-pode”, após uma rega intensa, podemos observar que suas folhas “choram”, ou seja, começam a gotejar, o que comumente é uma explicação de “mau-olhado”. Um bom observador, entretanto, saberia que esse fenômeno está relacionado a uma estrutura da folha que elimina o excesso de água que a planta absorveu. Essa estrutura é o(a):
Alternativas
Ano: 2014 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - RJ Prova: PUC-PR - 2014 - PUC - PR - Vestibular |
Q537042 Biologia
Além de apanhar e sair das lutas com muitos hematomas, os atletas que praticam MMA (Mixed Martial Arts) exibem certa particularidade estética que, muitas vezes, impressiona quem não está acostumado com o esporte: as orelhas deformadas. De acordo com os especialistas, o trauma contínuo das lutas faz com que as orelhas fiquem dessa forma. Dentro do vocabulário médico, o problema também é conhecido como “pericondrite".
O cirurgião plástico Alexandre Barbosa, da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo, afirma que isso ocorre porque com os atritos e esmagamentos constantes sofridos nas orelhas durante treinos e lutas, contra o chão, o braço do adversário, e outros, aparecem hematomas entre a cartilagem e o pericôndrio, tecido que fica entre a pele e a cartilagem e que é responsável pela nutrição da região. “É comum a inflamação naquele espaço em função do trauma. A falta de suprimento sanguíneo pode conduzir a uma necrose que resulta em reação fibrosa severa, ou seja, uma 'nova' cartilagem é construída para preencher aquele espaço lesionado. Cada vez que ocorre a inflamação, um pouco de cartilagem se forma. Assim, esse aspecto se torna inevitável", explica.

Adaptado de: <http://saude.terra.com.br/doencas-e-tratamentos/entenda-por-que-orelhas-dos-lutadores -ficam-deformadas, 7eef6dd57f167310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html>. .Acesso em: 20.09.2014.

                    
No texto, o termo pericondrite diz respeito a uma inflamação no pericôndrio. Que tecido forma o pericôndrio?
Alternativas
Ano: 2014 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - RJ Prova: PUC-PR - 2014 - PUC - PR - Vestibular |
Q537043 Biologia
Faz parte do senso comum o conhecimento de que cenoura faz bem para a visão. No entanto, a revista Scientific American publicou uma notícia intitulada “Cenouras ajudam a enxergar melhor? Não, mas o chocolate sim!”. Leia o trecho abaixo:

“(...) fui questionada inúmeras vezes por pacientes se cenouras realmente podem melhorar a visão. Acho que alguns olham para as cenouras pensando ser a grande cura mágica para seu problema refrativo. Querem eliminar a necessidade de usar óculos comendo cenouras encantadas. Quando, na verdade, a cenoura faz parte da nutrição necessária para manter olhos saudáveis e ajudar a retardar a progressão de determinadas doenças como catarata e degeneração macular. No entanto, estudos recentes têm demonstrado que o que você come pode, temporariamente, aumentar a nitidez da sua visão e até mesmo melhorar a cognição.

(...) Os pesquisadores perceberam uma melhora na performance visual e cognitiva dos indivíduos que consumiram chocolate amargo. Os indivíduos que consumiram chocolate branco não tiveram um aumento real em seus testes de desempenho. Isso sugere que em menos de duas horas os flavonoides do cacau podem melhorar temporariamente certos aspectos da visão e cognição. Pesquisadores acreditam os flavonoides do cacau aumentam o fluxo sanguíneo dos olhos e cérebro e que é isso que leva a um melhor funcionamento dessas estruturas.”

Adaptado de:
<http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/cenouras_ajudam_a_enxergar_melhor__nao_mas_o_chocolate_sim_.html>. Acesso em: 20/09/2014.


Segundo o texto, a cenoura atua apenas na nutrição necessária para manutenção do olho, não tendo efeito nos problemas refrativos. Ainda assim, seu consumo é importante, pois ela possui uma vitamina que é matéria-prima para produção da rodopsina, proteína encontrada no epitélio pigmentar da retina.
Assinale a alternativa que mostra CORRETAMENTE essa vitamina.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - RJ Prova: PUC-PR - 2014 - PUC - PR - Vestibular |
Q537044 Biologia
Leia o texto abaixo publicado na revista Veja:

 

Uma homenagem à série de livros Harry Potter, escrita pela britânica J. K. Rowling, foi feita no mundo animal. Visitantes do Museu de História Natural de Berlim, na Alemanha, escolheram em votação o nome Ampulex dementor para uma espécie de vespa recém-descoberta. A escolha do nome foi divulgada em um artigo publicado no periódico Plos One.   

O nome faz referência aos "dementadores", guardas de uma prisão de alta segurança, temidos por serem capazes de sugar a alma de suas vítimas com um "beijo". O motivo da comparação é o modo como as vespas atacam suas presas: elas injetam na cabeça de outros insetos substâncias que as transformam em "zumbis", para então levá-las ao seu ninho, onde serão devoradas. Na descrição de J. K. Rowling, uma pessoa que tem a alma sugada pelos dementadores se torna uma "concha vazia", em "estado vegetativo permanente".

Disponível em: < http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/vespa-e-batizada- em-homenagem-a-serie-harry-potter>. Acesso em: 28/08/2014.

Considerando o termo Ampulex dementor e os seus conhecimentos sobre regras básicas de classificação e nomenclatura, responda:

I. Ampulex é o nome do gênero desse organismo e dementor seria o nome da espécie.
II. A nomenclatura utilizada pela revista está grafada de forma incorreta, pois o binômio deveria estar destacado.
III. A vespa-joia (Ampulex compressa) é do mesmo gênero do animal recém-descoberto, mas não é necessáriamente da mesma família.
IV. Um dos motivos utilizados para classificá-la nesse grupo pode ter sido a presença de cefalotórax e abdômen.


Alternativas
Ano: 2014 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - RJ Prova: PUC-PR - 2014 - PUC - PR - Vestibular |
Q537045 Biologia
A amiotrofia muscular espinhal (AME) é uma doença incurável que compromete uma região da medula denominada corno anterior. Nessa região, há neurônios que ligam músculos ao sistema nervoso central. Os portadores dessa doença perdem os movimentos do pescoço para baixo, afetando também músculos respiratórios. O infográfico abaixo foi publicado no jornal Folha de São Paulo e fala sobre os componetes genéticos de um dos tipos de AME:

                    

Adaptado de: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saudeciencia/185373-tratamento-permite-que-bebe-com-sindrome-genetica-comece-a-falar.shtml>. Acesso em: 14/09/2014.
Com base no infográfico e em seus conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: PUC-PR Órgão: PUC - RJ Prova: PUC-PR - 2014 - PUC - PR - Vestibular |
Q537046 Biologia
Leia o trecho do texto abaixo publicado na revista Veja:

“(...) Casos extremos de excesso de atividade física são diagnosticados como vigorexia, um transtorno psíquico irmão da anorexia, em que a pessoa nunca se satisfaz com o tamanho de seus músculos. Não há, no entanto, um diagnóstico preciso para as muitas situações que se encaixam entre a vigorexia e a atividade pesada, mas saudável (...)”.

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/060208/p_056.shtml>. Acesso em: 28/08/2014

A vigorexia é um problema crescente nos dias atuais. Muitas vezes, os indivíduos chegam a recorrer a esteroides e anabolizantes para terem um melhor resultado no exercício. Um exemplo de anabolizante utilizado é a somatotrofina ou somatotropina, que pode aumentar a massa muscular, mas possui muitos efeitos colaterais, como a sobrecarga cardíaca, crescimento do queixo, das cartilagens, das mãos e dos pés. 
A alternativa que mostra uma ação desse hormônio e sua glândula secretora, respectivamente, é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: E
6: D
7: E
8: A